Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tudo bem que os novos Sandy Bridge são realmente revolucionários, mas dizer que Phenom II tem arquitetura defasada, comparável com Conroe (que era 65nm), acho um extremo exagero. Em jogos o Phenom II ainda faz bonito. Mas não estou dizendo que os Sandy Bridge não sejam superiores, até mesmo por serem mais novos.

Postado

O que eu não compreendo é porque vocês comparam um i5 destravado de 4 núcleos com um i5 661 que só tem dois, pode falar o que for mas a tecnologia hyper-threading não ajuda muito quando se faz um uso extremo do processador. E ainda tem coragem de falar que o novo i5 é bem mais rápido. Na minha opinião a comparação deveria ter sido feita em cima do i5 750 ou 760 que também tem 4 núcleos reais.

• Membro VIP
Postado
O que eu não compreendo é porque vocês comparam um i5 destravado de 4 núcleos com um i5 661 que só tem dois, pode falar o que for mas a tecnologia hyper-threading não ajuda muito quando se faz um uso extremo do processador. E ainda tem coragem de falar que o novo i5 é bem mais rápido. Na minha opinião a comparação deveria ter sido feita em cima do i5 750 ou 760 que também tem 4 núcleos reais.

Pergunte pra Intel porque eles colocam o i5 de dois núcleos na mesma faixa de preço que o de 4, aí você vai entender porque ele foi incluso no teste.

Postado
Tudo bem que os novos Sandy Bridge são realmente revolucionários, mas dizer que Phenom II tem arquitetura defasada, comparável com Conroe (que era 65nm), acho um extremo exagero. Em jogos o Phenom II ainda faz bonito. Mas não estou dizendo que os Sandy Bridge não sejam superiores, até mesmo por serem mais novos.

ele se referiu ao IPC, desempenho por clock e núcleo. Isso não tem relação com processo de fabricação ser 65 ou 45 nm.

Dizer que dois processadores tem o mesmo ICP, significa dizer que operando no mesmo clock e com a mesma quantidade de núcleos, eles terão desempenho similar.

E sim, ele está correto; a arquitetura P2 está no nível da arquitetura Core 2.

Vejamos por exemplo, Q9400 @ 2.66 ghz vs Phenom 2 X4 920 @ 2.8 ghz

http://www.anandtech.com/bench/Product/81?vs=76

veja que mesmo o p2 estando com clock um pouco mais alto, ainda perde um pouco para Q9400 na maioria dos testes, e vence em uns 2 testes.

O mesmo resultado pode ser visto em outros reviews, como guru3d, xbits labs, etc.

Ou seja, o IPC do P2 ainda é um pouco menor que o do Core 2.

e por curiosidade, um P2 x2 45 nm de 3.1 ghz vs um Core 2 duo de 65 nm (E6800) 3.0 ghz:

http://www.anandtech.com/bench/Product/97?vs=59

aqui temos um empate técnico.

Portanto ele está correto, se considerarmos a arquitetura Core 2 como ultrapassada, então a arquitetura do Phenom 2 também é.

A arquitetura Nehalen dos core i5 / i7 da geração passada já vence por larga vantagem em IPC, tanto o core 2, como o P2; especialmente em aplicativos otimizador para usar o HT (no i7).

A arquitetura Sandy Bridge melhorou um pouco o IPC do nehalen, sendo uns 10% mais rápida no mesmo clock. A maior vantagem dela é a capacidade de alcançar clock bem mais altos, mantendo o TDP baixo.

No momento a AMD está duas geração atrás da Intel em eficiência da microarquitetura. Com o bulldozer, espero que ela pelo menos tenha um IPC do nível do Nehalen.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!