Ir ao conteúdo

Ajuda com fonte chaveada

Sink00

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

Estou precisando colocar um conversor DC/DC do tio SEPIC em uma placa. A entrada deve ser de 9 a 27V e uma saida de 14V. O projeto do conversor em si é meio complicado mas da para fazer. O meu problema está em achar um CI com disponibilidade dentro do Brasil. Eu não posso importar neste caso e seria para produção então farnell esta fora de cogitação. Algum sabe de algum CI que possa ser utilizado para o projeto de um conversor deste tipo que possa ser encontrado facilmente aqui no Brasil? Eu fiz um projeto inicial co um LM3488 mas eu não acho ele por aqui. Acreditos que muitos dos conversores do tipo Boost possam ser utilizados, mas nem todos serão simples.

Obrigado.

Postado
Boa tarde,

Estou precisando colocar um conversor DC/DC do tio SEPIC em uma placa. A entrada deve ser de 9 a 27V e uma saida de 14V. O projeto do conversor em si é meio complicado mas da para fazer. O meu problema está em achar um CI com disponibilidade dentro do Brasil. Eu não posso importar neste caso e seria para produção então farnell esta fora de cogitação. Algum sabe de algum CI que possa ser utilizado para o projeto de um conversor deste tipo que possa ser encontrado facilmente aqui no Brasil? Eu fiz um projeto inicial co um LM3488 mas eu não acho ele por aqui. Acreditos que muitos dos conversores do tipo Boost possam ser utilizados, mas nem todos serão simples.

Obrigado.

Eu não sei que conversor DC/DC do "tio SEPIC" é esse e posso até estar falando uma grande besteira, mas existem CI's como o TL494, SG3525 e o UC3842, sendo que esse primeiro eu já utilizei em fontes chaveadas DC/DC para amplificador automotivo.

Mas se eu falei besteria aqui, por favor descarte!!!! :P

Postado

Opa, seria "tipo SEPIC" hehe. Basicamente é isto: http://en.wikipedia.org/wiki/Single-ended_primary-inductor_converter

porém em aplicaçõs reais no lugar da chave vai um FET. E dai você usa com CI para ser o driver do FET de acordo com uma referencia que você pega da saida da fonte. Existe um problema também de compensação que tem que ser feito devido a criação de pequenos polos e eros no sistema de acordo com a frequencia do PWM escolhida.

Eu não sou nada entendido em fontes. Eu sei o basico mesmo então pode ser que os CIs que você passou me possam ser uteis de algum modo mas eu que não sei usar. Eu so sei montar a fonte do modo tradicional mesmo com CIs especificos para isso (normalmente são os mesmos utilizados para convesores do tipo boost que tenham uma saida para ser driver de um FET).

Abs

Postado
Opa, seria "tipo SEPIC" hehe. Basicamente é isto: http://en.wikipedia.org/wiki/Single-ended_primary-inductor_converter

porém em aplicaçõs reais no lugar da chave vai um FET. E dai você usa com CI para ser o driver do FET de acordo com uma referencia que você pega da saida da fonte. Existe um problema também de compensação que tem que ser feito devido a criação de pequenos polos e eros no sistema de acordo com a frequencia do PWM escolhida.

Eu não sou nada entendido em fontes. Eu sei o basico mesmo então pode ser que os CIs que você passou me possam ser uteis de algum modo mas eu que não sei usar. Eu so sei montar a fonte do modo tradicional mesmo com CIs especificos para isso (normalmente são os mesmos utilizados para convesores do tipo boost que tenham uma saida para ser driver de um FET).

Abs

Qual a corrente que você precisa? O TL494 funciona de 7V a 40V (segundo o datasheet), então nesse detalhe ele lhe atende. Dê uma olhada AQUI na página 9, tem o circuito que você precisa, acredito eu. Eu faria algumas alterações nesse circuito proposto pelo datasheet, mas é basicamente isso aí.

Estou certo? :unsure:

Postado

Leandro, obrigado pela ajuda, mas creio que este circuito não serve para mim, pois eu preciso de um conversor que consiga tanto converter uma entrada menor quanto uma maior que a saida. o SEPIC basicamente é um buck-boost porém com uma saida nao invertida. Provavelmente muitos CIs serviriam para mim, eu so nao sei implementar com todos. Samuel, seria bem util se ele fizesse projeto para fontes SEPIC, porém ele so faz para buck ou boost. No site da National tem um aplicativo que faz o projeto do conversor, porém eu nao consigo achar nenhum dos CIs deles possiveis aqui no Brasil.

Mais alguem tem alguma sugestao?

Obrigado

Postado
Postado
Leandro, obrigado pela ajuda, mas creio que este circuito não serve para mim, pois eu preciso de um conversor que consiga tanto converter uma entrada menor quanto uma maior que a saida. o SEPIC basicamente é um buck-boost porém com uma saida nao invertida. Provavelmente muitos CIs serviriam para mim, eu so nao sei implementar com todos. Samuel, seria bem util se ele fizesse projeto para fontes SEPIC, porém ele so faz para buck ou boost. No site da National tem um aplicativo que faz o projeto do conversor, porém eu nao consigo achar nenhum dos CIs deles possiveis aqui no Brasil.

Mais alguem tem alguma sugestao?

Obrigado

Amigo, acredito que se você calcular o circuito para, quando houver 9V na entrada tiver 14V na saída, o próprio CI irá corrigir a tensão de saída, sendo qual for a de entrada da fonte, dentro do limite de funcionamento do CI. O que você faria na verdade, seria apenas um converdor tipo Booster e a partir daí o resto seria com o CI. Quando a tensão de saída ultrapassar a referência no comparador, o CI "pára" de oscilar, até que a tensão caia. Após isso ele volta a oscilar novamente, até que a tensão atinja novamente o ponto da referência. Acredito que, mesmo com a tensão de entrada acima da tensão de saída, ele irá fazer o trabalho perfeitamente.

Se eu falei besteira, por favor me corrijam, pois não tenho experiência em conversores Boost/Buck. :unsure:

Postado

Oceano, muito obrigado pelas referencias, porém eu ja tenho varios artigos de como realizar o projeto de um conversor SEPIC. O meu graaande problema é achar algum CI com disponibilidade nacional (Farnell não conta) em algum distribuidor. Eu ja tentei procurar alguns mas não achei nada disponivel ate agora. Mas de qualquer forma obrigado.

Leandro, leia o segundo documento que o Oceano passou. La explica o por que um conversor boost normal não funcionaria, e qual a relação dele com o SEPIC. La explica o equacionamento do conversor, e ele tende a ser um pouco chato, por isso que eu estou procurando um tipo especifico de CI (que seria o que eu sei usar). O CI utilizado como exemplo no primeirio documento que o Oceano passou é um bom exemplo. Como e disse, provavelmente existem muito mais possibilidades, porém a minha falta de conhecimento no assunto que limita tudo hehe.

Abs

Postado

Bom ainda estou com o problema. Eu ja tentei fazer o projeto de um Step-up/down com o MC34063 seguindo este AN: LINK porém a corrente de pico fica muito alta. ALguem tem alguma ideia magica?

Postado

para se poder algo sera necessario saber os parametros do circuito que esta a desenhar e o esquema do mesmo

de qualquer forma usar um transistor externo com caracteristicas necessarias pode resolver o seu problema ou olhar para a formula da corrente de pico e ver quie parametros pode alterar ( Lmin?)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!