Ir ao conteúdo

Comparador de Tensao

HoT

Posts recomendados

Postado

Amigos eu curso o 4 semestre de Eng. Eletrica e tenho que fazer um projeto. Meu grupo esta fazendo um painel solar e eu quero colocar um sensor LDR para detectar a intensidade da luz solar para so ligar o painel quando ele passar de uma tensão "x". Eu vi que o LM139 faz o servico mas eu apesar de ler o datasheet nao entendi plenamente como faco as ligacoes nele e no Proteus nao tem simulacao dele por isso gostaria de saber como proceder.

O "Vrep" seria uma fonte de 12v o "P1 entrada" seria o painel ligado ao LDR agora minha duvida e aquela fonte "+V" que alimenta o LM139 e o valor das resistencias R1 e R2. Se alguem poder me ajudar eu agradeco desde ja.

Aplicacoes_05.jpg

Postado

R1 e R2 formam um divisor resistivo. Eles não precisam ser necessariamente iguais.

O valor de R1 e R2 depende de V+ que é sua entrada. Vamos supor q você queira alimentar o circuito com 9V.

você agora precisa calcaular os valores R1 e R2 de acordo com a tensão de saída que deseja. Veja:

TwsKc.png

você calclula com a fórmula em vermelho!

Lembre-se que esse comparador está "invertido". Está no modo inversor. Se a entrada for maior que o Vref, ele tem nivel baixo na saida. Se a entrada for menor que o Vref, ele tem saída nivel alto.

Para simular, pode usar um Lm358.

Duvidas, pergunte!

Falou

Postado

Você pode substituir R2 pelo LDR, colocar 1k como valor de R1 e usar um potênciometro de 10k para P1.

Você ajusta P1 para o ponto de funcionamento do painel, ou seja, a tensão na entrada não inversora, será ligeiramente menor, que a tensão do divisor resistivo, formado por R1 e o LDR(Vref).

Quando a saída for positiva você pode ativar o painel solar, através de um transistor e um Relê, por exemplo. ;)

• mês depois...
Postado

Amigos obrigado pela ajuda consegui colocar o comparador para funcionar. Estou tendo só um problema agora pra terminar o meu projeto. Preciso saber o total de energia que o painel gera durante um dia para fazer um comparativo do painel parado e ele em movimento para mostrar que ele microcontrolado tem um desempenho melhor. Como a tensão do painel é fixa +-17v eu preciso que o PIC receba o valor da corrente que varia de 0 a 0,59A para poder saber a potência e calcular a energia gerada durante um dia.

Postado

Coloque um resistor de 0,1ohms em série com o positivo do painel e a carga, use um ampop como amplificador não inversor, com ganho 20 por exemplo, esta tensão será v=20*(0,1ohms*I), já tem a corrente. Você pode amostrar estes valores a cada 5 minutos por exemplo, guardar em uma memória I2C e depois montar uma tabela da potência/horário no PC.

Postado

Para fazer isso, você deve utilziar um resistor shunt.

De maneira simples e direta:

você pega um resistor bem pequeno, tipo 1 ohm ou menor e o mais estável possível. Aí você põe ele em série com o circuito onde passa a corrente. você vai põe o AD do PIC para ler a tensão sobre o resistor.

Ora, já que você leu a tensão sobre o resistor e sabe o valor dele, você calcula a corrente com a fórmula:

I=V/R.

Dúvidas? Pergunte!

EDIT:

A ideia é a mesma que o colega postou acima, só não tinha visto o post dele.

Falou

Postado
Para fazer isso, você deve utilziar um resistor shunt.

De maneira simples e direta:

você pega um resistor bem pequeno, tipo 1 ohm ou menor e o mais estável possível. Aí você põe ele em série com o circuito onde passa a corrente. você vai põe o AD do PIC para ler a tensão sobre o resistor.

Ora, já que você leu a tensão sobre o resistor e sabe o valor dele, você calcula a corrente com a fórmula:

I=V/R.

Dúvidas? Pergunte!

EDIT:

A ideia é a mesma que o colega postou acima, só não tinha visto o post dele.

Falou

Meu professor falou justamente isso mas estou com duvidas na minha cabeça que tenho até vergonha de tão simples mas vamos lá. Se o painel fornece 17v e sua corrente maxima é 0,59 então usando V=Ri ele tem uma resistencia interna de 28,81 Ohms correto ? Então com o resistor de 1 Ohm com a queda da tensão que ocorrer eu posso calcular a corrente é isso ?

Postado

você nao considera a resistência interna dele poi sele é um gerador e isso nao vem ao caso.

Sim, você mede a queda de tsnao no resistor em série com o circuito e calcula a corrente.

O resistor deve ser o menor possível para não limitar a corrente do gerador.

Falou

Postado
Meu professor falou justamente isso mas estou com duvidas na minha cabeça que tenho até vergonha de tão simples mas vamos lá. Se o painel fornece 17v e sua corrente maxima é 0,59 então usando V=Ri ele tem uma resistencia interna de 28,81 Ohms correto ? Então com o resistor de 1 Ohm com a queda da tensão que ocorrer eu posso calcular a corrente é isso ?

A tensão sobre o resistor, Vr, será igual a corrente que circula, multiplicada pela resistência do resistor.

Vr = Ir * R

Se o resistor for de 1 ohm, a queda de tensão sobre ele, quando a corrente for igual a 0,59A será 0,59V.

Se você quiser uma queda menor, use um resistor mais baixo, como o de 0,1ohms que eu disse, assim a queda será de 0,059V

PS: Onde conseguiu o painel e quanto pagou? Tenho interesse em montar um sistema aqui. :)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...