Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura Phenom II x4 955 + CM Hyper TX3


KhalmyR

Posts recomendados

Saudações a todos! Ontem instalei o cooler CM Hyper TX3 no processador Phenom II x4 955 @ 3,2GHz. Apliquei apenas uma gota da pasta térmica que acompanha o cooler. Com o Q-Fan desligado, a temperatura fica em torno de 38°C e a velocidade fica fixa em torno de 2800 rpm. Com o Q-Fan ativo no modo Performance, a velocidade passa a variar de acordo com a temperatura da cpu: em idle, a temperatura fica em torno de 40°C e a velocidade em 1800 rpm; em full, teste feito através do System Stability Test do Everest (ver imagens) durante 15 minutos, a temperatura chegou a 53°C e a velocidade em 2400 rpm. A temperatura ambiente do meu quarto se mantém na faixa de 32°C. Estão aceitáveis estes valores de temperatura e velocidade, tanto em full quanto em idle? Está correto este teste de stress que realizei ou devo fazer outro mais confiável? Desde já, muito obrigado pela ajuda. Um grande abraço.

testezn.jpg

stabilitytests.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

khalmyr, estou prestes a comprar o tx3 pro meu phenom identico ao seu tb ,

meu gabinete tb é o mesmo q o seu, queria saber como q ta a refrigeraçao sua ai, fans e tal,você usou a pasta termica do tx3 mesmo?

tb moro aqui no PR, então praticamente irei ter as msms temps

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KhalmyR, sim o teste esta correto, as suas temperaturas visto a ambiente, esta normal, como o cooler não esta no max, então ela pode melhorar ainda, so q ele no max ja deve fazer algum ruido...

o tx 3 é bom sim... mas no pr, tem varias regiões quentes e frias.. então é algo muito relativo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

khalmyr, estou prestes a comprar o tx3 pro meu phenom identico ao seu tb ,

meu gabinete tb é o mesmo q o seu, queria saber como q ta a refrigeraçao sua ai, fans e tal,você usou a pasta termica do tx3 mesmo?

tb moro aqui no PR, então praticamente irei ter as msms temps

Cara, por enquanto estou apenas com o TX3 na cpu e um fan 120mm na traseira como exaustor, que já vem incluso no gabinete. E sim, usei a pasta térmica que veio com o cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Khalmyr, meu PC é quase identico ao seu da assinatura, e tb só estou com o exaustor q veio no v3,

phenom aqui ja pegou 62 º e com 6000 pra cima rpm,

vou pegar esse tx3 mesmo

valeu

edit: seu tx3 é o modelo RR-910-HTX3-GP?

porque irei comprar desse na megamamute

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fala galera...

tenho o phenom 955 também, comprei o TX3 no megamamute, acabou saindo por 36 e poouco mais o frete... total de 56 mais ou menos...

resolveu bem meu problema do barulho que era o principal, o cooler box era um inferno, minhas temps estão ótimas...

jogando um jogo mais pesado tipo mafia 2 e gta 4, black ops, fica por volta de 52~53...

jogos mais leves como fifa 11 fica em torno de 47~49 no máximo...

utilizei a pasta térmica do TX3 mesmo, e hj estava bem quente aqui pra minha região, uns 30º...

meu gabinete é bem ventilado, um cooler na frente e um do lado, um atrás e um em cima...

qualquer dúvida estou ai pra ajudar, aproveitem o preço do MEGAMAMUTE mesmo, está realmente muito bom...

agora estou querendo fazer um over... cheguei a 3.6 com segurança e temperatura de 55~56 no max, estou querendo chegar aos 3.8, mas to achando díficil, a temperatura não segura porque o vcore sobe um bocado, amanha faço mais uns testes... se alguem tiver mais ideias ai seria de boa ajuda hehe...

mas o cooler pra funcionar com o clock padrão é uma beleza, ainda mais por esse preço...

abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Khalmyr, meu PC é quase identico ao seu da assinatura, e tb só estou com o exaustor q veio no v3,

phenom aqui ja pegou 62 º e com 6000 pra cima rpm,

vou pegar esse tx3 mesmo

valeu

edit: seu tx3 é o modelo RR-910-HTX3-GP?

