Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AJUDA OVERCLOCK - Crosshair IV Formula


Aprocura007

Posts recomendados

EAI PESSOAL !

QUERIA PEDIR AJUDA, PARA FAZER UM OVERCLOCK NO MEU PC.

NUNCA REALIZEI UM OVERCLOCK E TENHO MUITAS DUVIDAS PRECISO DE AJUDA E ORIENTAÇÃO.

PREÇO QUE ME digam UM PASSO A PASSO DO QUE FAZER, PARA CONSEGUIR FAZER O OVERCLOCK.

VALEU PELA AJUDA.

_________________________________________________________________

CONFIGURAÇÃO:

Placa Mãe Asus Crosshair IV Formula

Processador 3.2GHz AMD Phenom II X6 1090T Black Edition Six Core - Box

Fonte Corsair CMPSU-650HX 650W Reais ATX/EPS ATX 2.3, Cabos Modulares PFC Ativo

Memoria Kit Dual Channel DDR3 Patriot Sector 5 4GB ( 2X2GB ) 2000MHz PC3-16000

Marca: Patriot

Modelo: PGV34G2000EL

Tipo: DDR3 2000MHz PC3-16000

Trabalha em Dual Channel: Sim

Capacidade: 4GB ( 2 Módulos de 2GB Cada )

tensão: 1,65V

Latência: 9-11-9-27 (CAS-TRCD-TRP-TRAS)

Dissipador de Calor: Sim Viper Fin

_________________________________________________________________

ARRUMANDO AS FOTOS PARA RE POSTAR

171014x760.th.jpg161014x760.th.jpg15338x253.th.jpg14338x253.th.jpg13380x214.th.jpg121014x760.th.jpg111014x760.th.jpg101014x760.th.jpg81014x760.th.jpg91014x760.th.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Oi, Boa noite

Nós podemos começar fazendo overclock aumentando o multiplicador de seu processador.

Para isso, entre no bios da placa mãe, navegue até a ABA Extreme Tweaker depois desça até CPU Ratio e suba o valor do multiplicador.

O multiplicador original de seu processador é 16, então, você pode começar a fazer teste a partir do multiplicador 17.

Vá até CPU Ratio e fixe o valor 17, clique F10 e confirme. É muito provável que 200MHz a mais que o original o sistema vai funcionar tranquilo.

Assim que você estiver com o sistema operacional carregado, rode o programa OCCT para verificar se está tudo OK, pode rodar por 20 minutos para garantir que realmente está ok.

Estando tudo certo, reinicie o computador e suba de 17 para 18 e refaça o mesmo teste. Vai subindo e testando até encontrar algum entrave.

Quando encontrar uma barreira (over instável) volte para o over anterior (o que estava estável) e tire algumas Screenshot da temperatura dos núcleos do processador (temperatura durante o teste do OCCT) e da tensão do processador e poste aqui.

Você pode usar o Everest e o CPU-Z para verificar os dados e tirar a SS.

Entendeu? Caso não, pergunte.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Boa noite

Nós podemos começar fazendo overclock aumentando o multiplicador de seu processador.

Para isso, entre no bios da placa mãe, navegue até a ABA Extreme Tweaker depois desça até CPU Ratio e suba o valor do multiplicador.

O multiplicador original de seu processador é 16, então, você pode começar a fazer teste a partir do multiplicador 17.

Vá até CPU Ratio e fixe o valor 17, clique F10 e confirme. É muito provável que 200MHz a mais que o original o sistema vai funcionar tranquilo.

Assim que você estiver com o sistema operacional carregado, rode o programa OCCT para verificar se está tudo OK, pode rodar por 20 minutos para garantir que realmente está ok.

Estando tudo certo, reinicie o computador e suba de 17 para 18 e refaça o mesmo teste. Vai subindo e testando até encontrar algum entrave.

Quando encontrar uma barreira (over instável) volte para o over anterior (o que estava estável) e tire algumas Screenshot da temperatura dos núcleos do processador (temperatura durante o teste do OCCT) e da tensão do processador e poste aqui.

Você pode usar o Everest e o CPU-Z para verificar os dados e tirar a SS.

Entendeu? Caso não, pergunte.

Boa sorte.

OPA !

Fiz como voce disse, e no multiplicados, consegui chegar a 19,5 o processador esta com 3,900 MHz.

Sobre a temperatura os screen que voce se refere são aqueles mostrados pelo programa

OCCT ?

no programa hw monitor

mostra a temperatura da cpu em 45ºc e da MainBoard 35ºc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá,

Se 3.9GHz foi o limite que você atingiu com estabilidade, então você deve postar algumas SS do CPU-Z para que possamos verificar como estão as configurações do processador e memória. No CPU-Z tem as ABAS.

Também existe a pergunta: Quanto over você deseja? Se for para usar no dia-dia, faça somente o necessário para agilizar os trabalhos diários e nada mais. Não compensa atingir o máximo para uso diário.

Tanto faz, o importante é verificar a temperatura máxima dos núcleos durante o teste. É só uma questão de segurança.

O OCCT pode ser configurado com vários programas, eu uso o Everest para monitorar. Você pode configurar o OCCT para usar o Everest. Sabe como? É fácil.

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então eu utilizo o pc para trabalho, trabalho com programas pessados, como corel e o photoshop, acho que esse over do processador, ficou bom, se o overclock diminui a vida util do processador, então acho que nao precisa mais alterar.

a unica coisa que tem me incomodado na minha configuração e que comprei memorias de 2000Ghz e acho que elas estão trabalhando a 580Ghz.

queria saber como melhorar o desempenhos das memorias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá

As duas ultimas Screenshot estão fora do ar.

Veja bem, ter memória de 2000MHz pensando que a memória vai trabalhar nessa frequência porque a memória é de 2000MHz é muito simples, mas não é assim que a coisa funciona.

Não depende só da memória para ela trabalhar nessa frequência, vai depender da placa mãe e da controladora de memória, no caso o processador.

No seu caso, sua placa mãe oferece frequência maior que 1067MHz, que é o clock que está trabalhando, bastando apenas fixar valor maior e fazer teste.

A SS do CPU-z mostra 535MHz mas esse valor deve ser multiplicado por 2 para sair a frequência de trabalho, o clock efetivo. Veja na primeira SS que está em 1067MHz.

Usando a primeira SS que você postou, veja a opção Dram Frequency e lá que você muda o valor da frequência da memória para uma maior.

Em 2000MHz não vai ser necessário você usar, mas creio que em 1600MHz não vai ser difícil e será suficiente para o trabalho diário.

Sempre suba a frequência da memória para o próximo valor e faça teste. No seu caso para 1333MHz depois 1600MHz.

Dúvida pergunte.

Erro é só postar.

PS: Conserte a SS do CPU-Z que mostra a ABA SPD e poste novamente.

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!