Ir ao conteúdo

Unganged X Ganged

lelejau

Posts recomendados

Postado

Com a ajuda do Clube do Hardware, felizmente consegui "socar" um dual channel aqui. Agora, qual o melhor modo? Ganged ou unganged? Quais são as diferenças entre eles?

Postado

Ambos são dual channel. Ganged Mode seria equivalente à Dual Channel simétrico. Unganged mode seria um Dual com mais flexibilidade. Por exemplo, na minha ASRock M3A770DE , tenho um pente de 1gb e outro de 2 gb, eles não são identicos mas em unganged mode, roda dual channel perfeito. O ideal é testar. Abraços

Postado
Tem aqui um bom artigo onde fazem os testes do modo ganged e unganged http://ixbtlabs.com/articles3/cpu/amd-phenom-x4-9850-ganged-unganged-p1.html .
pelo que ví nos testes, não tem diferença mensurável entre um e outro, a não ser em jogos e um ou outro aplicativo onde o unganged mode teve uma certa vantagem. Vale lembrar ,que o teste foi feito com DDR2, precisariamos saber , se com DDR3, muda alguma coisa. Então, na minha opinião, o unganged é melhor que o ganged , pela maior compatibilidade, caso for fazer um dual channel com pentes não necessariamente identicos. Com o modo "Unganged", não há restrição de especificações das memorias serem identicas. Sendo a única obrigação ter instalado ao menos 1 pente em cada canal de acesso ( Por padão, slots de cores iguais).

A diferença do Unganged para o ganged é que ele faz com que a controladora acesse cada um dos canais em separado. Desse modo, ao invés do acesso ser feito em 128bits conjuntos do Dual Channel, serão dois acessos a 64 bits, realizando a configuração 2x 64 bits. Essa é uma configuração que pode ser chamada de Dual Channel mais flexivel, mas o modo de acesso é bem diferente, já que cada barramento pode operar uma ação diferente do outro. Por exemplo, enquanto um barramento está enviando dados nos pentes do canal A, o outro está lendo dados nos pentes do canal B simultaneamente. Isso facilita bastante a comunicação entre os 2 canais, favorecendo taxas de cópia da memória. Abraços

Postado
Aqui mesmo com pentes iguais, só fica unganged.
exato. o modo unganged, funciona com mais compatibilidade, se estiver usando pentes iguais, tanto ganged como unganged vai funcionar dual channel, desde que estejam ligados nos canais certos. A1 e B1 ou A2 e B2. por padrão. . você pode mudar no setup aí para ganged, que vai continuar dual channel, só muda a forma como é feita o acesso à memoria. No caso de pentes diferentes o unganged tem mais chance de compatibilidade. Comigo aqui, funcionou assim, pois meus pentes de memoria não são identicos. Abraços
  • 3 semanas depois...
Postado
Na minha asrock m3a770de usando 2 pentes de memoria G skill eco cl7, ficou melhor em ganged do que em unganged.

vejam:http://img11.imageshack.us/f/ungangedeganged.jpg/

Exato, foi o que eu disse no meu post, pelo fato dos meus pentes não serem identicos, o modo unganged demonstrou melhor compatibilidade para rodar no dual channel. No seu caso os modulos de memoria são identicos, portanto eles funcionarão com compatibilidade total tanto em unganged como em ganged e nos seus testes aí no modo ganged foi um pouco melhor. Abraços

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!