porque irei comprar desse na megamamute

Creio que sim amigo, pois comprei esses dias no MegaMamute também. Saiu R$46,15 já com frete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fala galera...

tenho o phenom 955 também, comprei o TX3 no megamamute, acabou saindo por 36 e poouco mais o frete... total de 56 mais ou menos...

resolveu bem meu problema do barulho que era o principal, o cooler box era um inferno, minhas temps estão ótimas...

jogando um jogo mais pesado tipo mafia 2 e gta 4, black ops, fica por volta de 52~53...

jogos mais leves como fifa 11 fica em torno de 47~49 no máximo...

utilizei a pasta térmica do TX3 mesmo, e hj estava bem quente aqui pra minha região, uns 30º...

meu gabinete é bem ventilado, um cooler na frente e um do lado, um atrás e um em cima...

qualquer dúvida estou ai pra ajudar, aproveitem o preço do MEGAMAMUTE mesmo, está realmente muito bom...

agora estou querendo fazer um over... cheguei a 3.6 com segurança e temperatura de 55~56 no max, estou querendo chegar aos 3.8, mas to achando díficil, a temperatura não segura porque o vcore sobe um bocado, amanha faço mais uns testes... se alguem tiver mais ideias ai seria de boa ajuda hehe...

mas o cooler pra funcionar com o clock padrão é uma beleza, ainda mais por esse preço...

abraço a todos!

Vejo que suas temperaturas estão semelhantes às minhas. Após trocar o cooler box pelo TX3, você configurou algo na bios ou em programas? Pois aqui, quando eu ligo o pc, logo após o check da bios, dá um erro de cpu fan. Aí apertando ctrl+alt+del pra reiniciar ele já restabelece e liga normalmente. se alguém souber o que é e puder me ajudar, fico grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pessoal,

Estou tendo problemas com o meu pc e a refrigeração.

Tinha um:

Phenom II x4 956 (cooler BOX)

Asus M3A78-EM

Radeon HD4890 Vapor - x

Gabinete MAxxtro Saturno

3 fans (dois na frente e 1 na lateral) mais o de tras que veio no gabinete e um (funil) pro processador que eu esqueci o nome.

as temperaturas do processador estavam chegando a quase 55° e da VGA a 80° jogando Call Of Duty : Black Ops.

Foi então que resolvi comprar um gabinete melhor.

Comprei um SCOUT da CoolerMaster.

Coms os coolers do antigo mais os que vieram no gabinete ficaram 2 na frente (puxando) 2 na lateral (puxando) 1 atras e um emcima tirando o ar quente. O "funil" não cabe neste gabinete.

Com essa nova arrumação as temperaturas mudaram, o processador chega a quase 60° agora, mas a VGA chega a 72°. Com isso, resolvi comprar um Hyper tx3 da coolermaster para melhorar o processador ja que ele esquentou (não sei porque).

Fui la comprei, instalei... mas a temperatura apenas baixou 2°. Achei que iria baixar bem mais que isso.

Alguem sabe o que sou fazendo de errado ? porque as temps tão altas ? o Micro ta bem arrumado (cabos) com 5 coolers. Os coolers que vieram no scout achei bem fraquinhos, principalmente o de cima que é um grande (14/18cm eu acho). Ja mudei a pasta termica e como no review diz passei um pouco mais de pasta termina por culpa dos canos de cobre do TX3 que tem umas reentrâncias. Quando passei esse pouco a mais e recoloquei o cooler com mais cuidado que ele abixaou os 2°.

E porque a mudança de cooler box pra um hyper tx3 apenas mudou 2° ?

Meu quarto é um pouco quente, mas acho que as temperaturas estão altas para o "nivel" de refrigeração.

Se alguem souber como me ajudar estou agradecendo bastante!!

Valeu! Abraço a todos!

