Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida entre as linguagens?


Henzel

Posts recomendados

Olá!, bom pessoal vou direto a questão.

Estou a fim de fazer um curso de programação nessas pequenas escolas que tem espalhadas por aí... Achei uma escola interessante e fui até a atendente perguntas a lista de todas as matérias que eles oferecem para aprendizado. A atendente me deu um folheto. Como procuro aprender um pouco de programação antes de entrar para a faculdade, me chamou atenção os seguintes cursos oferecidos pela escola que é particular:

(As que me chamaram atenção, abaixo):

  • Delphi (?)
  • Visual Basic (?)
  • Web Designer
  • Anti-vírus (?)
  • Linguagem C++
  • Auto-cad (?)
  • Page Maker (?)
  • FORTRAN (?)
  • Clipper.x (?)
  • Rede Novell (?)

Bom, pelo que a moça me informou, essas aulas são para o "Plano vip" deles. Sendo que para cada matéria é um professor, a aula é individual e eu escolho o número de matérias que pretendo aprender e combino com os professores...

No caso quero aprender apenas 1 matéria, espero que nesse ano já domine um pouco a matéria escolhida.

O problema é que não sei qual seria melhor e também rápido para aprender... Gosto de praticamente tudo relacionado a computadores. Porém gosto mais da parte Design,Programação e é claro Jogos.

Na lista de matérias que eu coloquei acima, coloquei esse sinal: "(?)" para as matérias que eu realmente não entendi do que se tratão (do que vou aprender nelas)... Gostaria que os veteranos me respondessem resumidamente o que cada matéria ensina e o qual é mais adequada para aprender em 1 ano, que seja mais produtivo para mim e para areas que eu gosto.

Agradeço desde já, as respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

Vou dizer o que todos nós falamos para quem está começando...

comece com lógica!

Pergunte se no curso eles dão uma introdução em lógica de programação ou se tem um curso específico disso.

Na verdade, você pode estudar sozinho sobre.

Depois que aprender lógica poderá aprender alguma dessas coisas.

Sobre os cursos:

Delphi é uma plataforma de desenvolvimento. Usa pascal como linguagem de programação.

Visual Basic é uma plataforma de desenvolvimento também. É uma das mais faceis de se aprender.

Anti-vírus (?) Não sei rs. Eu acho que eles mesmo que terão que dizer o que significa. Ficou bem vago.

Page Maker - Eu acho que deveria estar em Web Design, não separado. Serve para fazer páginas web.

FORTRAN e Clipper - Isso existe ainda? ;p

Digo sobre cursos... São bem antigas. Nunca tinha visto cursos sobre.

Legal, acho interessante.

Espero ter ajudado,

Att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu recomendaria aprender C++. Assim você já vai entrar na faculdade com uma base muito grande de programação, e tanto faz se vão ministrar o seu curso em C, C++, Java ou Python, você vai se dar bem e poderá até entrar no mercado de trabalho já com o C++. Com as outras seria bem mais difícil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza galera obrigado, em relação a lógica da programação... Eu não quero perder muito tempo aprendendo-a para só depois entrar no curso de linguagem, é possivel eu aprender a logica da programação sozinho lendo livros e tutoriais enquanto eu faço esse curso da Linguagem C++ (é decidi fazer essa mesmo) ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A lógica de programação é bom você já ter alguma antes. Por exemplo, como fazer uma sequencia de comandos matemáticos para obter as raízes de uma equação de segundo grau? Nós aprendemos isso no colégio na prática, mas você sabe colocar a sequencia de tudo isso no papel?

- Receber os coeficientes A, B e C

- Colocá-los na equação Delta = b² - 4*a*c para ter o resultado de Delta

- ....

Essa sequencia é a lógica que nós aprendemos na escola, mas no papel.

Acredito que é bom ler alguma coisa, mas você não vai ter graandes problemas no curso, até porque acredito que no início de um curso de C++ eles dão bastante lógica.[

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente amigo, se você não entender Lógica de Programação você não irá aproveitar o máximo do curso. Todo programador passa pela lógica, sendo ela lecionada antes ou aprendendo na marra. Antes de entrar para a faculdade eu fiz um curso técnico no SENAI e tive 1 semestre inteiro só de Lógica ...

Sobre a linguagem, o C++ é uma linguagem muito boa. Se você sabe C++, você é muito bem reconhecido, pelo fato de ser uma linguagem de baixo nivel. Os outros cursos de linguagens eu também achei ultrapassados. Seria legal para uma extensão depois de aprender C++ e conhecer bem os paradigmas da orientação a objetos você partir para o Java ;) Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

FORTRAN e Clipper - Isso existe ainda? ;p

Digo sobre cursos... São bem antigas. Nunca tinha visto cursos sobre.

Legal, acho interessante.

Att

Olha, que quando estava na faculdade o Fortran já estava velhinho, aprendi tudo de lógica estudando Fortran, uma linguagem muito rápida e de alta precisão, pouco usada atualmente fora do meio ciêntífico, mas muito boa, se houvesse um curso desses com certeza faria só para relembrar os velhos comandos, sei que tem um compilador da Intel que utiliza a plataforma Visual Studio, nunca testei mas quem sabe um dia. Como os colegas colocaram o importante e ter uma base sólida, depois dar uma vasculhada no mercado, C# e Java me parecem que ainda estão no topo, C++ é uma unanimidade entre os programadores como a mais eficás das linguagens, rápida, estável, fácil portabilidade, o C é mais "amigável" do que o irmão mais velho, e acho que de mais rápida aprendizagem, finalmente as outras linguagens visuais, Visual Basic e Delphi, ótimas em termos de velocidade de desenvolvimento, fácil aprendizado, mas ainda com poucos recursos importantes, melhoraram muito nos últimos anos, preferência das empresas de desnvolvimento que prestam Outsourcing, bom, acho que o que eu sei era isso... (me corrijam se falei besteira!!!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!