Ir ao conteúdo

Ajuda na montagem de um circuito PWM,PAM - tensão variavel.

autoflex

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, estou com um pepino e creio que vocês possam ajudar, tenho um sinal de entrada de 0-10V e preciso de um sinal de saida de 0-24V Pulsante(PWM), o sinal de saida de 0-24V deve ser linear ao sinal de entrada de 0-10V,

Obrigado,

conto com a ajuda de vocês :D

Thiago.

Postado

Sua dúvida está um pouco mal formulada.

você tem sinal de entrada de entrada que varia entre 0 a 10V e precisa de um sinal de saída de onda quadrada, "PWM", que varia de acordo com a entrada. Ou seja, quando você tiver 5V na entrada, terá 12V como amplitude do "PWM"? É isso?

Ou você quer variar o ciclo de trabalho de um sinal PWM de acordo com o sinal de entrada?

Falou

• Membro VIP
Postado

ou senão com mínimas implicações um microcontrolador com pwm e ad. o resultado do ad pode alimentar diretamente o registro do pwm.

sucessos!

Postado

Bom como se trata de PWM acho que eé quer casar os niveis de sinal, ou seja ele tem:

- Um sinal linear que varia de 0 a 10V;

e ele quer:

- Uma saida PWM cujo do Duty Cycle varie de acordo com a amplitude do sinal, porém seu nivel de tensão seja 0V -> LOW e 24V-> High, até ai normal pois 24Vdc é um valor de tensão muito usado em automação industrial.

Sugeri o Circuito com operacionais pois não sei se nosso amigo tem conhecimento em microcontroladores, mas se ele retornar caso positivo, a opção do amigo jose é mais viavel que a minha.

PS.: jose, da hora seus posts la no eletronica.org

Abs.

Postado

Bom primeiramente obrigado a todos,

sim josé é exatamente isto a tensão da saida é linear a tensão da entrada

entrada 0V - saida 0V

entrada 5V - saida 12V

entrada 10v - saida 24V

Felipe, obrigado pela dica,

sim eu tenho conhecimento em microcontroladores, linha pic foi a que mais usei, conheço bem, qual seria a solução microcontrolada? algum exemplo de circuito?

ou senão com mínimas implicações um microcontrolador com pwm e ad. o resultado do ad pode alimentar diretamente o registro do pwm.

sucessos!

Opa José, Obrigado pela dica, você possui algum circuito de exemplo?

Postado

O circuito que suponho ser a recomendação do amigo jose consiste em um divisor de tensão na entrada do PIC para adequar o sinal de entrada a este, e a saida PWM do PIC conectada a um FET chaveando os 24V.

e quanto a isso:

entrada 0V - saida 0V

entrada 5V - saida 12V

entrada 10v - saida 24V

Se estivermos trabalhando com valores de tensão média maravilha, pois a tensão média de um sinal PWM é igual a tensão de PICO multiplicado pelo duty cycle,

quer ver vamos a este exemplo:

entrada 5V - saida 12V

la na entrada do A/D teriamos 2,5V logo a conversão vai retornar metade do seu valor máximo com isso o transferindo o valor para o registrador de PWM o mesmo vai operar com o duty cycle em 50% logo a tensão de saida média sera de:

Vmed = VPICO*Duty = 24*(50/100) = 12V

Duvidas pergunte!

Postado
O circuito que suponho ser a recomendação do amigo jose consiste em um divisor de tensão na entrada do PIC para adequar o sinal de entrada a este, e a saida PWM do PIC conectada a um FET chaveando os 24V.

e quanto a isso:

Se estivermos trabalhando com valores de tensão média maravilha, pois a tensão média de um sinal PWM é igual a tensão de PICO multiplicado pelo duty cycle,

quer ver vamos a este exemplo:

la na entrada do A/D teriamos 2,5V logo a conversão vai retornar metade do seu valor máximo com isso o transferindo o valor para o registrador de PWM o mesmo vai operar com o duty cycle em 50% logo a tensão de saida média sera de:

Vmed = VPICO*Duty = 24*(50/100) = 12V

Duvidas pergunte!

Qual modelo de PIC você recomenda para este caso Felipe?

• Membro VIP
Postado

ex. de circuito...amigo felipe=resumiu bem

exemplo eu até que tinha... peraí.... vou procurar............ achei isto:

unsigned char adc_read(unsigned char channel)
{
ADCON0 = (channel << 3) + 0x81; // enable ADC, fosc/32
// delay_us(20);
ADGO = 1;
while(ADGO)
continue; // wait for conversion complete
return ADRESH;
}

void duty(unsigned int dt)
{
CCPR1L=dt>>2; //MSB (byte + significativo)
CCP1CON.CCP1Y=dt; //LSB (bit0 pro CCP1Y)
CCP1CON.CCP1X=dt>>1; //LSB (bit1 pro CCP1X)
}

voce pode fazer algo como

for (; duty(adc_read(0));

não esqueça de fazer divisor resistivo /2 antes de entrar no ad. tenta a sorte aí.

Postado

Minha contribuição com a ideia do josedasilva em fazer um divisor resistivo 2 vezes e a ideia do felipe em usar o 12F683 e fazendo o código no CCS.