PS: Estou usando a pasta AK 450 da AKASA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KhalmyR, sim o teste esta correto, as suas temperaturas visto a ambiente, esta normal, como o cooler não esta no max, então ela pode melhorar ainda, so q ele no max ja deve fazer algum ruido...

o tx 3 é bom sim... mas no pr, tem varias regiões quentes e frias.. então é algo muito relativo...

Temperatura aqui em Maringá ultimamente ta variando entre 28-33 graus... hehehe Damn Hot!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vejo que suas temperaturas estão semelhantes às minhas. Após trocar o cooler box pelo TX3, você configurou algo na bios ou em programas? Pois aqui, quando eu ligo o pc, logo após o check da bios, dá um erro de cpu fan. Aí apertando ctrl+alt+del pra reiniciar ele já restabelece e liga normalmente. se alguém souber o que é e puder me ajudar, fico grato.

aqui não tá dando esse erro não... deixei do mesmo jeito que eu deixava as configs na bios...

já dentro do sistema eu uso o speedfan as vezes... geralmente quando vou jogar boto no máximo o cooler da cpu...

esse seu problema ai tá doideira... visto que tem hora que dá tem hora que não dá...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pessoal,

Estou tendo problemas com o meu pc e a refrigeração.

Tinha um:

Phenom II x4 956 (cooler BOX)

Asus M3A78-EM

Radeon HD4890 Vapor - x

Gabinete MAxxtro Saturno

3 fans (dois na frente e 1 na lateral) mais o de tras que veio no gabinete e um (funil) pro processador que eu esqueci o nome.

as temperaturas do processador estavam chegando a quase 55° e da VGA a 80° jogando Call Of Duty : Black Ops.

Foi então que resolvi comprar um gabinete melhor.

Comprei um SCOUT da CoolerMaster.

Coms os coolers do antigo mais os que vieram no gabinete ficaram 2 na frente (puxando) 2 na lateral (puxando) 1 atras e um emcima tirando o ar quente. O "funil" não cabe neste gabinete.

Com essa nova arrumação as temperaturas mudaram, o processador chega a quase 60° agora, mas a VGA chega a 72°. Com isso, resolvi comprar um Hyper tx3 da coolermaster para melhorar o processador ja que ele esquentou (não sei porque).

Fui la comprei, instalei... mas a temperatura apenas baixou 2°. Achei que iria baixar bem mais que isso.

Alguem sabe o que sou fazendo de errado ? porque as temps tão altas ? o Micro ta bem arrumado (cabos) com 5 coolers. Os coolers que vieram no scout achei bem fraquinhos, principalmente o de cima que é um grande (14/18cm eu acho). Ja mudei a pasta termica e como no review diz passei um pouco mais de pasta termina por culpa dos canos de cobre do TX3 que tem umas reentrâncias. Quando passei esse pouco a mais e recoloquei o cooler com mais cuidado que ele abixaou os 2°.

E porque a mudança de cooler box pra um hyper tx3 apenas mudou 2° ?

Meu quarto é um pouco quente, mas acho que as temperaturas estão altas para o "nivel" de refrigeração.

Se alguem souber como me ajudar estou agradecendo bastante!!

Valeu! Abraço a todos!

PS: Estou usando a pasta AK 450 da AKASA.

tem alguma coisa errada ai, você trocou por um gabinete bem melhor, e as temps estão piores no processador...

como a temperatura diminuiu com o TX3 não vejo que o problema seja ele... as vezes uma instalação melhor resolva o problema...

começo a acreditar que o problema pode ser do seu hardware... ou o processador ou a placa mãe...

um teste legal seria se você desmontasse tudo mesmo, reinstalasse... organizasse da melhor forma possível... e ligasse... difícil é animação pra isso ahuHAuAhUH

seu gabinete tem uma melhor circulação de ar do que o meu e com temps piores... e preocupa não, esse fan de cima do gabinete só passa a impressão de ruim, mas ele esta fazendo um trabalho melhor do que os de 120mm, pode ter certeza...

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, foi o que eu fiz... tirei tudo do gabinete e rearrumei tudo.

Com a placa-mãe fora instalei o processador (de primeira tinha feito com ele no gabinete mesmo) e deu no que deu.

