Ir ao conteúdo

Transformando os processadores K7 em Mobile

gfranzoi

Posts recomendados

Postado

Marcel Passos, o mod funciona com qualquer chipset VIA posterior ao KT266, e funciona com qualquer processador da série K7, ou seja, funciona com a sua config sim.

Olá Cabece, ja tive uma experiência com um Duron 1.8 sim, coloquei 166x13,5 tranquilamente. Como o processador não era meu, não forcei mais.

Abraços

Postado
Postado Originalmente por gfranzoi@29 set 2004, 12:39

Marcel Passos, o mod funciona com qualquer chipset VIA, posterior ao KT266, e funciona com qualquer processador da série K7, ou seja, funciona com a sua config sim.

beleza cara... muito obrigado por responder... assim q tiver tempo vou fazer isso e posto o resultado aqui, espero q bem sucedido... hehehe

ah, muito boa a dica cara, meus parabéns...

valeu...

:-BEER

Postado

pessoal desligei as pontes L6 para minha maquina que está na assinatura desbloquear o mutiplicador 17x pra posteriormente usar o programa CPUMSR, a CPU nem foi pro post, tentei 15x, nada, resultado tentei deixar como estava (11X) :cry: não da mais boot, será que perdi meu barton 2800+? :(:ahh::ahh::ahh: , notei que quando raspei apareceu algo metalico depois da parte verde(ele é verde) será que tem jeito, obs: já consegui ligar a máquina mas tipo passa um tempo e o pc desliga sozinho :chateado: é como se com grafite não segura, o mesmo grafite que uso pra transformar em mobile e que funcionou, :tantan:, mas essa parte dourada que apareceu que é pouco mas fica entre as pontes como faço!!!!! por favor :ahh:

Postado

se eu passar verniz na parte que está descascada

e como faço para colocalas como default, esse eu comprar outra placa mãe que possa entrar no setup com ele em 24X? qual seria a Main Board? :help::help::help:

Postado

Kras, vou falar uma coisa que me deixou intrigado essa semana. Comprei uma placa da PC Chips, pra montar uma máquina com baixo custo. A placa é a m825, que já vem com processador PRO 3100a+.

Imaginei que seria um Duron da vida, embora nunca tenha visto um duron 3100+. A minha surpresa foi a seguinte: o setup reconhece como 3100+, mas o Windows reconheceu como um Móbile Atlhon Xp 2200+

E aí??????? A placa custou menos de 400 reais!!!! e não mexi no proc

Postado

cara

aqui nu ndeu certo o esquema não :(

meu proc é um thorton

ai tentei ativa e o bixin nen dava boot

nen ativava o monitor

ai eu apaguei o grafite com boracha e volto a funciona

mas vou tenta de novo

nun sei o q eu errei =/

fuiz

Postado

Cara, to com uma dúvida ULTRA SINISTRA. Li o tópico todo, mas ainda fiquei com dúvida. Perdoe a minha ignorância, mas:

Possuo um XP 2400+ (da assinatura) que não sei se o multiplicador é travado (eu acho que é), pois, em FSB 133, o default é 15x, mas posso subir pra qualquer multiplicador que ele continua rodando a 2000Mhz (padrão dele = 133x15).

Atualmente, ele roda em 166x13 e parece destravado, pois rodando em FSB de 166, se eu subir o multiplicador, ele sobe freqüência agora, coisa que não acontecia antes!!!

Bem, dadas as informações, gostaria de saber o seguinte:

> Se eu transformar ele em XP-M, como ele vai ligar no multiplicador? 166x15? Ou nesse tal de multiplicador máximo que vocês disseram?

> O meu interesse em transformá-lo em mobile, é que minha Soyo KT600 não tem ajuste de v-core, e, por isso não consigo overclocks muito altos. Pra ter idédia, ele liga como Athlon XP 2700+ (166x13) e quando coloco para 2800+ (166x13,5), já aparecem artefatos em jogos.

> Resumindo: Quando eu passar (se eu passar) ele para mobile, vou poder fazer um overclock mais alto (mesmo sem ajuste de v-core)?

> Caso não adiante, existe algum programa para eu aumentar o v-core via sofware para minha mb? (SY K7VKP3 KT600 Dragon Plus 1.0)

Espero ter sido claro nas explicações!

Valeu!

Postado

Olá galera!!!!

