Ir ao conteúdo

Recomeçando em Pascal

-Nocturne-

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal. Formei em Ciências da Computação em 2003. Trabalhei alguns anos como técnico em informática, mas acabei passando em um concurso do Estado e parei de mexer com informática. Queria recomeçar, mas já fazem 8 anos que formei e sinceramente não lembro mais nada. Pensei em recomeçar pelo Pascal, apesar de ter em casa livros de Java (Bíblia) e Delphi (Bíblia). Tenho também alguns materiais de Pascal, mas acho que teria que recomeçar por algum outro material talvez, pois perdi a lógica da programação, pelo tempo de inatividade. Alguma sugestão? Conto com a ajuda de todos. Não se se estou postando no local correto, pois faz muito tempo que não acessava o fórum. Então se estiver errado me desculpem.

Postado

sei,mas com um pouco de atenção dá pra entender bem o conteudo.

se você quiser posso fazer uma pequena apostila pessoalmente com os pontos principais da programação em lingajem pascal.

talvez demore um pouco por que ando meio ocupado,mas posso fazer se quiser.

Postado

Para exibir a página corretamente:

Firefox: Exibir > Codificação > Ocidental (Windows-1252) [caso não apareça, Mais > Europeu ocidental > Ocidental (Windows-1252)].

Opera: Menu > Página > Codificação > Ocidente/Europeu Ocidental > Windows-1252.

Chrome: Ferramentas > Codificação > Ocidental (Windows-1252).

Safari: Exibir > Codificação do texto > Europeu ocidental.

Internet Explorer: Página (ou Exibir no menu) > Codificação > Europeu ocidental (Windows).

Postado
sei,mas com um pouco de atenção dá pra entender bem o conteudo.

se você quiser posso fazer uma pequena apostila pessoalmente com os pontos principais da programação em lingajem pascal.

talvez demore um pouco por que ando meio ocupado,mas posso fazer se quiser.

Obrigado, por ora vou lendo esta do link mesmo e pergunto qualquer coisa, até porque à medida q vou lendo ja lembro mais facilmente do que alguem q nunca mexeu com isso.

Estou meio em dúvida ainda pra qual área eu parto, se sigo pela programação ou foco em photoshop, dreamweaver, etc...

É porque eu comprei mtos livros, tenho biblia do delphi, do java, biblia do sql server, enfim, ai estou meio perdido, se alguem puder me ajudar.

Postado

creio que se você souber dividir seu tempo,vai poder ter um pouco de cada.

Tente focar por enquando no pascal e no delphi,programação é um mercado lucrativo.E quanto mais você aprender melhor!Parta para o java e servidores sql,as possibilidades são infinitas.

precisando de ajuda,é so falar

Postado
creio que se você souber dividir seu tempo,vai poder ter um pouco de cada.

Tente focar por enquando no pascal e no delphi,programação é um mercado lucrativo.E quanto mais você aprender melhor!Parta para o java e servidores sql,as possibilidades são infinitas.

precisando de ajuda,é so falar

Farei isso, até porque estudar a mesma matéria todos os dias é cansativo. Mas de qualquer forma já estou estudando pra concursos, mesmo que indiretamente.

A propósito surgiu uma dúvida besta, mas não estou me recordando do significado.

Program CalculaComprimentoFio;
Uses
CRT;
Begin
Clrscr;
Writeln ('O comprimento mínimo de fio é: ',SqRt(Sqr(11.5)+Sqr(6.3)):6:2,' metros.');
Readkey
End.

Não consigo saber o que significa o :6:2 ao final do comando. Sei que o :2 significa 2 dígitos após a vírgula, e o :6 , se me lembro bem, significa andar 6 colunas à direita, servindo apenas para posicionamento, confere? Agora não me recordo se obrigatoriamente, para indicar quantos dígitos eu quero após a vírgula, eu tenho que indicar o número de colunas também, mesmo que seja :0:2 ou se há alguma outra forma de fazer isso, sem indicação do número de colunas à direita, apenas com o número de casas decimais. Não sei se entendeu minha dúvida.

Já neste outro programa que apenas mostra na tela o resultado de algumas operações aritméticas:

Program Calculos;
Uses
CRT;
Begin
Clrscr;
Writeln (2*6+11*5);
Writeln (20/(-2)/5);
Writeln (20/2*2);
Writeln ((3+9)/3*4);
Writeln ((5*6/(3+2)-15*4)/6-4);
Writeln (4+32*2-7*2/(9-2));
ReadKey
End.

Não consigo fazer o uso da mesma função :0:2 por exemplo, pois acusa erro de sintaxe, só funciona se eu usar apenas :2

Ai fiquei confuso. Se puder me ajudar.

Postado

olha,nao entendi exatamente o seu erro,mas eu testei esses dois códigos no pascalzim e não deu nem um erro.

se puder me explicar melhor,eu ajudaria mais

Postado
olha,nao entendi exatamente o seu erro,mas eu testei esses dois códigos no pascalzim e não deu nem um erro.

se puder me explicar melhor,eu ajudaria mais

Do jeito que está não tem erro, mas se eu quiser colocar por exemplo:

Program Calculos;
Uses
CRT;
Begin
Clrscr;
Writeln ((2*6+11*5):0:2);
Writeln ((20/(-2)/5):0:2);
Writeln ((20/2*2):0:2);
Writeln (((3+9)/3*4):0:2);
Writeln (((5*6/(3+2)-15*4)/6-4):0:2);
Writeln ((4+32*2-7*2/(9-2)):0:2);
ReadKey
End.

Para limitar o número de casas decimais em 2, depois da vírgula, ai já acusa erro de compilação, sendo que no primeiro exemplo não dá este problema.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!