Não sei mais o que pode ser =S

Moro no RJ e aqui ta bem quente e meu quarto fica mais quente ainda. Deve estar uns 34° dentro do quarto.

As temperaturas no outro gabinete sao de um epoca um pouco menos quente. Como começou a ficar quente que troquei tudo, nao sei se ficaria pior.

Mas como tudo isso o processador chegar a 57°. Mesmo estando em um dia quente acho preocupante já que o limite é de 62°.

o TX3 suporta dois coolers, acha que seria a boa comprar mais um e por 2 coolers no dissipador ? (ficaria um cooler de frente pro outro com o dissipador no meio) isso esfriaria mais ou ficaria pior o fluxo de ar que sairia do dissipador ?

Valeu!

Edit: Botei dois coolers no dissipador e não melhorou em nada. Quando fui montar o cooler, desliguei e abri botei o dedo no dissipador e nao estava quente... será erro no sensor ? será que ta "vazando" temperatura do dissipador e processador, porque o dissipador esta "ligeiramente frio" e o processador em idle chegando a 43 - 45.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, foi o que eu fiz... tirei tudo do gabinete e rearrumei tudo.

Com a placa-mãe fora instalei o processador (de primeira tinha feito com ele no gabinete mesmo) e deu no que deu.

Não sei mais o que pode ser =S

Moro no RJ e aqui ta bem quente e meu quarto fica mais quente ainda. Deve estar uns 34° dentro do quarto.

As temperaturas no outro gabinete sao de um epoca um pouco menos quente. Como começou a ficar quente que troquei tudo, nao sei se ficaria pior.

Mas como tudo isso o processador chegar a 57°. Mesmo estando em um dia quente acho preocupante já que o limite é de 62°.

o TX3 suporta dois coolers, acha que seria a boa comprar mais um e por 2 coolers no dissipador ? (ficaria um cooler de frente pro outro com o dissipador no meio) isso esfriaria mais ou ficaria pior o fluxo de ar que sairia do dissipador ?

Valeu!

Edit: Botei dois coolers no dissipador e não melhorou em nada. Quando fui montar o cooler, desliguei e abri botei o dedo no dissipador e nao estava quente... será erro no sensor ? será que ta "vazando" temperatura do dissipador e processador, porque o dissipador esta "ligeiramente frio" e o processador em idle chegando a 43 - 45.

esqueci de falar... em idle o TX3 não melhora significativamente a temperatura do processador... aqui ficou praticamente na mesma, diferença de no máx 2º se bobear... preocupa não...

o sistema push and pull que é o que você falou ai, mtos dizem que não melhora quase nada, que nem compensa fazer isso... visto que o dissipador não fica muito quente, em idle ele fica frio frio pow... dizem que a melhora é de 1º~2º...

acho que o problema ai mesmo então é a temperatura ambiente...

espera mais um pouco a temperatura da cidade ai esfriar e ve o que q dá... acho que vai conseguir temps iguais as nossas mesmo...

aqui tava 29º na cidade ontem, temperatura tava por volta de 42º... quase igual a daí...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aqui não tá dando esse erro não... deixei do mesmo jeito que eu deixava as configs na bios...

já dentro do sistema eu uso o speedfan as vezes... geralmente quando vou jogar boto no máximo o cooler da cpu...

esse seu problema ai tá doideira... visto que tem hora que dá tem hora que não dá...

Eu estou achando que é pela configuração do Q-Fan, daí o cooler inicia lento e a bios acusa esta falha. Será que pode ser realmente isto? Você usa o Q-Fan aí? E o EPU-4? Este que você citou, speedfan, ele só reduz a velocidade do fan quando entrar no Windows?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou achando que é pela configuração do Q-Fan, daí o cooler inicia lento e a bios acusa esta falha. Será que pode ser realmente isto? Você usa o Q-Fan aí? E o EPU-4? Este que você citou, speedfan, ele só reduz a velocidade do fan quando entrar no Windows?

uso o Q-fan sim... cool n quiet também... deixo tudo ativado...

esses programas EPU-4... turbo v... turbo não sei o que lá da asus são tudo balela... não adiantam nda...

que presta pra mim mesmo só o Asus PC Probe, que é um dos mais confiáveis e certo qto as temperaturas e voltagens... e pra olhar ou medir qualquer outra coisa o AMD Overdrive...

