Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quero programar em C ++ p linux com ambiente grafico. O que preciso?


blumer_info

Posts recomendados

Prezados,

Gostaria de programar em C++ com ambiente gráfico, mas para rodar no Ubunto ou Debian. O que eu preciso?

Qual o editor que me possibilita isso?

E o compilador ?

Algum livro ou apostila ?

Já tenho noções básicas de C++, mas utilizo o C++ Builder. Tem algum que me ofereça os mesmos recursos, mas para rodar no Linux? Não me importo que o editor / compilador seja pago.

Onde acho estas informações?

Obrigado a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha experiência com programação gráfica é zero.

Mas sei que, isso vai depender de qual interface gráfica você utilizará.

Caso use gnome, a biblioteca que cria as janelas é a GTK, e no caso do KDE, a biblioteca é a QT.

O compilador para elas é o padrão do linux, GCC.

A partir daí, acho que você já conseguirá buscar muita informação em como fazer, bastando dar uma procurada na internet.

Sobre o editor gráfico no KDE existe o KDevelop:

http://www.kdevelop.org/

E no Gnome, existem algumas referenciadas pelo projeto do próprio Gnome:

http://library.gnome.org/devel/tools

Mas, se não me engano, nada impede de usar o Code::Blocks, caso já tenha familiaridade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para C++ recomendo o uso da biblioteca Qt em conjunto com a IDE QtCreator (permite inclusive criar interfaces gráficas de modo assistido, semelhante ao Visual Studio).

Aliás, o Qt não é só uma biblioteca para interfaces gráficas, e sim um toolkit completo com diversos recursos bastante úteis para programar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Qt é a melhor opção. Instale o qtcreator que tem no repositório ubuntu e deve ter também no do debian.

Se preferir usar o gtk mesmo, instale o Glade para construir as interfaces. O gtk usa C ao invés de C++, só que usa umas gambiarras estranhas para simular uma orientação a objetos. Então o QT vai ser melhor de entender. Ou então usar o GTKmm, um port para C++. Tem também pyQT e pyGTK, para programar numa linguagem python, muito boa também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Minhas sugestões para tanto seriam: QtCreator ou o conjunto gedit + GTK+. Particularmente já usei muito o Code Blocks e acho ele muito limitado. Se você optar pela segunda opção verá que não dificuldades em usar um editor de textos simples para programar. Quanto ao compilador, instale o c++ ou g++ para C++ e o gcc para C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!