Ir ao conteúdo

readkey

cjjunior

Posts recomendados

Postado

Estou começando hoje a programar pascal

o codigo

readkey;

sempre tem que por no projeto?

porque quando nao coloco, na hora de executar, encerra o programa antes de calcular.

sera que pode ser o tipo de projeto que estou utilizando, eu utilizo aplicaçao console, no programa Lazarus.

Postado

Se não colocar, o programa fecha sem que o usuário veja o resultado.

O programa executa comando por comando. Quando chega ao "end.", ele fecha, pois não há mais o que fazer.

Portanto, sempre termine com um comando para esperar o usuário pressionar alguma tecla ou aguardar alguns segundos, ou o programa finaliza.

Pode ser (escolha um):

readln[color=#323232];[/color] [color=#969696]// aguarda o usuário apertar ENTER[/color]
readkey[color=#323232];[/color] [color=#969696]// aguarda o usuário pressionar qualquer tecla[/color]
[color=#c73a69]delay[/color][color=#323232]([/color][color=#1094a0]5000[/color][color=#323232]);[/color] [color=#969696]//aguarda aproximadamente 5 segundos (pode mudar o valor, se quiser)[/color]

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...