Ir ao conteúdo

Autoexec.bat E Config.sys

dududu2

Posts recomendados

Postado

Boa Tarde

Gostaria de saber se existe algum comando que eu dava acrescentar ao autoexec . bat

e ao config.sys para que o micro reconheça o drive de cd-rom. Pergunto isso porque já aconteceu comigo de eu tentar instalar um drive de cd-rom antigo(8x) no DOS, e não consegui mesmo usando aquele disquete de boot do windows 98 e o próprio driver do cd-rom samsung scr-830

Postado

faça um disco de boot do windows q ele reconhece o drive de cdrom ... va em iniciar configuracoes painel de controle adicionar-remover programas disco de inicializacao criar disco e boa espre acabar e pronto ta feito o disco

• Membro VIP
Postado

dududu2, primeiramente desculpe a demora em responder a este seu tópico... acabei de colocar um arquivo em meu servidor para lhe ajudar neste caso. Bem, vamos ao que te interessa.

Vou te explicar direitinho como tudo funciona, para que você entenda bem o que está fazendo e assim terá grandes chances de não esquecer mais.

Para usar a unidade de CDROM no DOS é necessário que os arquivos MSCDEX.EXE e ATAPICD.SYS* estejam instalados e configurados corretamente no AUTOEXEC.BAT e CONFIG.SYS * O nome do arquivo (driver) pode variar de acordo com o fabricante do dispositivo.

O arquivo MSCDEX.EXE que citei muito provavelmente já existe em seu computador (em 99% dos casos existe). Ele é copiado para a pasta C:\WINDOS\COMMAND no momento da instalação do Windows. Caso não tenha esse arquivo, você pode copiá-lo manualmente usando o utilitário sfc se o seu sistema for o Windows 98. Não vou entrar em detalhes aqui, suponhamos que você tenha o MSDCEX.EXE no diretório C:\WINDOWS\COMMAND.

Já o arquivo ATAPICD.SYS é copiado para qualquer pasta, geralmente para uma pasta chamada CDROM (C:\CDROM) ou CDROMDRV (C:\CDROMDRV) e é fornecido pelo fabricante do dispositivo.

Uma vez que você tenha os dois arquivos na máquina, nos diretórios citados, a instalação (configuração) deve acontecer da seguinte forma:

1 - Certifique-se de que o arquivo MSCDEX.EXE esteja no diretório C:\WINDOWS\COMMAND. Se o mesmo existir mas em outro diretório não tem problema, basta indicar o caminho correto dele na linha de comando abaixo (item 3); verifique também e o arquivo ATAPICD.SYS (ou equivalente) se encontra no diretório CDROMDRV (usado neste como um exemplo).

2 - Abra o arquivo C:\AUTOEXEC.BAT usando um editor de textos (EDIT, Notepad etc.);

3 - Uma vez aberto o arquivo AUTOEXEC.BAT, inclua no final do mesmo a linha com os comandos abaixo, em seguida salve o arquivo e feche-o.

LH C:\WINDOWS\COMMAND\MSCDEX.EXE /D:MSCD000

4 - Agora é a vez de abrir o arquivo C:\CONFIG.SYS, siga as mesmas regras do passo anterior para abrir este arquivo quanto ao editor de textos usado. Após aberto inclua a linhas com os comandos abaixo, em seguida grave o arquivo e feche-o.

DEVICEHIGH=C:\CDROMDRV\ATAPICD.SYS /D:MSCD000 /V

5 - Reinicie o computador e verifique se o CD-ROM está sendo detectado, se não estiver provavelmente é algum problema de hardware, se isto ocorrer informe-nos para tentarmos lhe ajudar.

Se você não tem os arquivos que citei, achou confuso demais ou não entendeu nada do que estou falando proceda da seguinte forma:

1 - Baixe o arquivo indicado em nosso FAQ (cyb212.zip).

2 - Descompacte TODOS os arquivos para uma pasta à sua escolha (sugestão: C:\CDROMDRV);

3 - Execute o cyb212.exe ele extrairá mais 2 arquivos, o ATAPICD.SYS, que é o driver, e o outro é o INSTALL.EXE, que você executará para fazer o resto da instalação;

4 - Execute o arquivo INSTALL.EXE e siga as instruções apresentadas na tela;

5 - Reinicie o micro e pronto!

Espero que isto resolva seu problema.

