Ir ao conteúdo

Programação Web - Qual linguagem usar?

Posts recomendados

Postado

Olá amigos do Clube do Hardware!

Estou querendo começar a aprender a construir sites, e estou em dúvida em qual linguagem vou começar a aprender. Eu quero aprender a fazer tudo desde a estrutura em programação (scripts e etc...) até o designer.

Algumas das linguagens que li sobre são: PHP que dizem ser uma das melhores. Java que já vi escrito em alguns lugares que também é uma linguagem web e outros disseram que não, que javascript que é linguagem de web e não tem nada a ver com Java, o Java é um linguagem para programação em celulares e etc... ai fiquei na dúvida se Java é mesmo uma linguagem para Web. ASP só que li que ela é meio complicada e as pessoas não a usam muito pois pertence a microsoft e tem umas burocracia.

Queria que vocês me falassem qual a melhor linguagem pra área, se tiverem outras também me indicar, livros para aprendizagem e etc... Obrigado.

• Moderador
Postado

olha cara, esse assunto ja foi discutido em inúmeros topicos aqui e sempre permanece essa duvida..

enfim..

para programaçao web é altamente recomendada o uso do PHP, juntamente com um SGBD seja la qual você decidir usar.. MySQL, Postgree, DB2..

java tambem pode ser usada, vide pagina da claro.. totalmente feita com java.

então fica a dica na seguinte ordem:

Design e layout: HTML + CSS

programaçao: PHP , JAVASCRIPT/JQUERY + AJAX

é altamente recomendado que você comece com html e css. domine primeiro o css depois você irá aprender o php.

javascript, jquery, ajax você pode aprender em paralelo com html /css , pois você pode usa-los para manipular o DOM.

Postado

Como já dito é recomendado o uso da linguagem PHP para o lado servidor em conjunto com um SGBD (Sistema de Gerenciamento de Bando de Dados). Além do Java tem também a linguagem ASP que é da plataforma .NET da microsoft.

Para iniciar, use um editor que tenha suporte para a linguagem a ser desenvolvida como o NOTEPAD++ ou o KOMODO. Caso seguir a dica, baixeo EASYPHP onde o SGBD usado é o MySQL. Para designe, HTML para base e CSS para folhas de estilos.

Seria interessante começar a usar JavaScrip, que é uma linguagem da parte do cliente para verificação de campos, e etc. E quando tiver uma noção em JavaScript aprenda AJAX que é um método do JavaScript.

O Legal que PHP você pode desenvolver estruturado, depois de um bom tempo desenvolvendo em PHP e tendo noções do que está fazendo, tente aprender Orientação a Objetos e seja feliz :D

Postado

valeu pelas dicas galera!

Agora uma pergunta mais profissional, como os profissionais da área trabalham, por exemplo. Na hora de fazer o design do site eu acho que tem um programa que ajuda nisso, o nome é Dreamweaver. É profissional contruir (nesse caso o design no dreamweaver) os sites atraves de programas ou tudo é feito na 'mão' mesmo, os profissionais que trabalham em empresas desenvolvem tudo na 'mao' e etc... ou utilizam desses programas.

Eu estou fazendo estas metas para a aprendizagem, se tiver errado por favor me falem: aprender o HTML, CSS, PHP, Javascript, AJAX.

Obs: Parece que existe versões dessas linguagem. o HTML tem 5 eu acho o PHP também, tem alguma importância muito grande? posso começar aprender da versão mais recente ou muda muito? se mudar me falem as versões que posso aprender.

Obrigado

• Moderador
Postado

vamos por partes..

então, usar a IDE para o desenvolvimento vai de gosto de cada desenvolvedor. eu por exemplo nao gosto do dreamweaver por ele "automatizar" quase tudo. então o cara nem sabe direito como se faz. faz porque o programa faz por ele. mesmo sabendo que ele "ajuda" eu prefiro fazer no braço que é assim que se aprende o que cada tag ou propriedade de algum elemento faz.

por isso uso o eclipse é tudo no braço.. o maximo que ele "ajuda" é usar o atalho ctrl + espaço para mostrar as funcionalidades disponiveis.

O melhor profissional, é aquele que faz.

fazendo na mao, fazendo no dreameaver, o sistema, o website precisa ter qualidade. coisas feitas de maneiras certas sem redudancias de código, ou seja, codigo claro e limpo.

pra mim o dreamweaver suja muito o código. alem de ser pesado.

sua metas de aprendizagem estão corretas, nada de errado, sugiro que continue programando em HTML 4, por questoes de compatibilidade * no momento * o HTML 5 mudou drasticamente com as novas tags para o cabeçalho, sections ao invés de divs.. enfim.. sobre PHP 5 nao vejo problemas, ele cada vez mais esta sendo implementado com novas funcionalidades, e retirando algumas outras.. nada que nao atrapalhe, pelo contrario.. cada vez ta se tornando mais flexivel.

Postado

Concordo que o Eclipse é muito superior :D Eu comecei a programar através do NP++ ... DreamWeaver é horrível, ele quer automatizar tudo e como ja foi dito, tu não sabe o que programou... O estudo de HTML e CSS acredito que tu irá aprender conforme a necessidade. Cara no mercado de trabalho provavelmente cada um cuida de seu trabalho, pois há o trabalho em equipe... Por exemplo: Se chega um pedido de um web-site, haverá algum analista que fará toda a modelagem e padrão a ser seguido para a programação. Caso voce opte pela carreira de programação, você dificelmente ira desenhar os itens na mão, haverá um designer de web-sites para lhe dar os templates.

Seria legal também você estudar UML depois de aprender sobre o paradigma de programação orientada a objetos, pois você irá perceber como seus códigos ficarão mais organizados... Porém para aprender Orientação a Objetos você deve conhecer o mínimo de programação :D Boa sorte parceiro!

Postado

Rapidinho: o que é XHTML? Por ultimo agora. A área de desgin é muito complexa? Eu gosto muito dos dois sabe (Prog. e Design), ir montano tudo construino os script tal, mais como se falo pra trabalha cada um faz um pouco ne. Mais como ja falanos sobre a programação, o design é difícil? É uma boa área no mercado hoje?

Postado

Designe eu acho interessante... Só que tem que ter habilidade em Corel Draw, Fireworks, Photoshop, e por aí vai. O mercado hoje em dia eu não sei como é que tá, mas sempre ouço que designers bons são escassos no mercado... Assim como programadores bons também.

Sobre o XHTML, ele é um "padrão" para melhor formulação do código e para outras plataformas poderem interpretar este código também. Ele tem os "fundamentos" do XML, mais não precisa se preocupar com estes detalhes ainda...

Eu também gosto bastante no Desenvolvimento Web, só que eu trabalho com desenvolvimento desktop :D

Aprenda PHP e as plataformas que tem que aprender, não troque de linguagem tão rápido! Depois qeu se sentir seguro no PHP estruturado vá para o Orientado à Objetos, aprenda UML, programe dentro de boas práticas, procure entender bem banco de dados e mantenha suas tabelas dentro das normas! O mundo do desenvolvimente é muito maior do que apenas criar programas :D

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!