Ir ao conteúdo

Windows só reconhece 3,37GB de RAM e não recebe bem modo /3GB

robfbms

Posts recomendados

Postado

Edit: a questão dos 3,37GB foi respondida, infelizmente é irreversível pro Windows de 32 bits. Considerem apenas a segunda dúvida como ainda não respondida.

Instalei há pouco tempo uma placa-mãe nova e 2 pentes de 2GB, me dando 4 GB de memória. Daí dois problemas se revelaram:

1. O Windows XP só reconhece até 3,37GB de RAM. Considerando que a placa de vídeo onboard usa 256MB da memória, deveria estar pelo menos em 3,75GB.

2. Quando configuro no boot.ini uma segunda opção de iniciar o Windows doando 3GB de RAM pra uso pelos programas (a opção /3GB), ao iniciar essa segunda "versão" do Windows, a tela fica num feiosíssimo modo VGA de 16 cores.

(A saber, o Windows originalmente só reserva até 2GB pra programas.)

Como posso resolver esses dois problemas?

Configuração:

Proc. Intel Core 2 Duo 1,86GHz

Memória RAM 4GB DDR3

Pl. Vídeo Intel G41 Express Chipset

Windows XP SP3

Postado

O Windows (qualquer versão: XP, Vista ou 7) X86 (32Bits) usa somente isso de RAM, já o X64 (64Bits) usa 4 GB de RAM, se você quer usar toda a sua memória instale um Sistema Operacional X64, só que aí você vai precisar de 4 GB DISPONÍVEIS para o seu SO.

Postado

Será que existe perspectiva de a Microsoft lançar um patch pra esses 3 sistemas que os possibilitem de reconhecer integralmente a memória e também a extensão de endereço físico?

Postado

só uma coisa, o x64 reconhece mais de 3,37gb de memória, mas não requer que voce tenha 4gb ou mais para instala-lo, embora seja melhor ter mesmo pelo menos 4gb prum sistema x64.

Quanto ao PATCH, NÃO, não tem como a microsoft criar um patch pra isso, até porque não é interessante, por dois motivos, primeiro que hoje em dia 4gb já é o basico, e até esse ponto as memorias sao baratas. Segundo porque não faz sentido instalar um sistema x64 num micro com menos de 4gb de memo.

Então curta seus 3,37gb de memoria ou mude pro windows 7 x64. Aliás acho que esses 0,6gb perididos nao vão fazer tanta falta assim.

Postado

nao mexe no boot.ini

ninguem faz isso e nao e voce que tem que reservar memoria para programas, isso fica tudo a cargo do windows

por isso que da pau, porque c ta mexendo em coisa que nao e pra mexer

• Membro VIP
Postado

Não adianta mexer no boot.ini se a sua arquitetura é 32bits. Você só vai arrumar problema. Se você reserva 3GB para programas, entendo que ficará menos de 1 GB para windows e memória de vídeo, pois há uma limitação da arquitetura de 32bits.

Mais informações, segue link para consulta: http://blogs.technet.com/b/latam/archive/2006/07/07/boot-ini-e-o-gerenciamento-de-mem-ria-do-windows.aspx

Postado
Não adianta mexer no boot.ini se a sua arquitetura é 32bits. Você só vai arrumar problema. Se você reserva 3GB para programas, entendo que ficará menos de 1 GB para windows e memória de vídeo, pois há uma limitação da arquitetura de 32bits.

Mais informações, segue link para consulta: http://blogs.technet.com/b/latam/archive/2006/07/07/boot-ini-e-o-gerenciamento-de-mem-ria-do-windows.aspx

E se eu usar o parâmetro /userva ?

Postado

esquece isso

deixa o windows rodar do jeito que foi feito

você vai ter cada vez mais problemas enquanto tentar mexer nisso ai

vai limitar a kernel e vai dar diversos problemas imprevisiveis.

nao vai lhe trazer benefício algum percepitivel

Postado
esquece isso

deixa o windows rodar do jeito que foi feito

você vai ter cada vez mais problemas enquanto tentar mexer nisso ai

vai limitar a kernel e vai dar diversos problemas imprevisiveis.

nao vai lhe trazer benefício algum percepitivel

Por isso é que eu tô pedindo orientação aqui. Não sou de fazer besteira sem conselho prévio de ninguém.

Há programas que "exigem" mais que 2GB pra rodar bem e não dar erro de alocação de memória. Os parâmetros /3GB e /userva permitem a execução estável desses programas, mas preciso de orientações pra usá-los.

Uma questão que me deixa curioso é: se a memória RAM limite do Win32 é 3,37GB, alguém que consiga iniciar bem-sucedidamente o Windows em /3GB sem /userva, sem bater a cara numa tela VGA, só vai ter ~379MB (0,37GB) pro kernel?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...