Abraços,

Viny

Postado

Caro Sr. Vinícius

Fiz exatamente como você me ensinou, mas como eu imaginava, não deu certo! Não sei o que fazer. O drive de cd(Samsung scr-830, 8x)está funcionando perfeitamente pois antes de formatar o hd do micro em questão(P133, 32 MB)eu testei o cd-rom e ele estava funcionando, mas no win 98. Depois que formatei o hd tentei fazer aquele velho processo(disco de boot do win 98 com suporte para cd-rom....etc.)mas o drive não foi detectado. Então , já que não podia instalar o sistema operacional pelo drive de cd-rom, peguei meu win 95(fat 16)1ªversão, em disquetes e instalei-o. Mas mesmo assim, o windows não detectou o drive(o dispositivo não está pronto....). Peguei então o driver do próprio cd-rom(scr-830)pela internet em outro micro, mas de nada adiantou instalá-lo. Quanto àquele último arquivo de que me falou(cyb212)eu já tinha tentado antes mas também nada.

Quanto às mudanças sugeridas por você no autoexec e config eu tentei de tudo:pelo windows(prompt, pelo reiniciar em dos, pelo iniciar somente prompt e versão anterior do ms-dos - lembre-se que esse win 95 na verdade não é um sistema operacional - preciso do DOS para instalá-lo.)

Uma coisa eu garanto: o drive de cd-rom está funcionando.

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por dududu2@24 mar 2004, 18:46

Uma coisa eu garanto: o drive de cd-rom está funcionando.

dududu2, permita-me discordar. Ao meu ver o problema é hardware sim. Faça um teste definitivo antes de esquentar a cabeça, teste outra unidade de CD neste micro ou teste esta unidade em outro micro.

A unidade de CD é reconhecida pelo BIOS? Acredito que não.

Boa Sorte!

Abraços,

Fernando Pinheiro

• Membro VIP
Postado

Concordo plenamente com o Fernando.

Amigo, tudo o que foi explicado deveria resolver definitivamente seu problema caso esse fosse oriundo de software ou configuração.

Faça um teste de Hardware. ;)

Postado

Também poderá testar com um CD de música.

Coloque-o e mande tocar pelo leitor, o som deverá saír na saída do fone de ouvido ou pela saída do som, aquele que é ligada na placa de som da MB...

Teste em outo PC, se necessário =)

:conf:

Abraços

Postado

Sim, o driver é reconhecido pela bios na inicialização do sistema; mas de qualquer forma realmente eu devo testá-lo num micro com windows 98 ou superior para ter certeza. De qualquer forma obrigado pelas dicas. Ah, uma última pergunta: gostaria de aprender tudo sobre o autoexec e o config; conhecem algum tutorial sobre o assunto?

Postado

Boas...

Seu SO é Win98?

Bem o adaptador do cd-rom está instalado?( no gerenciador você verifica isso)

Ou tente

iniciar>>configurações>>painel de controle>>adicionar novo hardware>>e instale um adaptador.

Estava com um problema como o seu e consegui resolver desta forma acima citada

Postado

Boa Fael, vou checar. O sistema é windows 95 (1ª versão-FAT 16) e o drive de cd-rom aparece em meu computador., quando abro e fecho a gaveta ela pisca(umas 3 ou 4 vezes) mas não lê o cd (mensagem: O dispositivo não está pronto)

Postado

Boas...

O procedimento pro 95 é o mesmo pro 98.

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por dududu2@28 mar 2004, 16:45

Sim, o driver é reconhecido pela bios na inicialização do sistema; mas de qualquer forma realmente eu devo testá-lo num micro com windows 98 ou superior para ter certeza. De qualquer forma obrigado pelas dicas. Ah, uma última pergunta: gostaria de aprender tudo sobre o autoexec e o config; conhecem algum tutorial sobre o assunto?

O ideal seria um livro de DOS 6 ou até de DOS 5. Até existem tutoriais bons na net mas não consegui comparar nenhum à um bom livro.

Eu tenho um pequeno tutorial chamado Configuração do Setup, Autoexec.bat e Config.sys que é legal pra iniciar. Caso se interesse, email-me! :eiei:

Um site excelente sobre dos é o Computer Hope - MS-DOS, indicação do Viny! :palmas:

Espero ter ajudado.

Abraços,

Fernando Pinheiro

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!