Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Novato na área...


Visitante

Posts recomendados

aí pessoal, é o seguinte:

sou novato em linux e preciso de ajuda:

utilizo o conectiva 6.0, lá vai:

quando instalei o linux, instalei também o lilo, e por segurança optei por criar o disco de inicialização, sorte minha pois depois de instalado o so não dava boot de jeito nenhum, então fiquei utilizando o diskette mesmo, mas como eu sou um poço de curiosidade tentei configurar o lilo após alguns dias, consegui fazer com que ele dê boot no linux, mas quando dou boot pelo hd direto, sempre aparece uma mensagem de erro durante a inicialização que diz que o sistema de arquivos não foi desmontado antes do desligamento, aí pede a senha de root para entrar em modo de manutenção e tal, já fiz o diabo e não consigo resolver isto, mas quando dou boot pelo diskette, ele vai sem nenhum problema, e não mostra erro nenhum.

Outro probleminha é que tenho o windows instalado em outro hd nesta mesma máquina, e também já fiz de tudo mas não consigo fazer nem o lilo nem o grub dar boot nela, o lilo diz que o s.o não foi encontrado, e o grub dá uma mensagem de erro(acho que é de erro, mas não dá pra entender nada, pois é tudo em códigos).

Se alguém aí puder me dar uma força...

obrigado,

paulo-mega

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí Kako,

o problema do boot do linux eu dei um jeito, só não sei se é o correto: usei um disco de boot do win e usei o comando fdisk /mbr, então voltei no linux e reconfigurei o lilo, agora ele carrega sem problema nenhum, mas ainda não consegui fazer ele dar boot no windows, aí vai meu lilo.conf:

boot=/dev/hda1

map=/boot/map

delay=100

timeout=150

compact

linear

prompt

vga=normal

root=/dev/hda1

read-only

image=/root/vmlinuz

label=linux

vga=normal

other=/dev/hdc1

label=win

obs: o linux está no primary master e o windows está no secondary master.