Circuito:

semttulourg.png

Código:

#include <12F683.h>
#device adc=8
#FUSES INTRC_IO
#FUSES NOWDT //No Watch Dog Timer
#FUSES PUT //Power Up Timer
#FUSES NOMCLR
#FUSES NOPROTECT //Code not protected from reading
#FUSES BROWNOUT //Reset when brownout detected
#FUSES NOCPD //No EE protection

#use delay(clock=8000000) //meu clock

int8 q;

void main()
{
setup_oscillator(OSC_8MHZ);
setup_timer_2(T2_DIV_BY_4,255,1);
setup_ccp1(CCP_PWM);
set_pwm1_duty(127); //50% duty

setup_adc_ports(sAN0);
setup_adc(ADC_CLOCK_INTERNAL);

set_adc_channel(0);
delay_us(20);

while(TRUE)
{
q = read_adc();
set_pwm1_duty (q);
delay_ms (50);
}
}

Falou

Postado

O colega autoflex me enviou uma MP com a seguinte dúvida:

eu estava simulando o circuito e vi que, conforme você muda a entrada de 0 a 10V, na saida ele altera o tempo da onda quadrada e não a altura, teria como alterar a altura da onda?

Então autoflex, você reparou bem. Quando você altera de 0 a 10V o tempo que a onda fica ON altera. Isso que está alterando é o duty-cicle (ciclo de trabalho). Quando mais tempo a onda fica ON, mas potencia a carga recebe. Correto?

Só que normalmente você faz com a aplitude constante. Veja a amplitude do sinal é de 5V. E esse mesmo sinal está chaveando um transistor.

você não precisa variar a amplitude do sinal PWM pois normalmente você não aplica ele diretamente na carga. você usa um chaveador, que nesse caso é transistor.

Dessa forma, você pode utilizar a tensão que quiser para a carga.

Mas respondendo sua pergunta mais diretamente:

Nunca vi um sinal PWM que alterasse na amplitude pois o sinal depende da alimentação do CI que o está gerando ou mais comumente 5V.

Falou

Postado

Olá Matheus, é o seguinte este é um controle para um freio a pó magnetico, esse freio funciona dessa maneira, é algo mei estranho...mas diz o fabricante que é assim, então eu estava pensando em usar o sinal pwm no polo negativo da carga e no polo positivo fazer a conversão linear do 0-10V para 0-24V, o que você acha?

Obs.: segundo o fabricante este freio a pó magnetico freia mais ou menos pela variação da amplitude da tensão, e o pwm é para que o pó não fique magnetizado permanentemente.

O colega autoflex me enviou uma MP com a seguinte dúvida:

Então autoflex, você reparou bem. Quando você altera de 0 a 10V o tempo que a onda fica ON altera. Isso que está alterando é o duty-cicle (ciclo de trabalho). Quando mais tempo a onda fica ON, mas potencia a carga recebe. Correto?

Só que normalmente você faz com a aplitude constante. Veja a amplitude do sinal é de 5V. E esse mesmo sinal está chaveando um transistor.

você não precisa variar a amplitude do sinal PWM pois normalmente você não aplica ele diretamente na carga. você usa um chaveador, que nesse caso é transistor.

Dessa forma, você pode utilizar a tensão que quiser para a carga.

Mas respondendo sua pergunta mais diretamente:

Nunca vi um sinal PWM que alterasse na amplitude pois o sinal depende da alimentação do CI que o está gerando ou mais comumente 5V.

Falou

Postado

Encontrei algo que me ajudou a entedner melhor: Freio Magnético.

O PDF acima não é do seu modelo, mas pude perceber que essa máquina funciona com 24V CA e não CC. Nesse caso, teremos que ter uma certeza da sua parte.

Outra coisa, você está refazendo o sistema de controle do zero? Pois dessa forma, não precisamos variar de 0 a 10V o sinal de controle. Pode ser qualquer valor q quizermos.

Pelo PDF, vi que você deve possuir um trafo abaixador de 110/220 até 24CA e esse tensão alimenta seu equipamento, certo? Dessa forma, usaremos um acoplador optico para isolar o PIC da parted e potência e usar um TRIAC para controlar o equipamento.

Falou

Postado

Olá Matheus, Olha o fabricante havia me dito que era 24VCC com PWM, mas creio que seja bem capaz de ser 24VCA, o 0-10V é a saida de um CLP que controla o freio, por isso a necessidade do 0-10V, sim possuo o trafo.

Obrigado.

Encontrei algo que me ajudou a entedner melhor: Freio Magnético.

O PDF acima não é do seu modelo, mas pude perceber que essa máquina funciona com 24V CA e não CC. Nesse caso, teremos que ter uma certeza da sua parte.

Outra coisa, você está refazendo o sistema de controle do zero? Pois dessa forma, não precisamos variar de 0 a 10V o sinal de controle. Pode ser qualqyer valor q quisermos.

Pelo PDF, vi que você deve possuir um trafo abaixador de 110/220 até 24CA e esse tensão alimenta seu equipamento, certo? Dessa forma, usaremos um acoplador optico para isolar o PIC da parted e potência e usar um TRIAC para controlar o equipamento.

Falou

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...