Speedfan só funciona dentro do windows... por ele você controla a velocidade do fan... do min ao max... pode botar pra iniciar também logo que você liga o pc, mas ele só inicia quando o sistema entra, como qualquer outro programa... uso ele pra quando vou durmir, boto o cooler quase no minimo, quase não fazendo mais barulho... pro pc ficar quieto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To com o mesmo problema cara... troquei do box pro Tx3 e tive pouca diferença na temperatura... uns 2 graus em iddle e uns 5 em full e ainda estou usando a pasta arctic silver 5... gabinete bem ventilado 2 akasa apache e 1 fan lateral jogando ar frio...

Não digo que o cooler é ruim, mas da uma impressão de ser bem melhor pelos testes da galera.

Mas também, querer muito efeito de um cooler numa temperatura ambiente de 35 graus + - é complicado...

ai as temperaturas dele:

tempera.jpg

não garanto 100% de certeza pra dizer a temperatura ambiente... eu diria que esta entre 33~35 graus

ps: não estranhe a FAN em 5000 rpm... isso ai é bug por que eu tenho conectado junto as 2 fan apache utilizando 1 cabo especial....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Instalei o SpeedFan aqui, mas não entendi ainda como funciona. Existem várias opções, e apareceram vários fans que nem faço ideia do que são...

speedfanq.jpg

Consegue me dar umas dicas guifsj?

claro...

abre o programa, vai em configurar, depois na aba avançado, depois tem que ver o que vai aparecer ai quando você clicar na setinha... cada pc é de um jeito por causa da MB,

Vai na que tiver PWM 1 MODE, clica em cima e bota tudo em software controlled pra não ter dúvida...

dá OK, depois na parte principal do programa é só ir mudando a porcentagem da velocidade...

tem como você só deixar aparecendo ali o controle do fan do processador, vai mexendo no programa ai que você descobre... o principal mesmo que é controlar tá mais ou menos explicado ai...

muita gte tem dificuldade de fuçar nesse programinha... e não tem um tutorial simples e direito na internet... eu mesmo passei aperto... aprendi com o tempo e juntando tudo que vi na internet...

esse cooler não faz milagre, mas resolve muito bem pelo seu valor... já cheguei a 45º jogando um jogo mais pesado aqui no meu pc... que é uma temperatura ótima sem muito barulho... antes batia quase 60º... em dias quentes...

consegui 45º a noite e em um dia mais frio... e com 4 coolers no pc, dois tirando ar e dois entrando ar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

claro...

abre o programa, vai em configurar, depois na aba avançado, depois tem que ver o que vai aparecer ai quando você clicar na setinha... cada pc é de um jeito por causa da MB,

Vai na que tiver PWM 1 MODE, clica em cima e bota tudo em software controlled pra não ter dúvida...

dá OK, depois na parte principal do programa é só ir mudando a porcentagem da velocidade...

tem como você só deixar aparecendo ali o controle do fan do processador, vai mexendo no programa ai que você descobre... o principal mesmo que é controlar tá mais ou menos explicado ai...

muita gte tem dificuldade de fuçar nesse programinha... e não tem um tutorial simples e direito na internet... eu mesmo passei aperto... aprendi com o tempo e juntando tudo que vi na internet...

esse cooler não faz milagre, mas resolve muito bem pelo seu valor... já cheguei a 45º jogando um jogo mais pesado aqui no meu pc... que é uma temperatura ótima sem muito barulho... antes batia quase 60º... em dias quentes...

consegui 45º a noite e em um dia mais frio... e com 4 coolers no pc, dois tirando ar e dois entrando ar...

Verei o que consigo aqui. Agradeço a todos pelas dicas e informações. Muito obrigado, e um grande abraço.

Moderação, caso encerrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!