Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Phenom II x4 955 BE - Invertendo o cooler?


RENATO TECH

Posts recomendados

Galera, seguinte, to usando o cooler BOX ainda, antes de escolher um bom e barato.... Dai queria saber, o fan dele joga o ar direto pro dissipador, minha dúvida é, será que melhoraria eu inverter ele? Tipo tirar e colocar ao contrário o fan, ao invés de jogando no dissipador ele tirando o ar quente dele?

Em media num dia "agradável" ele bate 33 em idle, ja num dia quente vai aos 44 a 47, ja em full ja chegou a bater 62°... Aguardo...

EDIT===============

Detalhe, eu uso o gabinete aberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, não faço muita ideia das razões técnicas e científicas que podem embasar minha opinião, mas pela lógica, é o seguinte: foram inúmeras as pessoas e de várias empresas pelo mudo todo que pensaram, pesquisaram, projetaram e testaram vários e vários coolers de processador até chegarem nesse "padrão" de cooler horizontal, com a fan direcionando o ar sobre o dissipador e, com absoluta certeza, em alguns destes projetos anteriores isto já foi testado, talvez até comercializado, mas posteriormente descartado. Com todo o recurso intelectual e financeiro e com toda a tecnologia que as empresas especializadas na área dispõem para o desenvolvimento de novos coolers, não é crível que alternativa tão simples nunca tenha sido testada. E se já foi testada, não é atualmente utilizada porque seu rendimento foi inferior.

Apesar de ter esta opinião, acho que você deve fazer este experimento, tirar suas próprias conclusões e relatá-la para os demais usuários do Fórum. Afinal, vai que minha lógica está errada! :D

Usando novamente minha lógica, acho que um dos motivos para as empresas adotarem este fluxo de ar, é que a maior parte das fontes de calor está na placa mãe em si (chipset NB, SB, etc) e demais componentes conectados a ela (VGA, memória ram, etc.), todos concentrados no lado direito do gabinete, enquanto que no lado oposto, não há nada. Como no lado esquerdo não tem qualquer fonte de calor (e geralmente tem entrada de ar), o ar que está lá é menos quente que o do lado direito, ainda que esta diferença seja muito pequena.

Assim, o fluxo de ar “normal” do cooler do processador puxa o ar mais fresco e o direciona sobre o dissipador, para dissipar o calor. Já com o fluxo inverso, ao “sugar” o ar quente que está no dissipador e jogar-lo na direção oposta do processador, ao mesmo tempo a ventoinha também “sugará” o ar que está próximo às fontes de calor (

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!