Primeiro queria falar o quanto esses semprons são valentes!!! O bichinho bom de over!!! Meu irmão pegou um pc com uma ecs 741Gx e um semprom 2200+ eu coloquei ele pra funciona em 225Mhz externo e ele rodou redondinho, sem nada até a temp era super baixa ( não tem mais nada de opção só o FSB mesmo )!!! O problema é q a placa só vai até 333 e ela já estava em 450 então eu queria fazer assim colocar ele em mobile e aumentar o multplicador também entende pra não fica forçando só o FSB.... Tem como ??? Esse chipset SIS 741 GX suporta isso??? Nota com esse Over eu consegui 1567 pontos no 3D mark 2001 SE com video on-board....

BRUNO

Postado

Sam23, em algumas placas-mãe, é setado automaticamente o multiplicador máximo que você deixou n L6, mas esse não parece ser seu caso. Seu pc não dá vídeo? É bem provavel q tenha matado o seu processador, infelizmente.

Khullk, da uma olhada no processador e confere. Poste para nós se realmente for um mobile

TioBily, vê se você não uniu duas pontes diferentes por acidente.

LBARROS, O multiplicador maximo do seu cpu é 15, pra baixo disso você consegue mexer sem problemas. Por isso quando vcestá em 166x13, você consegue alterar a freqüência mexendo no mult. Quando você ativar o PowerNow!, o mais provável é que ligue como está setado no setup, são raros os casos onde o pc liga com o mult. maximo setado. Ativando esse recurso, você vai poder mudar o v-core e o multiplicador pra cima de 15 pelo CPUMSR. Não vai haver nenhum ganho em overclockabilidade.

vermerastejante Da pra transformar sim, vai ficar bom.

MAIS UM VEZ, QUANDO SURGIR ALGUM MÉTODO PARA FAZER ISSO COM CHIPSET NFORCE, EU POSTO AQUI NO MESMO DIA! Evitemos perguntas repetitivas e desnecessárias.

Abraços,

Gabriel

Postado

O multiplicador maximo do seu cpu é 15, pra baixo disso você consegue mexer sem problemas. Por isso quando vcestá em 166x13, você consegue alterar a freqüência mexendo no mult. Quando você ativar o PowerNow!, o mais provável é que ligue como está setado no setup, são raros os casos onde o pc liga com o mult. maximo setado. Ativando esse recurso, você vai poder mudar o v-core e o multiplicador pra cima de 15 pelo CPUMSR. Não vai haver nenhum ganho em overclockabilidade

Isso que eu queria saber! Pois ouvi/li em algum lugar, que, para um melhor overclock, é bom aumentar de 0,25 em 0,25 volts no core. O meu, em 166x13, fica beleza, mas se coloco em 166x13,5, já gera artefatos no FarCry.

Será que se eu fizer este mod, e aumentar um pouco a tensão, eu conseguiria um clock mais alto?

Outra coisinha, com FSB 200Mhz, consigo alguma coisa com ele?

Postado

gfranzoi, Eu Estou rodando ele redondo temperatura do CPU Full chega à 48 no maximo e o Case em 36 mesmo, agora só quero saber o que eu faço para passar algo que fixe os multiplicadores pois o grafite parece se desfazer depois de umas 2 semanas sei lá da ultima vez ele rodou beleza, 13,5 X 166, e depois de uma semana não deu o boot só que eu já sabia o que era tirei o processador apaguei o grafite e passei o 6 B novamente e tá funcionando a uns 4 dias sem problema nenhum, tá pra chegar minha placa-mãe - DFI Lan Party Nf2 Ultra B, quero saber se não posso deixar sem grafite que fica setado 24X, sem a placa mãe setar os 24x aí ele entra normal entende?, ou gostaria de saber se tem algo mais resistente do que o grafite; PS: no caso da L2 - Mobile o grafite segura acho que por um longo tempo pois tenho mais espaço para riscar bem feito já nos multiplicadores fui tirando uma ligação aqui outra ali e agora só tá interligado a ultima ponte, da (23x) esse é meu pro!!! :wacko: não matei o processador! ufa :zoio::bandeira::D Agradeço desde já valeu por me responder!!! :rolleyes:

Postado

Será que se eu fizer este mod, e aumentar um pouco a tensão, eu conseguiria um clock mais alto?

Outra coisinha, com FSB 200Mhz, consigo alguma coisa com ele?

