Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema muito estranho com teclado - Sony Vaio


Guto_DM

Posts recomendados

Fala, galera.

Tenho um notebook Sony Vaio VGN-CR590NCB há dois anos e meio, e ele já me presenteou com diversas dores de cabeça. Venho desesperado pedir a ajuda de vocês com a mais nova rebeldia da máquina: um problema no teclado.

Levei em diversos 'técnicos', e todos alegaram nunca ter visto algo similar, então deposito em vocês todas as minhas esperanças.

Vamos ao problema:

Ao ligar o aparelho, ele funciona como se a tecla 'Dáblio' (e vocês já começam a identificar meu problema) estivesse pressionada, jogando nos programas que se iniciam junto do sistema uma avalanche de 'Dáblios'. Pressionar novamente a tecla não resolve, o efeito só é cancelado quando eu pressiono alguma outra tecla na proximidades da problemática. OK, mas a partir daí essa tecla não funciona mais: eu fico sem o Dáblio.

Além disso, alguns fatos curiosos. Por exemplo, o @ (shift+2) só funciona se o shift pressionado for o da esquerda, sendo que o shift da direita funciona perfeitamente com qualquer uma das outras teclas. O ponto de exclamação funciona quando dá na telha, mas bem raramente.

Não caiu nenhum líquido no teclado, ele não sofreu nenhum impacto nem nada. Eu o utilizei, deixei sobre a mesa, e quando fui utilizá-lo de novo ele estava assim. Moro sozinho, então ninguém pode ter mexido nele sem que eu tenha conhecimento.

O que pensam que pode ser? Como posso resolver? Só trocando o teclado? Ou eu me fodi muito e esse é um problema fatal na placa-mãe do notebook?

Me dêem uma luz, preciso do notebook nos meus estudos, e o teclado é uma parte importante dele.

Muito obrigado desde já(ponto de exclamação (_()

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara tem alguma forma de desabilitar o teclado do note e utilizar um teclado USB externo??? Já pensou na possibilidade de algo spyware, virus, arquivo corrompido, ou até o driver do seu notebook? Já tentou formatar? Acho que o problema mesmo é o teclado, ai eu não sei qual seria a saída, se da ou não para trocar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GuitarHome, obrigado por responder.

Um dos técnicos que olhou o notebook ligou um teclado usb nele e a teclas funcionaram normalmente, pelo que eu vi.

Acredito que não seja problemas com drivers ou com o sistema porque o dábliu também não funciona no setup. Meu raciocínio está errado?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando a lista de problemas, notei que consigo fazer o shift da direita funcionar com as teclas que tavam dando problema com ele (acabo de descobrir que o Q, o Z e o S também não tavam saindo com o shift da direita) se eu soltar as teclas IMEDIATAMENTE após apertá-las, ou seja, segurar o shift, apertar e tecla e, imediatamente, soltar as duas.

Como todas as teclas problemáticas se localizam na mesma região do teclado, passo a suspeitar de um problema na peça mesmo... =/ O que acham?

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser problema na peça mesmo, mas eu não descartaria a possibilidade de ser algum driver ou algum spyware ou virus. Sabe o que você faz pra sacar de uma vez por todas? Eu no seu lugar faria... Rodaria o Anti-virus com um scan completo, instalaria um spyware (Spybot) e faria um scan também pra deletar os spywares. Depois disso entaria no site oficial da Sony e baixaria todos os drivers novos pro seu note disponiveis, pois além do drive pode ser problema de configuração também o que não acredito, mas é uma possibilidade. Se depois disso tudo o problema persistir ai só pode ser problema interno mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

ola, sou proprietario de um sony vaio vpc ee23eb, ate então era uma uma maquina muito boa, certa hora ela parou de ligar, levei ao tecnico e foi constatado problema na placa vga. ate ai tudo bem. A dor de cabeca comecou depois...ate então ele funcionava muito bem ate q resolveu nao ligar mais...quando voltou do tecnico descobri q o hd tb tinha ido p o saco coisa q nao tinha acontecido porque quando ele parou de ligar eu retirei o hd do not, coloquei numa case´e acessei os dados sem problemas, fiz um backup e devolvi o hd ao not, quando fui buscar o tecnico disse q o hd tb tinha ido para o saco....estranho mas enfim ele disse q colocou outro como´,´´, cortesia, agora o teclado esta com pau, ´´´´´lgumas teclas funcionam quando querem, d falar q ele ja perdeu o s.o duas vezes...resumindo lixo e o destino agora eu só n entendo como uma coisa vai para conserto com um defeito e volta com 3 , podem perceber a dificuldade em digitar...a pior de todas e o backspace pra acabar de lascar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Tenho um Sony Vaio PCG-61A11X. Algumas teclas simplesmente pararam de funcionar. Formatei o notebook, pois tinha os drivers, e nada. As mesmas continuam sem funcionar, inclusive o enter. Como estava mesmo precisando de um computadro menor, acabei comprando um Dell 2 em 1, mas o Vaio é minha paixão, já me acompanha há mais de cinco anos e nunca deu problema. Consultei algumas fontes e me disseram ser problema de hardware e precisaria trocar o teclado. Achei alguns no Mercado Livre na média de R$ 250. Alguém sabe me dizer se vale a pena? Já passaram por isso? É mesmo necessária a troca do teclado? Qualquer pessoa consegue trocar???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Adriana Maidana disse:

Tenho um Sony Vaio PCG-61A11X. Algumas teclas simplesmente pararam de funcionar. Formatei o notebook, pois tinha os drivers, e nada. As mesmas continuam sem funcionar, inclusive o enter. Como estava mesmo precisando de um computadro menor, acabei comprando um Dell 2 em 1, mas o Vaio é minha paixão, já me acompanha há mais de cinco anos e nunca deu problema. Consultei algumas fontes e me disseram ser problema de hardware e precisaria trocar o teclado. Achei alguns no Mercado Livre na média de R$ 250. Alguém sabe me dizer se vale a pena? Já passaram por isso? É mesmo necessária a troca do teclado? Qualquer pessoa consegue trocar???

 

Oi, Adriana. Criei este tópico em 2010 e infelizmente nunca consegui resolver o problema. Troquei o teclado, mandei pra assistência autorizada, fiz de tudo, mas o notebook não sobreviveu. Usei ele com um teclado USB por um tempo, mas tá longe de ser a melhor solução pra um notebook. Hoje também tenho um Dell e estou bem satisfeito. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha não li tudo.... mas é o seguinte gente.... defeito de teclado... colocou teclado usb e funcionou... não é vírus nem nada disso.... driver não da esse tipo de defeito, ou não funciona ou ele funciona (quando é defeito de driver).

 

Duas situações ou teclado com defeito ou Super IO da placa. 

 

Possíveis soluções

-Limpeza do flat e do conector do teclado

-Limpeza do chip do super IO na placa

-Troca do teclado

-Raríssimos casos, reflow da PCH

 

Nada mais a perder tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!