Ir ao conteúdo

Ati Radeon + Mandrake 10.0

Ichigeki

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Eu instalei ontem o Mandrake 10.0 e instalei o driver proprietário da ATI. Mesmo não usando o driver, acontece da tela estar deslocada para a direita.

Tentei usar o xvidtune para centralizar a tela, realmente funciona. Mas quando eu passo os parêmetros pro arquivo XF86Config-4 (Section Monitor -> ModeLine) e reinicio a máquina...a tela volta a ficar deslocada! Esse recurso funcionava perfeitamente em outras distros que utilizei...

Alguém tem alguma solução para meu problema? :(

• Membro VIP
Postado

Outra opção é o sistema estar utilizando um arquivo de configuração direto no diretório do usuário...

Isso não é muito comum mas é possivel.

Veja se tem algum arquivo XF86Config no diretório home do usuário.

• Membro VIP
Postado

já tive um problema com isso e a solução foi uma detalhada configuração(na mão) das frequências do monitor...

Pegue o "manuel" de seu monitor, e comece a editar o XF*** com as frequências suportadas para cada resolução quem sabe resolve...

[]'s...

Postado

entendi...pior que eu tentei isso, sem solução. A tela continua deslocada para a direita...

Parece que o deslocamento se agrava após instalar o driver proprietário da ATi...acredito que seja algum bug do XFree que vem no CD do Mandrake 10.0 com o driver.

O mais estranho é que eu dou xvidtune -show com os drivers nativos do Xfree e aparece:

"1024x768" 94.50 1024 1080 1176 1376 768 769 772 808 +hsync +vsync

...já com o driver...

"1024x768" 94.50 1024 1080 1176 1376 768 769 772 808

cade o +hsync e o +vsync? Sumiram...e mesmo forçando no arquivo de configuração...

Modeline "1024x768" 94.50 1024 1080 1176 1376 768 769 772 808 +hsync +vsync

...o problema continua a aparecer, como se ele simplesmente ignorasse a configuração.

Será que há algum modo de forçar o +hsync e o +vsync de outra forma a não ser pelo XF86Config-4??

Postado

Consegui!! Depois de muita busca pela internet descobri que o driver tem um bug numa das opções do XF86Config-4, na opção dentro de "Device" tem que estar assim:

Option "IgnoreEDID" "on"

Aí o Modeline é reconhecido na inicialização do X.

Valeu pela ajuda aí pessoal! E fica a dica pra quem for instalar este (horrível) driver da ATi...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!