Ir ao conteúdo

Projeto voltímetro digital com PIC 16f877 e LCD

vitormetallica

Posts recomendados

Postado

Sim, eu girei ele para os dois lados mas nada apareceu! Quanto a fonte que estou usando, ele é estável, mas em relação a esse capacitor que posso colocar para estabilizar a tensão, de quanto seria seu valor e como eu ligaria ele em paralelo com o potenciômetro, não entendi bem como devo ligá-lo!

Tipo eu não coloquei um capacitor em paralelo na alimentação do PIC, isso tem alguma influência na oscilação da tensão? valeu

Postado

Provavelmente você está utilizando a alimentação do PIC para medir a tensão pelo potenciômetro, certo?

De toda forma, é aconcelhável colocar o capacitor bem perto do PIC.

Coloque um capacitor de uns 47uF em paralelo com o potenciômetro. A perna que não tem listra branca vai no pino do meio do potenciometro e a que tem a listra branca vai no terra.

Falou

Postado

Bem eu liguei os dois fios +5Vcc e terra do potenciômetro no mesmo barramento que criei para alimentação do PIC! Quanto ao capacitor, vou colocar um de 10uF na alimentação, mas o outro capacitor para o potenciômetro não sei se vou conseguir um com esse valor de 47uF! valeu obrigado

Em relação a medir corrente na faixa de 4 a 20mA com o mesmo circuito do voltímetro, você falou em resistor shunt, no caso seria fazer divisor de tensão resistivo para encontrar um valor de resistência e, posteriormente pela Lei de Ohm encontrar o valor de corrente? Estou meio perdido em como posso fazer esse voltímetro medir corrente na faixa de 4 a 20mA, pensei numa lógica mas não deu certo. Tipo como a resolução do A/D é de 10 bits (0-1023), e eu quero medir apenas valores de 4 a 20mA, que com um resistor em paralelo de 250 Ohms, dá uma faixa de 1 a 5 Vcc pois o voltímetro é de 0 a 5 Vcc, fiz uma interpolação e encontrei o valor para 1Vcc, que dá 204.6 em bits, daí coloquei um comando if no programa para mostrar apenas valores >= a 204.6 (equivalente a 1Vcc em bits do A/D )mas não funcionou!Quem puder me ajudar agradeço!valeu

Postado

O resistor shunt vai em série com o circuito q você quer medir a corrente!

scolha um resistor bem peuqneo, tipo 0.2 ohms...

Aí você coloca ele em série com o circuito a ser medido e lê a queda de tensão em cima do resistor...

Pela lei de ohm você encontra a corrente.

Falou

• 1 ano depois...
  • Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!