Com certeza com um vcore maior, você consegue um clock maior. Quanto ao FSB, vai depender muito das tuas peças, pra saber é só testando.

gfranzoi, Eu Estou rodando ele redondo temperatura do CPU Full chega à 48 no maximo e o Case em 36 mesmo, agora só quero saber o que eu faço para passar algo que fixe os multiplicadores pois o grafite parece se desfazer depois de umas 2 semanas sei lá da ultima vez ele rodou beleza, 13,5 X 166, e depois de uma semana não deu o boot só que eu já sabia o que era tirei o processador apaguei o grafite e passei o 6 B novamente e tá funcionando a uns 4 dias sem problema nenhum, tá pra chegar minha placa-mãe - DFI Lan Party Nf2 Ultra B, quero saber se não posso deixar sem grafite que fica setado 24X, sem a placa mãe setar os 24x aí ele entra normal entende?, ou gostaria de saber se tem algo mais resistente do que o grafite; PS: no caso da L2 - Mobile o grafite segura acho que por um longo tempo pois tenho mais espaço para riscar bem feito já nos multiplicadores fui tirando uma ligação aqui outra ali e agora só tá interligado a ultima ponte, da (23x) esse é meu pro!!!  não matei o processador! ufa    Agradeço desde já valeu por me responder!!! 

Usa tinta condutiva, mas TOME MUITO CUIDADO. Tem q dar a volta no corte, e não preenche-lo, caso contrário você mata o seu processador.

aí pessoal gostaria de saber se eu fizer o mod e minha placa não suportar mesmo com o bios mod ela queima?

Só existe risco de danificar seu hardware, se você fizer a ligação de modo errado. Faça exatamente como no guia que não há risco.

Abraços,

Gabriel

Postado

aí gfranzoi

eu nun liguei duas pontes não

até fiz de novo pra conferi

tipo

seraq pode ser pouco grafite?

ou algo assim?

grafite ruim

sei lá

o recomendado é o 2B?

eu tava usando o B nun sei se tem diferenca

valeu

Postado
Postado Originalmente por Khullk@03 out 2004, 02:50

Kras, vou falar uma coisa que me deixou intrigado essa semana. Comprei uma placa da PC Chips, pra montar uma máquina com baixo custo. A placa é a m825, que já vem com processador PRO 3100a+.

Imaginei que seria um Duron da vida, embora nunca tenha visto um duron 3100+. A minha surpresa foi a seguinte: o setup reconhece como 3100+, mas o Windows reconheceu como um Móbile Atlhon Xp 2200+

E aí??????? A placa custou menos de 400 reais!!!! e não mexi no proc

Gfranzoi, olha só: primeira placa que eu mencionei foi pra casa de um cliente, e como tinha lacre de garantia da própria PC Chips, eu resolvi não mexer. Mas peguei outra igualzinha essa semana, que por sorte veio sem esses lacres, e pude retirar o cooler e dar uma olhada no processador. Aí vai o código do mesmo:

AMXD-2000-JQ3C-Z380-641L-31097

Mais uma vez o windows reconheceu como Móbile 2000+, as vezes como Móbile 2200+, outra característica dos móbiles, que é se adequar ao uso do processador. Se estiver só digitando um texto, ele vai trabalhar a 2000+, se for em uma aplicação mais pesada, ele vai trabalhar a 2200+.

Não tentei overclockálo ainda, não sei do que é capaz, mas a placa eu peguei por cerca de 400 reais... M825LU

Tô achando um baita negócio...

Postado

Uma pequena dúvida pessoal...

minha placa-mãe, acho que por ser mais antiga já, (soyo kt333 dragon lite) não reconhece o meu XP2400+ com o mod como mobile... na inicialização ele mostra como "Unknown CPU type", assim como nas propriedades de sistema do windows... até aí td bem, porque quando entro no cpuid ou cpu-z ele mostra "AMD Athlon XP-M"...

A questão é... se depois eu quiser q volte td ao q era antes, é só eu religar as pontes L6 e aí apagar o grafite da L5?

volta ao normal?

alguém já testou?

Postado

Olá galera. :-BEER

Gfranzoi muito bom seu tópico, parabens!! :palmas:

Minha duvida é a seguinte:

Meu processador é uma Atlhon XP 2200+

Pelas varias tentativas de Overclock nele, observei que consigo muda o multiplicador do normal de 13,5 para outros valores como 10X, 11X,14X,15X,..., isso quer dizer que ele tem o multiplicador destravado?

Existe alguma vantagem em overclocar apenas aumentando o valor do multiplicador sem mexer no FSB?

Exemplo: Original : 133/33 x 13,5 = 1800 MHz

Over : 133/33 x 15 = 1995 MHz

Eu teria alguma vantagem em raspar meu CPU?

Que tipo de Over maximo minha maquina conseguiria "dar"?

Desculpem a quatidade de perguntas, mas vejo que o pessoal é bastante competente para me ajudar.

Obrigado a todos !!! :-BEER

Postado

beleza gfranzoi ?

Estava vendo que o Phoenyx lançou um BIOS mod adicionando suporte a;

- Nomenclatura do Mobile Athlon XP adicionada em todas as placas listadas no tópico fixo;

- Mod L12 built-in, desbloqueando os multiplicadores 10 e 10.5 quando o FSB é igual ou superior a 200MHz. Isto trará também um certo ganho no alcance do FSB(esse mod ainda está em fases de testes, além de ser destinado somente para as placas nForce listadas no tópico fixo).

