Ir ao conteúdo

Teste de fonte Genérica

alcindofernandes

Posts recomendados

Postado

Andei testando uma fonte velha que eu tenho em casa de 500w (nominais).

Eu calculei conforme os métodos daqui di CdH e vejam ai o resultado.:eek:

Eu queria saber se calculei certo ou errado, pois é uma fonte bem antiguinha ;)

post-800479-13884957742335_thumb.png

• Membro VIP
Postado
Andei testando uma fonte velha que eu tenho em casa de 500w (nominais).

Eu calculei conforme os métodos daqui di CdH e vejam ai o resultado.:eek:

Eu queria saber se calculei certo ou errado, pois é uma fonte bem antiguinha ;)

Esse seu cálculo matematicamente até pode estar correto, mas você tem que considerar alguns fatores ai..

Um PC moderno (com idade de menos de 10 anos pelo menos), vai demandar não mais do que uns 50 Watts das tensões auxiliares de 3,3 e 5 Volts de uma fonte. Desse modo de nada adianta sua fonte conseguir fornecer teóricos 200 Watts em 5 Volts e 82,5 Watts em 3,3 Volts... Mesmo se fosse capaz de entregar esses 283 Watts dai, seu PC somente necessitaria e pediria uns 50 Watts, no máximo..

Desse modo uma fonte antiga como essa dai, com uma distribuição de potência totalmente anômala se considerares uma config atual, vai conseguir se comportar como uma fonte de 192 Watts (sua capacidade declarada em 12 Volts) agregada daqueles 50 Watts citados das demais tensões..

Ou seja.. Se o fabricante não mentiu nas especificações ela se comportaria como uma fonte capaz de entregar úteis 242 Watts somente...

Existe uma enorme diferença entre a distribuição de potência se comparadas fontes de concepção, de projetos antigos, com aquelas de concepção atual..

Uma fonte atual, mesmo que com capacidade útil de entrega de 1.000 Watts como essa dai abaixo não disponibiliza mais do que 25 Amperes nas linhas de 3,3 e 5 Volts, mostrando a total pouca importância dessas linhas na potência da fonte, mesmo ela sendo uma fonte de 1.000 Watts. Ao contrário, nas linhas de 12 Volts ai se concentra toda a potência da fonte ( É a linha que alimenta CPU, Placas de vídeo, coolers, drivers, ou seja, de 90 a 95% da energia do PC)..

OCZ-Z1000M.jpg

Desse modo apenas matematicamente seu cálculo pode ser considerado, mas na prática, como somatório de potência útil jamais..

Sua fonte jamais conseguiria entregar todas aquelas potências por ti calculadas, ao mesmo tempo..

Abraço...

• Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...