Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PROJETO SALA HT - FASE 1 - TV SONY LED 3D 52’’ XBR-52LX905 ou XBR-52HX905+kit 3D?


Vilker1

Posts recomendados

PROJETO SALA HOME THEATER – TV LED 3D SONY + BLU-RAY 3D SONY + RECEIVER ONKYO

FASE 1 = ESCOLHA DA TV

Amigos, sou novo no fórum, engenheiro eletricista, mas que não acompanho muito os avanços em entretenimento. Mas com a chegada da princesinha minha filha de 1 aninho, investindo no futuro dela, finalmente resolvi me livrar de uma relíquia TV de tubo de raios catódicos PHILCO de 21’’ que muito já me serviu, mas será aposentada... O primeiro projeto que compartilho aqui com vocês é a instalação de uma sala de home theater 3D. Favor me ajudarem no que puderem, entendo o espírito do fórum, e sei que minha dúvida pode ser a dúvida de muitos outros...

Na primeira fase do projeto estou definindo a melhor TV pra atender minhas necessidades. A marca escolhida foi a SONY. Modelo BRAVIA. Defini também a tecnologia, TV de LED, basicamente pelo menor consumo de energia e melhor imagem em ambientes claros. Optei também pelo 3D, por ser uma das tecnologias promissoras a desenvolver a realidade virtual. O modelo escolhido foi a TV de 52’’ LED 3D, contudo preciso definir qual o modelo entre dois muito semelhantes. Seguem os detalhes técnicos que pesquisei e as dúvidas:

1 – TV SONY LED 3D 52’’ XBR-52LX905

2 – TV SONY LED 3D 52’’ XBR-52HX905 + kit 3D

Fonte de pesquisa: http://www.sonystyle.com.br/br/site/catalog/LeafCategory.jsp?category=televisores&id=cat5640002

A tecnologia da TV é idêntica, exceto por 4 diferenciais principais, dos quais gostaria da opinião de vocês pra decidir qual o modelo melhor.

1 - é melhor ter o 3D integrado na TV (LX) ou separado (HX)? É só questão de estética? O conversor 3D integrado pode dar mais manutenção? Eu me lembro que quando lançaram as primeiras TVs com aparelhos videocassetes integrados, a tecnologia não vingou, pois eles quebravam muito. E agora, como é a TV “preparada para 3D + o kit” em termos técnicos? Funciona idêntica ao 3D integrado?

2 - a HX tem motion flow de 480 Hz e a LX de 240 Hz (recurso que melhora e estabiliza as imagens em cenas rápidas). A diferença de taxa de o dobro de motion flow é significativa? Um assessor técnico da SONY aqui no Brasil informou que a qualidade da imagem da HX é muito superior a da LX por conta do dobro da freqüência do motion flow. E que por conta disso a HX seria superior a LX. Procede?

3 - a LX tem sensor de presença, o uso deste recurso é interessante? Eu tenho filha pequena (1 ano) e quando ela se aproximar da TV ela desliga. Contudo pretendo instalar a TV na parede, um pouco mais elevada que o normal, inclinada um pouco para baixo, por conta da nenê, ou seja, a aproximação da TV não seria problema grave. Ou seja, esse recurso não vai pesar na decisão.

4 - a LX é modelo mais recente, isso é melhor? Por ser modelo lançado depois da HX, teoricamente seria mais confiável, ou por serem essencialmente a mesma TV em recursos isso não importa?

Parabéns ao Fórum do Clube do Hardware por esse excelente serviço de utilidade pública. E parabéns a todos os colegas que contribuem com esse excelente fórum, que democratiza o acesso a informações tecnológicas e facilita a vida de muitos.:aplausos:

Grato, Vilker. Pouso Alto/MG

vilker_martins(arroba)yahoo.com

Proteja os animais e as águas, conserve energia, pratique o consumo sustentável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só um parêntese: tem certeza que já descartou essa aqui? Dá uma olhada nesse ranking e nesse review (observações do David sobre a Sony HX909: Extremely expensive; exhibits more blooming than competing local dimming LED models; black areas tinged bluer; subpar off-angle viewing; 3D exhibited ghost images along edges (crosstalk); does not include 3D glasses or IR emitter.) Fecha parênteses.

Com relação às questões específicas:

1- Melhor a que já tem embutido.

2- Não faz diferença alguma. Na verdade, muitos até desligam essa função em filmes 24p, pois causa o efeito "soap opera".

3- Não vejo utilidade alguma nisso.

4- Ser mais recente não quer dizer absolutamente nada também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Caro Frerd, grato pela ajuda. E grato pela dica da CNET, muito bom mesmo os reviews dos caras por lá.

Pesquisei muito os dois modelos, na CNET, SONY, fóruns, reviews, e cheguei as seguintes conclusões sobre principais diferenças:

HX = melhor imagem, local dimming e 480 Hz.

LX = melhor tecnologia(será?), 3d integrado, 240 hz, wireless integrado.

Atualmente os preços dos 2 modelos se equipararam. Ou seja, se encontrar pelo mesmo valor, a dúvida é: Qual modelo levar, HX ou LX?Apesar das diferenças, a tecnologia é muito similar e alguns features são de fato imperceptíveis. O outro ponto para minha compra é que tenho uma menininha de 1 aninho em casa e minha esposa está (fortemente) sugerindo que eu compre a TV mais "clean", que seria a LX905, que vem tudo integrado (menos coisas pra bichinha destruir... rrs). Daí não sei o que fazer. Se pelo menos tivesse a certeza que a qualidade de imagem não seria tão absurdamente diferente. Mas só verificando ao vivo as 2 TVs mesmo, por mais que a gente pesquise.

Mas tentando voltar a questão técnica:

1 - o local dimming é absurdamente melhor que o edge-lit, ou pra usuário "normal" não importa? Estou saindo de uma Philco 21'' raios catódicos neandertalíssima, a mudança será um salto tecnológico gigantesco como no filme 2001: o macaco jogando o osso que vira a nave espacial... rrrss daí não sei se eu "perceberia" a diferença de local dimming X edge-lit...

2 - O segundo ponto é o 240 hz. O que é o tal scanning backlight? Ele só melhora a luminosidade dos frames? Acho que se ele não fizer uma duplicação real dos frames ou interpolação o ganho de fato não seria tão grande... por outro lado, para o 3D, por conta do envio das duas imagens separadas aos dois olhos a frequência da TV acaba caindo pela metade. Esse scanning da HX consegue mesmo atingir 480 hz simulados, de forma que o 3D fique com o 240 hz enquanto que a LX ficaria somente com 120hz no 3D?

3 - E o terceito ponto é a integração. O kit infravermenlho 3D não é mais susceptível a dar pau? Não é melhor ter o trenzinho dentro da TV?

Em suma, o local dimming e o scanning backlight que melhoram a imagem da HX batem a perda da integração do 3D da LX?

Estou bem mais favorável pela LX905 (pela integração do 3D e pela manutenção do casamento...rrrs)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!