Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

projeto com fans de 250mm.


lilianivan

Posts recomendados

Bom ... preciso de uma ajuda ... eu tinha visto um cara fazendo umas fans de 250mm de acrílico azul com leds azuis por 25R$cada... na sede do consumismo comprei 4 por ter uma ideia bizarra ...

PROJETO :

1 não quero ajuda com refrigeração, deixa eu me virar (mas aceito sugestões CONSTRUTIVAS).

2 estou pretendendo colocar 2 dessas de 250mm de cada lado do gabinete (cabem), sendo então 2 diretamente atras da placa mãe que vou deixar 3 delas soprando ar para dentro à 600 RPM e justamente a 4° que está logo abaixo do processador e atrás da placa mãe será a exaustora.

3 todas serão acionadas e controladas por um controlador de fans da akasa com fonte externa.

4 não existirá cooler na parte de cima (pode cair algum líquido e perder todo o equipamento, segurança passiva é sempre boa).

5 Já existem 1 frontal na parte inferior e um traseiro na altura do processador os 2 de 120mm, e somente a fan que está na altura do processador é um exaustor, sendo assim : Ele, a fan de uma fonte seventeen 650W (localizada logo acima do processador), e a nova fan de 250mm logo atrás do chipset do processador serão os exaustores.

OBSTÁCULOS QUE SOLICITO AJUDA :

1 como poderia instalar uma ventoinha de 250mm diretamente atrás da placa mãe sem alterar a largura do gabinete, ou algum procedimento "limpo" que estenda a largura do gabinete?

2 serrar a lataria e colocá-los é fácil ... mas ... "como protegê-los" ??? não encontro grelhas para proteger o contado direto com suas hélices em movimento, e muito menos purificadores de ar para evitar que vapores ou espirros mínimos de água entrem no equipamento através destes monstrinhos ...

PORQUE???

Gostei deles ... e porque estou com um problema que atualmente minha CPU e GPU atingem 100~110º e então desligam aos 115~120º. atualmente estou tendo que colocar um ventilador para mantê-los à 90°C e não encontrei nenhum tipo de casemod que tenha tentado "adaptar um ventilador no computador" ... eu até pensei em comprar um motor desses para tentar ... mas achei insanidade demais...

casemode.th.png

Uploaded with ImageShack.us

casemodinterno.th.png

Uploaded with ImageShack.us

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá colega

bom, sobre o que você solicita ajuda não tenho muita informação sobre como te ajudar... mas uma coisa que certamente influencia na alta temperatura dos componentes do seu PC é o fato do cooler que está na altura do processador estar em posição de exaustão...o certo é ele jogar o ar para dentro(ventilador). Coolers para exaustão sempre devem ser colocados ou na parte traseira ou superior do gabinete.

Sobre as suas ideias, creio que colocar coolers atrás da placa-mãe não produzem um resultado muito significativo. Seria melhor colocá-los na parte superior, como exaustores. Quanto ao risco de cair líquidos, acho que a única solução é deixar o gabinete em um local que não corra riscos, e o mesmo vale para os coolers que você pretende colocar na lateral do gabinete. Existem filtros de ar que barram a poeira, mas não sei dizer quanto à "espirros" de água. Há também que se ter o bom senso de não deixar o computador em locais onde ele corra esses riscos (umidade excessiva, calor excessivo, sujeira excessiva, etc)

Um ventilador desses no computador acho que não é muito bom... gera um fluxo de ar muito bom para um PC, mas faz um barulho enorme e acho que por ser um motor AC deve gerar alguma interferência que de pode causar algum prejuízo ao pc, devido à pequena distância entre eles. Já usei um pequeno exaustor AC no meu PC e garanto, gera um fluxo de ar muito bom, mas o ruído é muito alto e não dava pra deixar ligado direto, então criei vergonha na cara e instalei um cooler de PC mesmo :D

Espero que eu tenha ajudado em algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá colega

bom, sobre o que você solicita ajuda não tenho muita informação sobre como te ajudar... mas uma coisa que certamente influencia na alta temperatura dos componentes do seu PC é o fato do cooler que está na altura do processador estar em posição de exaustão...o certo é ele jogar o ar para dentro(ventilador). Coolers para exaustão sempre devem ser colocados ou na parte traseira ou superior do gabinete.

Sobre as suas ideias, creio que colocar coolers atrás da placa-mãe não produzem um resultado muito significativo. Seria melhor colocá-los na parte superior, como exaustores. Quanto ao risco de cair líquidos, acho que a única solução é deixar o gabinete em um local que não corra riscos, e o mesmo vale para os coolers que você pretende colocar na lateral do gabinete. Existem filtros de ar que barram a poeira, mas não sei dizer quanto à "espirros" de água. Há também que se ter o bom senso de não deixar o computador em locais onde ele corra esses riscos (umidade excessiva, calor excessivo, sujeira excessiva, etc)

Um ventilador desses no computador acho que não é muito bom... gera um fluxo de ar muito bom para um PC, mas faz um barulho enorme e acho que por ser um motor AC deve gerar alguma interferência que de pode causar algum prejuízo ao pc, devido à pequena distância entre eles. Já usei um pequeno exaustor AC no meu PC e garanto, gera um fluxo de ar muito bom, mas o ruído é muito alto e não dava pra deixar ligado direto, então criei vergonha na cara e instalei um cooler de PC mesmo :D