Aqui vai o link do tópico do Phoenyx: http://forum.clubedohardware.com.br/index....c=139814&st=200

ai vai minha dúvida...

...eu tenho um Barton 2600+ travado, já fiz os procedimentos para destrava-lo mais quando ligo o PC aparece que o processador é desconhecido, e na BIOS ele não me deixa alterar o multiplicador, é possivel que com esse BIOS mod meu Barton seja reconhecido como um Mobile, outra coisa, será possivel tb alterar o multiplicador pela BIOS após colocar esse mod para rodar e ter feito os procedimentos para destrava-lo "Barton" ?

Ps. Pelo que entendi esse BIOS mod criado pelo Phoenyx possivelmente vai resolver o problema que o Nforce 2 tem em relação a esses procedimentos colocados nesse tópico por você, é isso ? :-BEER

T+

:joia:

Postado

Ola, estou muito motivado a tentar este mod eem meu processador barton 2500+ travado mas tenho uma duvida minha placa-mãe e uma AN7 e gostaria de saber se com ele vou obter o resultado esperado <_< e mais, quais sao as funcoes do (2 ponte) L6 mencionadas no topico original? :muro: apenas o preconfiguracao do multiplicador? e obrigatorio fazer esta modificacao ou apenas fecahndo o 3 serei capaz de mudar o multiplicador on the fly?? :muro: :muro: pr favor me ajudem! :palmas: :palmas: estou com medo de fazer :priv: e cometer outro processadorocidio hehehehee :priv:

Postado

TioBily, o recomendado é 6B.

Khullk,

outra característica dos móbiles, que é se adequar ao uso do processador. Se estiver só digitando um texto, ele vai trabalhar a 2000+, se for em uma aplicação mais pesada, ele vai trabalhar a 2200+.

Da onde você tirou isso? Tem o link de alguma matéria tratando disso? Se tiver por favor poste aqui, até onde sei isso não é verdade.

Marcel Passos, Desfazendo o processo, o seu CPU vai voltar a ser reconhecido como antes, ja testei.

Diogo Rios,

Meu processador é uma Atlhon XP 2200+

Pelas varias tentativas de Overclock nele, observei que consigo muda o multiplicador do normal de 13,5 para outros valores como 10X, 11X,14X,15X,..., isso quer dizer que ele tem o multiplicador destravado?

É destravado sim, :palmas:

Existe alguma vantagem em overclocar apenas aumentando o valor do multiplicador sem mexer no FSB?

Sim, vai aumentar a freqüência do seu CPU.

Eu teria alguma vantagem em raspar meu CPU?

Esse teu cpu tem o encapsulamento de pontes velho, não tem finalidade alguma raspá-lo.

Que tipo de Over maximo minha maquina conseguiria "dar"?

Cada exemplar duma peça de hardware é única. Não tem como te responder, nem tomando por base uma outra maquina igual a sua.

leandrolrs,

O seu CPU vai ser reconhecido como mobile sim, mas não vai dar pra trocar o multiplicador via bios. Esse biosmod NÃO resolve o problema com os chipsets nforce.

jctech,

você deve estar confundindo. A 2º ponte L5 libera a função das L6, e a 3ª ativa o power now. A sua placa-mãe é muito boa, você pode atingir um ótimo desempenho apenas elevando o FSB.

Só um problema, a sua placa-mãe tem chipset nforce, e NÃO FUNCIONA COM CHIPSET NFORCE

Vamos ler o tópico com atenção, pessoal.

Abraços,

Gabriel

Postado

Onde ver essa parada da semana para saber se é travado ou não ?

Meu processador no selinho está assim...

AXDA2600DKV4DZ363717260416

AQZAQ344UPMW1999AMD

Só sei que a p. do multiplicador não muda pela BIOS, não é possível :muro:

Isso seria semana 44 de 2003 ???????? travado ou não ?????

:unsure:

Postado

Onde ver essa parada da semana para saber se é travado ou não ?

Meu processador no selinho está assim...

AXDA2600DKV4DZ363717260416

AQZAQ344UPMW1999AMD

Só sei que a p. do multiplicador não muda pela BIOS, não é possível 

Isso seria semana 44 de 2003 ???????? travado ou não ?????

você deve ter copiado errado a segunda linha do código do seu cpu. Tem q ser "AQZA0344...." aí sim seria semana 44 de 2003 . Como dito no post original desse tópico, a partir da semana 39 de 03 todos são travados, sendo assim, o seu é travado sim.

Abraço

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!