Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas - Burn-in


Posts recomendados

Augusto, o burn-in de um fone nada mais é do que acelerar o processo natural de "amaciar" o diafragma que produz o som, pois o mesmo normalmente está mais rígido quando novo, e por este motivo segura um pouco algumas frequências. Em outras palavras, quando o fone é novo, a membrana que vibra e produz o som ainda não está maleável o suficiente para produzir todas as frequências.

Este "amaciamento" é algo que ocorre naturalmente no seu fone ao ouvir música, mas algumas pessoas preferem acelerar este processo ao fazer o burn-in reproduzindo continuamente o chamado "pink noise" que é uma faixa de som (um ruído mesmo) que toca todas as frequências numa mesma intensidade.

Segue o link para baixar o pink noise: http://www.binkster.net/extras.shtml#cd (procure pela faixa 58).

Nos meus fones eu faço burn-in de mais ou menos 100 horas, deixando ligado uma média de 8 horas por noite durante duas semanas, num volume MÉDIO, e sempre tocando 1 hora de pink noise intercalada com 5 minutos de silêncio.

Caso tenha interesse, segue um link para uma faixa de 5 minutos de silêncio: http://www.burninwave.com/download/silence5min.mp3

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Augusto, o burn-in de um fone nada mais é do que acelerar o processo natural de "amaciar" o diafragma que produz o som, pois o mesmo normalmente está mais rígido quando novo, e por este motivo segura um pouco algumas frequências. Em outras palavras, quando o fone é novo, a membrana que vibra e produz o som ainda não está maleável o suficiente para produzir todas as frequências.

Este "amaciamento" é algo que ocorre naturalmente no seu fone ao ouvir música, mas algumas pessoas preferem acelerar este processo ao fazer o burn-in reproduzindo continuamente o chamado "pink noise" que é uma faixa de som (um ruído mesmo) que toca todas as frequências numa mesma intensidade.

Segue o link para baixar o pink noise: http://www.binkster.net/extras.shtml#cd (procure pela faixa 58).

Nos meus fones eu faço burn-in de mais ou menos 100 horas, deixando ligado uma média de 8 horas por noite durante duas semanas, num volume MÉDIO, e sempre tocando 1 hora de pink noise intercalada com 5 minutos de silêncio.

Caso tenha interesse, segue um link para uma faixa de 5 minutos de silêncio: http://www.burninwave.com/download/silence5min.mp3

Abs.

Guigle, muitíssimo obrigado pela explicação completa e pelos links. Só me resta mais uma dúvida, eu posso fazer o burn-in com o fone conectado em celulares, mp4 ou apenas no computador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guigle, muitíssimo obrigado pela explicação completa e pelos links. Só me resta mais uma dúvida, eu posso fazer o burn-in com o fone conectado em celulares, mp4 ou apenas no computador?

O ideal é que seja uma fonte de áudio que possa reproduzir arquivos no formato wav, como CD players, por exemplo.

Isto porque ao converter o pink noise do formato wav para mp3 para tocar em celulares ou mp4s, o processo de conversão "corta" algumas frequências que não são audíveis ao ouvido humano, esse é um dos motivos pelos quais os arquivos mp3 são mais compactos. Entretanto, tais frequências podem ser "sentidas", e caso o seu fone seja capaz de reproduzi-las, você então estará amaciando também o diafragma para poder senti-las melhor.

Mas assim, se você for utilizar o fone para ouvir música sempre em formato mp3, não teria porque amaciá-lo utilizando um formato wav, concorda? Por isso o fone in-ear que uso no meu iPod eu fiz burn-in no próprio iPod. Já meu Sennheiser PC350 eu fiz burn-in no computador.

Espero ter ajudado.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, eu vou sempre ouvir em mp3. Então o burn-in com wav não seria o mais correto para mim?

Devo converter o Pink Noise wav para mp3?

Não é bem isso. O ideal é sempre usar o wav para fazer o burn-in, mas se você vai usar o fone sempre para ouvir mp3, então o ganho em usar o wav ao invés de convertê-lo para mp3 é ínfimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!