Espero que eu tenha ajudado em algo.

grato ... então vou deixar os 4 de 250mm em modo "ventilador" e só o da fonte e traseiro em exaustão ... e o ventilador traseiro não está conseguindo roubar ou entregar o ar ara o processador ... eu uso um "V8" e ele é praticamente "lacrado" .... e o meu maior problema mesmo é "as grelhas" .... preciso por proteção ... até pensei em ir em um ferro velho pra ver se eu encontro uma grelha de "auto-falantes de carros" e eu iria usar uma espuma preta para filtrar o ar ...

sobre as 4 ventuinhas de 250mm que eu comprei .... elas só alcançam 600~800 rpm ... e são bem silenciosas ... vai fazer barulho se eu não souber como "fixá-las ao chassi" e ainda por cima são só de 12V e 1,8 A ... nã gera campos eletromagnéticos significativos ...

e sobre o cooler no topo eu realmente me recuso à colocar ... o único gabinete que eu usaria com um cooler no topo é o da sentey que tem na verdade um "blower" de 250mm, ou seja ... existe uma fan de 250mm no topo que vem coberta com uma camada de plático e um escape de ar frontal ...

e eu sou meio sistemático ... como diriam os técnicos de segurança passiva : "angra dos reis esta preparada para uma queda de um f15 caregado com sua carga máxima de munições e ogivas"

pra você ter uma ideia eu uso 1 fonte pr alimenta só o processador e 1 pra alimentar só o HD e cada uma com seu estabilizador de 1000W com no-break de 1800W e em circuítos distintos e aterrados ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei como é teu gabinete, mas já te digo o que resolveu bem aqui para a VGA, fiz um buraco na parte de baixo do gabinete colocando 4 pés nele para ele ficar mais alto do chão e instalei uma de 12cm jogando ar para dentro, a VGA agradece, se colocar uma de 25cm melhor ainda.

Quanto a resfriar o processador pelo lado de baixo da placa é legal, estou pensando em fazer isso também, mas a única maneira é cortar a tampa e colocar a ventoinha para o lado de fora, vai ficar feinho, e pode comprar umas telas de aluminio vendidas em metro se não encontra as grelhas prontas, tudo dependerá do seu talento manual.

Outra coisa os exaustores ideias seriam atrás do gabinete e até na parte de cima, mas depende onde se localiza tua fonte, se ela fica em cima melhor para o processador, se ela fica em baixo atrapalhará na ideia de cortar o gabinete na parte inferior.

Quanto a água, você fala de uma forma como se estivesse chovendo dentro da tua casa, não acho que o risco é tão grande assim, só se tem gente que almoça em cima do computador, coisa mais errada do mundo.

Paranoia sua essa das fontes, precisa ler os tópicos sobre estabilizadores e fontes de última geração, está fazendo errado ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei como é teu gabinete, mas já te digo o que resolveu bem aqui para a VGA, fiz um buraco na parte de baixo do gabinete colocando 4 pés nele para ele ficar mais alto do chão e instalei uma de 12cm jogando ar para dentro, a VGA agradece, se colocar uma de 25cm melhor ainda.

Quanto a resfriar o processador pelo lado de baixo da placa é legal, estou pensando em fazer isso também, mas a única maneira é cortar a tampa e colocar a ventoinha para o lado de fora, vai ficar feinho, e pode comprar umas telas de aluminio vendidas em metro se não encontra gralhas, tudo dependerá do seu talento manual.

Outra coisa os exaustores ideias seriam atrás do gabinete e até na parte de cima, mas depende onde se localiza tua fonte, se ela fica em cima melhor para o processador, se ela fica em baixo atrapalhará na ideia de cortar o gabinete na parte inferior.

Quanto a água, você fala de uma forma como se estivesse chovendo dentro da tua casa, não acho que o risco é tão grande assim, só se tem gente que almoça em cima do computador, coisa mais errada do mundo.

Paranoia sua essa das fontes, precisa ler os tópicos sobre estabilizadores e fontes de última geração, está fazendo errado ai.

Boa ideia a da refrigeração da VGA ... já estava pensando em comprar um daqueles "rocket" pra refrigerar ela .... mas pensando bem .... se eu não conseguir colocar ela atrás da placa mãe do jeito que eu quero ... vou colocar ela na parte inferior já que minha fonte é do lado de cima (pelo menos a interna, porque a externa é irrelevante no projeto xD)

ahhh ... e sobe as grelhas de proteção eu sei ue vendem por metro ... mas queria saber se existem "vendedoras ou reciclagens manuais".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom ... primeiro obstáculo das grades de proteção resolvido "com perfeição" ... comprei 4 grades de proteção para "auto-falantes preta e bem trabalhada por 30R$" .... até a furação dela bate com as das vetoinhas ....

agora .... o obstáculo de colocar as ventoinhas do outro lado do gabinete ainda permanece em "WIP" ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 9 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!