Ir ao conteúdo

Temperatura do Q8400 passando de 72º

L...

Posts recomendados

Postado

Recentemente em uma limpeza no PC achei que as pastas térmicas da CPU e da GPU estavam meio ressecadas e tive a infeliz ideia de trocar , usei a Akasa 455, a temp. da GPU até ficou mais baixa, uns 5º, mas a da CPU subiu uns 5º, apliquei aquantidade correta e o cooler está bem encaixado, estou achando que essa pasta é bem inferior à que vem com o cooler box, que é o que estou usando, a temperatura da CPU em alguns jogos chegou a 72º (e só não subiu mais por que eu parei de roda-los por segurança), comprei a Zalman ZM-STG2 e substituí, continuo nas mesmas temperaturas, não estou fazendo over e estou medindo com o Everest.

em Idle: 45º ~ 48º mesmo com o gabinete todo aberto. A única coisa recomendada que não fiz foi limpar com álcool isopropílico, usei apenas algodão (no dissipador e no processador), mas limpei até ficar brilhando. o coler da CPU está a 2766 RPM o tempo todo.

Quem puder me dar uma dica eu agradeço muito!

Configuração da máquina:

Intel Q8400

Asus p5kpl-am

2x kingston KVR800D2N6/2G

Geforce 9600 gt

• Membro VIP
Postado

L...

Você fez o procedimento correto testando pasta térmica de outra marca e viu

que o resultado foi o mesmo da anterior, pelo que descreveu a unica coisa de

anormal é a rotação do cooler, pois com a temperatura alta ele deveria estar

girando a mais de 5.000 rpm e não a 2700, se você não alterou configuração

na bios que possa ter deixado a ventoinha do cooler girando a essa rotação o

problema é que a ventoinha já deu o que tinha para dar e o jeito é substituir

o cooler, pois o preço de um cooler novo equivalente ao box é muito barato.

Boa sorte.

adcarvalho

Postado
L...

Você fez o procedimento correto testando pasta térmica de outra marca e viu

que o resultado foi o mesmo da anterior, pelo que descreveu a unica coisa de

anormal é a rotação do cooler, pois com a temperatura alta ele deveria estar

girando a mais de 5.000 rpm e não a 2700, se você não alterou configuração

na bios que possa ter deixado a ventoinha do cooler girando a essa rotação o

problema é que a ventoinha já deu o que tinha para dar e o jeito é substituir

o cooler, pois o preço de um cooler novo equivalente ao box é muito barato.

Boa sorte.

adcarvalho

Não creio que seja a ventoinha pois que me lembre ela sempre funcionou nessa velocidade (a não ser que já tenha vindo com defeito), chequei na bios e a configuração está normal, não está com o smart fan ligado, quando ligo o mesmo fica a 1200RPM (em baixo uso), comprei esse processador a pouco mais de um ano, o problema só aconteceu agora que troquei a pasta que veio nele, o fato de não ter limpado com álcool isopropílico pode fazer essa diferença toda?

Postado

Olha cara se puder, eu tenho um q8300 e comprei junto um buffalo, tem lugares que vende ele por cerca de R$49 e a pasta térmica que vem nele é muito boa, eu me arrependi de gastar R$20 com uma as5...em iddle com o gabinete com temperatura interna de 27° (o meu é beem ventilado com um akasa 120mm nas baias de cd) as temperaturas ficam boas pacas!! Olha esse print pra você ver

post-733594-13884959111314_thumb.jpg

Postado

Não há pasta termica que faça milagre com um cooler stock, nunca que uma pasta termica irá dissipar calor,somente transferi-la. Isso é trabalho do dissipador.

Tente colocar um cooler torre, possuo um CM Hyper 101, além de ser pequeno é muito eficiente! Recomendo para você.

Postado

Cim uma graninha você consegue um coolerzinho bom

Veja o Hyper TX3, menos de 50 reais!

Com certeza dará um bom resultado!

Espero ter ajudado!

• 2 semanas depois...
Postado

Consegui melhorar as temperaturas reaplicando a pasta térmica, parece que eu tinha exagerado um pouco na quantidade, agora as temperaturas estão entre 45° e 68°, está longe do ideal, mas não chegam a ser perigosas, futuramente vou trocar o cooler box por um decente pra ficar perfeito.

Agradeço a ajuda de todos.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!