Ir ao conteúdo

Athlon Xp 2600+ Axda2600kv3d (bichada)

Arturus of Minoc

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou tendo um problema com este processador. Comprei uma placa mãe nova e esta criança. Depois de instalar e rodar na configuração padrão (166 x 12.5) o sistema começou a ficar instável. Travava a toda hora. A temperatura não passava de 50°C full load. Cheguei até a trocar a placa mãe achando que fosse alguma bronca com o ASUS C.O.P. pois as vezes o micro dava reboot. Depois de constatar que não era a placa mãe, achei que fosse a placa de vídeo esquentando. Peguei uma FX 5600xt emprestada mas continuou a mesma coisa. Depois de quase perder as esperanças pensei no mais obvio, que o processador poderia estar com problema, joguei o clock para 160x12.5, desde então o micro está "rock solid". Não da uma travadinha sequer. Desmontei o micro e olhei o OPN (está no título do tópico) e realmente é um XP 2600+. Um amigo meu tem um processador igualzinho e está rodando 166x13.5 e está estável.

Será que a bronca é no processador mesmo? Ele deveria aceitar muito bem um overclock, mas não consegue sustentar nem o seu clock padrão. O sistema atual é:

Athlon XP 2600+ Model 8 Thoroughbred

2 x 256 DDR PC3200 400MHz Samsung

Asus A7N8X2.0 Deluxe

Pine Geforce4 MX440 64MB DDR

Fonte XPC 450W.

HD Quantum Fireball lct30

HD Quantum Fireball lct20

Vocês tem alguma sugestão do que posso fazer? Alguém vai dizer: vai na loja e troca, mas eu comprei em brasília, teria que mandar por sedex por um amigo, etc.. Ai fica complicado, só queria fazer isso em último caso.

Agradeço antecipadamente a atenção e a ajuda.

• Membro VIP
Postado

Arthurus,

como está as voltagens da fonte? pode ser que ela não esteja mandando bem o seu processador e por isso, só funciona quando faz o downgrade

Postado
Postado Originalmente por BAGA@15 mar 2004, 01:52

Arthurus,

como está as voltagens da fonte? pode ser que ela não esteja mandando bem o seu processador e por isso, só funciona quando faz o downgrade

Peguei duas medições, a da BIOS e a do placa-mãe Monitor:

BIOS:

VCORE = Oscilando entre 1,69 e 1,71.

+3,3 = Oscilando entre 3,37 e 3,39.

+5 = 4,94

+12 = 12,67

placa-mãe Monitor:

VCORE = 1,70

+3,3 = 3,39

+5 = 4,95

-5 = -5,30

+12 = 12,10

-12 = -12,51

Pelas especificações da AMD o VCore desse processador deve ser de 1,65V. Seria esse o problema?

• Membro VIP
Postado

Apesar de a sua memória ser PC3200, pode ser ela, já que com 160MHz estabilizou.

Qual software você usou pra ver a temperatura?

Veja com quem tem placa Asus A7N8X como ver a temperatura medida pelo diodo térmico. Ai você terá uma medida mais real.

Rapidamente você pode tentar rodar em 12.5x166MHz com o gabinete aberto e ver se tem problema. Se não tiver pode ser a temperatura.

Postado
Postado Originalmente por sledgehammer@15 mar 2004, 06:57

Apesar de a sua memória ser PC3200, pode ser ela, já que com 160MHz estabilizou.

Veja com quem tem placa Asus A7N8X como ver a temperatura medida pelo diodo térmico. Ai você terá uma medida mais real.

Rapidamente você pode tentar rodar em 12.5x166MHz com o gabinete aberto e ver se tem problema. Se não tiver pode ser a temperatura.

Sledge, antes de usar estes dois pentes PC3200 eu tinha 2 pentes PC2100 - 266Mhz. Rodei todo tipo de configuração nas memórias: SPD, agressiva (133-> 166), etc. Trava do mesmo jeito. Depois da troca das memórias continuou a mesma coisa.

Eu também achei que fosse a temperatura. Mas o meu gabinete tem 2 coolers de fonte, um na frente (fiz um casemod hehe) e outro atras criando uma corrente de ar dentro do micro. Além disso eu já testei colocar o ar-condicionado do quarto na mínima temperatura possível com o gabinete aberto, eu já estava tremendo de frio e mesmo assim o micro travou. Uso o Motherboard Monitor 5 para checar as temperaturas.

Postado

Bem faz o seguiente, tenta rodar em 10X166 para ver o que acontece, só para testar as memorias em ddr-333 (só para tirar a duvida)- rode o prime95 por uma hora ou duas. Se funcionar o problema esta em outro lugar

em relação ao seu processador ser na verdade um xp1700+ remarcado para xp2600+, isso aconteceu de mais com os t-bred, eles falsificavam até mesmo as etiquetas

Outra coisa, muito estranha mesmo o vcore padrão do xp2600+ t-bred é 1.65v e não 1.7v, to achando que esse processador é mesmo remarcado e você foi enganado :(

Postado
Postado Originalmente por Arturus of Minoc+15 mar 2004, 08:40-->
sledgehammer@15 mar 2004, 06:57

Sledge, antes de usar estes dois pentes PC3200 eu tinha 2 pentes PC2100 - 266Mhz. Rodei todo tipo de configuração nas memórias: SPD, agressiva (133-> 166), etc. Trava do mesmo jeito. Depois da troca das memórias continuou a mesma coisa.

