Ir ao conteúdo

Formatação e perda de dados importantes

razmth

Posts recomendados

Postado

Fala galera. Tô com um problemão aqui. Há mais de um mês, formatei meu HD (250GB) por alguns problemas irreverssíveis com o registro do office. Enfim, fiz os backups de tudo, deixando parte das coisas (músicas) na partição que já tinha criado (aprox. 50GB).

Eis que depois da formatação tranquila, e da instalação dos primeiros programas, vejo que um DVD inteirinho, com documentos (o que não dá pra simplesmente baixar de novo), estava danificado antes mesmo da gravação. Burro, não testei na hora, antes de formatar. O mais legal é que era o backup dos documentos mais importantes que estava ali. Na pressa, não formatei.

Desde então não tenho baixado nada pra partição principal, onde esse documentos estavam. Para que não haja perdas. Mas tenho usado o PC normalmente, pra acessar a internet. Se algo foi gravado, como atualizações do W7, cookies, eu acho que não foi logo em cima dos benditos, pelo menos espero. Seria muito azar. De toda forma, ainda creio na possibilidade de recuperação de pelo menos boa parte dos dados.

Tentei usar o Stellar Phoenix Windows Data Recovery e o Get Data Back. O primeiro parece que não foi efetivo. O segundo depois da varredura, não sabia nem o que fazer, ou o que procurar. Não pareceu ter achado nada. Parei por aí.

Vi que teria que passar o HD pra outro PC, pra fazer a recuperação com segurança. Pois bem. Tentei passar pra fazer novas tentativas, com programas que eu iria baixar. Mas, sem conhecimento, resolvi parar no meio do caminho. Primeiro porque o cabo de força do HD tava entrando na caixa da fonte, com uma "parede" metálica onde entravam todos os fios num cantinho e dali não dava pra tirar nada. Imagino que teria que desmontar.

Queria saber se há outra solução.

1 - Dá pra jogar os dados recuperados pra segunda partição? Como os documentos estavam na partição principal, a gravação, na partição secundária, dos dados recuperados no HD não iria sobreescrever os dados da partição primária, iria?

2 - Quais seriam os melhores programas para tal recuperação?

3 - Apenas mandar fazer a varredura no programa pra depois salvar os arquivos desejados? Simples assim?

4 - Deveria mandar pra alguém que entenda?

5- Quanto seria esse serviço?

Desde já, agradeço.

Postado
Fala galera. Tô com um problemão aqui. Há mais de um mês, formatei meu HD (250GB) por alguns problemas irreverssíveis com o registro do office. Enfim, fiz os backups de tudo, deixando parte das coisas (músicas) na partição que já tinha criado (aprox. 50GB).

Eis que depois da formatação tranquila, e da instalação dos primeiros programas, vejo que um DVD inteirinho, com documentos (o que não dá pra simplesmente baixar de novo), estava danificado antes mesmo da gravação. Burro, não testei na hora, antes de formatar. O mais legal é que era o backup dos documentos mais importantes que estava ali. Na pressa, não formatei.

Desde então não tenho baixado nada pra partição principal, onde esse documentos estavam. Para que não haja perdas. Mas tenho usado o PC normalmente, pra acessar a internet. Se algo foi gravado, como atualizações do W7, cookies, eu acho que não foi logo em cima dos benditos, pelo menos espero. Seria muito azar. De toda forma, ainda creio na possibilidade de recuperação de pelo menos boa parte dos dados.

Tentei usar o Stellar Phoenix Windows Data Recovery e o Get Data Back. O primeiro parece que não foi efetivo. O segundo depois da varredura, não sabia nem o que fazer, ou o que procurar. Não pareceu ter achado nada. Parei por aí.

Vi que teria que passar o HD pra outro PC, pra fazer a recuperação com segurança. Pois bem. Tentei passar pra fazer novas tentativas, com programas que eu iria baixar. Mas, sem conhecimento, resolvi parar no meio do caminho. Primeiro porque o cabo de força do HD tava entrando na caixa da fonte, com uma "parede" metálica onde entravam todos os fios num cantinho e dali não dava pra tirar nada. Imagino que teria que desmontar.

Queria saber se há outra solução.

1 - Dá pra jogar os dados recuperados pra segunda partição? Como os documentos estavam na partição principal, a gravação, na partição secundária, dos dados recuperados no HD não iria sobreescrever os dados da partição primária, iria?

2 - Quais seriam os melhores programas para tal recuperação?

3 - Apenas mandar fazer a varredura no programa pra depois salvar os arquivos desejados? Simples assim?

4 - Deveria mandar pra alguém que entenda?

5- Quanto seria esse serviço?

Desde já, agradeço.

1- Se você gravou qq coisa no hd, e fez num metodo destrutivo (excluindo partição, criando partição e formatando) você reduziu em 70% a recuperação segura dos seus dados, ainda mais se for em hd IDE, se for em sata aumente para 80% de mesmo q MOSTRADOS o tree dos arquivos e pastas, não ha garantias q ele tenha sido e serão recuperados fielmente.

2- Existem varios programas para recuperação, tal como o paragon disk uneraser que é bootavel e trabalha com hds satas ate 2tb, e hds ides de 160gb, e pendrives acima de 8gb. você pode tentar ate mesmo pelo cd do hirens boot cd q é uma otima ferramenta de recuperaçao e conclusão de dados.

3- É simples assim, mas como falei é bem difícil dependendo de como você fez no seu hd o processo de recuperação porque eles podem mostrar la determinadas pastas e seus arquivos e eles vierem truncados.

4- Talvez sim, mas normalmente o preço que eu cobro para recuperaçao de dados é R$10,00 por MB recuperado. Na minha cidade bh-mg eles cobram R$20,00 por MB recuperado, talvez possa se recuperar alguma coisa, mas não garanto ja q a recuperaçao sera feita por software e os q eles usam é o mesmo do kit de recuperaçao de hds que tenho, só em casos extremos como placa logica, e contato do hd q uso uma placa logica.

5- Como falei varia de R$10,00 a R$60,00 os dados recuperados....mas cada caso é um, então dependera muito, e algumas tem tb o preço mesmo q nao seja recuperado os dados de hora técnica que é fixo R$80,00 à R$200,00 nas clinicas dos hds.

Então, tente ai antes, porque se você mesmo assim não conseguir recuperar por software e o hd estando em otimo estado é muito difícil q consigam recuperar os dados fidelidissimos seu. Em % de 500 arquivos no metodo destrutivo, uns 100/200 são perdidos, alocados como file size 0.

abs

Postado

Tipo, meu HD é SATA, eu tinha duas partições antes da formatação. Formatei apenas a primeira, e usei a segunda como um complemento do backup que fiz. Depois da formatação não foi criada nenhuma nova partição nem nada. As chances continuam boas, né?

Brigadão pela ajuda!

Poderia eu tentar recuperar os dados jogando os mesmos na segunda partição, sem perigo de perdê-los? (eles estavam na primeira partição; as duas já exisiam antes da formatação)

Postado

tive um caso parecido quando formatei meu HD de backup por engano tente usar o easeus partition manager e um pendrive/hd externo para salvar os arquivos recuperados,

dos programas gratuitos que testei esse foi o unico que conseguiu recuperar uns 90% do meus dados

Postado

Obrigado Fábio. Vou ver se compro um pen de 8GB, aí fica de boa pra recuperar. Se eu conseguir salvar 50% eu já fico feliz.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...