Ir ao conteúdo

Ajuda exercicio simples.

blum4n

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal estou no começa do curso de ADS, e até sexta dia 15/04 estava tudo sempre fiz todos os exercicios alguns com um poukinho de dificuldade mas sempre fiz...

nesta semana o professor passou um exercicio que eu nao consigo resolver de forma nenhuma, ja esta saindo fumaça e nao sai nada... o enunciado do exercicio é.

"azer um program no qual o usuario ira entrar secessivamente com valores positivos. Quando o usuario entrar com 1 valor negativo o programa para de pedir valores e calcula a media doa valores ja fornecidos."

lembrando que ele acabou de ensinar as funções "do" "while" "for".

por favor alguem me ajude....

obrigado!!!

Postado

Para a atribuicao de valores parar ao digitar um numero negativo use um while(vet>=0)

sendo vet o vetor onde serão armazenados todos os numeros.Não se esqueça de fazer a incrementação de i.

Para a media:faca um laco for e dentro dele coloque tipo: media=media+vet[j];

depois divida media por i, que sera o numero de valores digitados.

Postado

Eita preula... Meu deus...

ele nunca falou nada sobre isso.. ja imaginei que fosse pegadinha.... nao manjo nada desse lance de vetor etc...

vou dar uma estudada pra ver se consigo alguma coisa.....

mas agradeço a ajuda....

Postado

Qualquer dúvida sobre o código entre em contato..

#include <stdio.h>

#include <stdlib.h>

int main( void )

{

int num, // recebe um número inteiro positivo.

soma, // soma os números positivos inseridos.

cont; // recebe a quantidade de números positivos.

float media; // recebe a média dos números positivos.

soma = 0;

cont = 1;

printf ( "Digite um n\xa3mero positivo: " );

scanf ( "%d", &num );

while ( num >= 0 )

{

soma += num;

printf ( "Digite um n\xa3mero positivo: " );

scanf ( "%d", &num );

if ( num >= 0 )

cont ++;

}

media = ( float )soma / cont;

printf ( "\nMedia: %.1f", media );

printf ( "\n\n" );

system ( "PAUSE" );

return 0;

}

Postado

opa muito obrigado, consegui escrever o programa e funcionou exatamente como pedido no enunciado... mas fiquei com algumas duvidas com respeitos alguns comando que voce utilizou...

1ª ate agora so utilizei # include <stdio.h> , porque neste foi utilizado "#include <stdlib.h>"

2ªqual a função do "(void)" nesta linha "int main( void )"

3ªnao consegui entender o que faz exatamente essa função "soma += num;"

4ªtambem nao entendi muito bem esse comando "media = ( float )soma / cont;" principalmente a parte "(float)".

5ªtambem ainda nao sei a função desse comando "return 0".

se puder ajudar agradeço muito..

obrigado

Postado
opa muito obrigado, consegui escrever o programa e funcionou exatamente como pedido no enunciado... mas fiquei com algumas duvidas com respeitos alguns comando que voce utilizou...

1ª ate agora so utilizei # include <stdio.h> , porque neste foi utilizado "#include <stdlib.h>"

Ele incluiu para poder utilizar a função "system();" lá embaixo.

system("PAUSE");

Mas existem métodos melhores para se deixar a janela do programa aberta...

2ªqual a função do "(void)" nesta linha "int main( void )"

Significa que a função main não vai receber entradas.

Caso não saiba, seu programa pode receber entradas na inicialização, basta iniciá-los pelo prompt assim: "nomedoseuprograma.exe entrada1 entrada2...."

3ªnao consegui entender o que faz exatamente essa função "soma += num;"

É o mesmo que escrever soma=soma+num;

4ªtambem nao entendi muito bem esse comando "media = ( float )soma / cont;" principalmente a parte "(float)".

Como soma e cont são inteiros, a divisão entre os dois só pode dar inteira, gerando resultados do tipo:

5/2 = 2

Então ele fez um cast para float, ou seja, ele quer que o resultado retornado pela divisão seja do tipo float, o que faz 5/2 = 2.5, por exemplo.

5ªtambem ainda nao sei a função desse comando "return 0".

O sistema que chama seu programa normalmente espera que você retorne algum valor para indicar como foi a execução do programa.

Note que ele declarou a função main como inteira, logo ela deve retornar algum valor!

Retornar 0 normalmente significa que o programa rodou sem problemas.

Postado

Obrigado mesmo agora tirei todas minhas duvidas, com respeito a esse programa se nao fosse essa ajuda eu ainda estaria boiando...

obrigado mesmo....

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!