Eu também achei que fosse a temperatura. Mas o meu gabinete tem 2 coolers de fonte, um na frente (fiz um casemod hehe) e outro atras criando uma corrente de ar dentro do micro. Além disso eu já testei colocar o ar-condicionado do quarto na mínima temperatura possível com o gabinete aberto, eu já estava tremendo de frio e mesmo assim o micro travou. Uso o Motherboard Monitor 5 para checar as temperaturas.

comigo tambem aconteceu um problema parecido e tive que fazer downgrade pra funcionar senão ficava igual o seu... reiniciando... travando e os cambal a 4..

ADVINHARAM O QUE ERA??

hehehe... o proc estava com uma beiradinha do CORE QUEBRADA... coisa poca mesm... mas detonou... tô com ele funfando até hoje em downgrade... temperatura não passa de 50°c também.....

Postado
Postado Originalmente por edurm@15 mar 2004, 10:09

Bem faz o seguiente, tenta rodar em 10X166 para ver o que acontece, só para testar as memorias em ddr-333 (só para tirar a duvida)- rode o prime95 por uma hora ou duas. Se funcionar o problema esta em outro lugar

em relação ao seu processador ser na verdade um xp1700+ remarcado para xp2600+, isso aconteceu de mais com os t-bred, eles falsificavam até mesmo as etiquetas

Outra coisa, muito estranha mesmo o vcore padrão do xp2600+ t-bred é 1.65v e não 1.7v, to achando que esse processador é mesmo remarcado e você foi enganado  :(

edurm,

Eu já testei a máquina em 12 x 166 e ela rodou perfeitamente por várias horas. Fiz várias combinações de multiplicador e clock porém sempre que ultrapasso os 2005 MHz o micro fica instável. Abaixo disso é bronca zero.

Sobre o processador ser falsificado eu não estou descartando a hipótese, acho que pode ser mesmo. Na verdade tudo indica que seja. Vou imprimir o tutorial para verifiação do processador agora e vou desmontar o micro, daqui a pouco posto a novidade.

Postado

Pronto, está resolvido o mistério. O processador foi falsificado mesmo.

Desmontei o micro e pude constatar várias pontes onde a película do processador foi violada e outras que estavam intactas.

Tirei uma fotocópia do processador e depois digitalizei, a qualidade não ficou muito boa mas era o que dava para o momento. Não sei se pode postar fotos aqui no forum, sou novato, então vou colocar só o link para a mesma.

-= FOTO DO PROCESSADOR ADULTERADO =-

Oh mundo cruel... :(

Postado

Já repararam no tanto de gente que tem problemas com o XP2600? Inclusive eu tive. Isso se explica em partes porque ele é alvo de falsificação (custa mais caro).

Sem contar as temperaturas, todos os Athlon acima de XP2500 são mais "esquentadinhos".

A maior dificuldade para detectar as falsificações são os trabalhos "artísticos" quase perfeitos; só com lentes muito boas você consegue ver as soldas. (eles lixam o verniz, fazem as micro soldas e reaplicam o verniz sem mudanças de tonalidade e sem camadas excessivas). :angry:

O OPN é uma dica mas basta o falsificador colocar uma etiqueta válida e pronto.

Isso é @#$@#$@#.

Postado

A falsificação que fizeram no meu processador foi MUITO TOSCA. A etiqueta até estava bem impressa mas a fonte estava um pouco diferente. Já o corte no verniz foi muito mal feito. Em volta dos furos houve uma mudança na tonalidade que da pra notar fácil. O lance é que eu nem desconfiava que existia esse tipo de coisa.

Eu já falei com meu amigo em Brasília, estou mandando o material na quinta-feira e ele vai na loja trocar o processador. Vou fazer um tutorial para ele verificar na hora se o outro não esta falsificado também.

Eu não sei o nome da loja, mas vou perguntar e divulgo aqui pra vocês tomarem cuidado.

Talvez eu até peça para ele trazer outro modelo que não seja tão visado pelos falsificadores, pois de repente vai que ele não consegue identificar a falsificação e eu pego outro abacaxi. Vocês tem alguma recomendação? Barton? 2800+ ou 3000+ também?

Agradeço a todos que me ajudaram nessa empreitada dando dicas e apoio. :-BEER

Postado

Cara, tem algo muito ruim ai, ou o processador ou fonte, pois o meu esta rodando tranquilo a 11x200 é um 2600+ (333Mhz)

Não tem como você trocar na loja que comprou?!

Postado

Os novos processadores sao todos travados justamente por esse motivo, os novos bartons fabricados após a semana 39 sao todos travados e impossiveis de serem adulterados. Falou

Postado

Ola pessoal, meu caro arturus, preste atenção com este seu 'amigo' de Brasília, pois o produto em questão é de uma loja muito conhecida no paraguay, digo isto por causa do selo de garantia que eu conheço, vou dar uma resumida para não ser inconveniente, mas ao que tudo indica seu amigo ou foi buscar ou comprou de alguma mula que foi buscar para ele, conforme conferi no site da loja a garantia de la já se foi e alguém tera que arcar com o prejuizo, ou a mula ou alguém intermediário até você, provavelmente você não sera ressarcido, por isso avise ao seu amigo antes de mandar o produto, e se foi de loja manda a PM la pois é tudo contrabando, esta certo que 100% dos processadores no Brasil são do paragua, mas de pouquim em pouquim a máfia vai acabar se desmanchando, segue abaixo o que esta escrito no site assim que se digita o código da etiqueta , ahh e vi a etiqueta na foto que você postou...

Data final da garantia: 09-01-2004

Data da venda: 10-12-2003

Número de série: AA5571898

Nota de venda: 1038377

Como se percebe já faz uma cara que este produto foi comprado.

Bem, digitei até demais, nem faço questão ao gastar meu tempo, porém minha intenção é de ajudar a todos que se envolvem com este tipo de problema, pois sei como é isso, e o prejuízo machuca muito a nós trabalhadores honestos...

Até...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...