Ir ao conteúdo

Controle Display LEDs Grande

chacalgbi

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou desenvolvendo um painel de LEDs que mostrará Hora(hh/mm/ss), Data(dd/mm/aa) e temperatura (35ºC).

Tá tudo pronto e testado com os displays normais, agora só falta amplificar!!

Montei os Displays de LEDs aqui num programa, e antes de comprar os LEDs e os transistores que farão o chaveamento, quero tirar algumas dúvidas.

1º Dúvida: Esse sistema é de multiplexação, pois serão 6 Dígitos e só vou usar 13 saidas do PIC16F877A(7 para os dígitos e 6 para ligar o catodo de cada dígito). Como vou usar 98 LEDs por dígito e 14 LEDs por segmento, qual transistor NPN devo usar para ligar os catodos e qual transistor PNP devo usar para ligar os segmentos. Deve-se levar em conta a freqüência de trabalho, pois como se trata de um sistema de multiplexação, deve trabalhar acima da capacidade visual humana de perceber que estão piscando e não parados (Mas isso vocês já sabem, só pra salientar:D)

2º Dúvida: Posso usar 1 só resistência por segmento? de por exemplo 5Watts? vai ficar ruim demais soldar 1 resistência pra cada LED. Eu tb tava pensando em mandar enrrolar um transformador de, vejamos, 3,5 ou 4 Volts por 3Amp para dar conta do painel, se eu usar um transformador de esses 3,5 ou 4 Volts, será que eu não precisaria de resistências? Eu poderia até fazer um sistema de regularem de tensão na fonte com um LM317 e um TIP3055 pra sair bem reguladinha e sem picos de tensão. Tudo pra eliminar as resistências do painel.

Os LEDs que pretendo usar serão esses: LED AUTO BRILHO VERMELHO 5MM - 6.000 MCD R$ 0,45 Comprados na Proesi.com.br

esse de 6.000 MCD é suficiente? tem o de 15000 MCD mas é 0,69R$, e como são 98 por dígito, 6 dígitos serão 588 LEDs ao todo!!!!! Ai vai ficar salgado o preço com esse de 15000 MCD. Fora que pode é cegar o povo... rsrs

Vai em anexo a imagem do Display, quem puder dar umas idéias ai....

Agradeço muito!!!

post-801738-13884959353795_thumb.jpg

Postado

Legal o projeto :joia:

Eu já desenvolvi alguns circuitos com LEDs. Todos multiplexados. O último foi de um relógio para ser usado em jogos de xadrez, com 8 displays.

Um conselho:

Não use multiplexação para mais de 4 displays.

Motivo: O brilho dos LEDs fica muito fraco.

Use shift registers.

É claro que o consumo de energia será maior, mas, se o sistema é alimentado a partir de uma fonte ligada em AC, isto não é problema.

No seu lugar eu usaria uma fonte de computador: baixo custo e alta potência.

Os LEDs que pretende usar são de 1,8V x 20 mA.

Em cada segmento você pode fazer 3 combinações em série de 5, 5 e 4 LEDs cada uma para ligá-las em paralelo em 12V com um resistor para cada. Ou seja, 3 resistores para cada segmento.

Não recomendo tentar eliminar os resistores, pois, lembre-se que os LEDs, são como os diodos, que a partir da sua tensão de polarização direta conduzem sem limite de corrente. Ou seja, qualquer variação de tensão mínima acima da nominal e adeus LED.

Há cerca de 1 ano de meio eu montei um projeto de lanternas e setas de LED para um veículo de um amigo deficiente com LEDs destes e, depois, acabei me arrependendo, pois, vi que se tivesse usado LEDs de potência, teria ficado mais barato e o brilho teria sido maior.

No caso de LED de potência, você teria que fazer uma lente de acrílico vermelho no formato do segmento (tipo lanterna de carro), pois, você colocaria apenas 3 ou 4 destes LEDs.

Postado
Legal o projeto :joia:

Eu já desenvolvi alguns circuitos com LEDs. Todos multiplexados. O último foi de um relógio para ser usado em jogos de xadrez, com 8 displays.

Um conselho:

Não use multiplexação para mais de 4 displays.

Motivo: O brilho dos LEDs fica muito fraco.

Use shift registers.

É claro que o consumo de energia será maior, mas, se o sistema é alimentado a partir de uma fonte ligada em AC, isto não é problema.

No seu lugar eu usaria uma fonte de computador: baixo custo e alta potência.

Os LEDs que pretende usar são de 1,8V x 20 mA.

Em cada segmento você pode fazer 3 combinações em série de 5, 5 e 4 LEDs cada uma para ligá-las em paralelo em 12V com um resistor para cada. Ou seja, 3 resistores para cada segmento.

Não recomendo tentar eliminar os resistores, pois, lembre-se que os LEDs, são como os diodos, que a partir da sua tensão de polarização direta conduzem sem limite de corrente. Ou seja, qualquer variação de tensão mínima acima da nominal e adeus LED.

Há cerca de 1 ano de meio eu montei um projeto de lanternas e setas de LED para um veículo de um amigo deficiente com LEDs destes e, depois, acabei me arrependendo, pois, vi que se tivesse usado LEDs de potência, teria ficado mais barato e o brilho teria sido maior.

No caso de LED de potência, você teria que fazer uma lente de acrílico vermelho no formato do segmento (tipo lanterna de carro), pois, você colocaria apenas 3 ou 4 destes LEDs.

Valeu pelas recomendações, vou tentar fazer isso ai que você disse.

Olha minha burrice, eu tava aqui fazendo os cálculos para vê quanto ia dar de corrente pra eu fazer o transformador, nem me toquei de usar uma fonte de PC... rsrs :D:D:D Por isso é que é bom consultar esse forum.

Quanto a sua recomendação sobre a multiplexação. Eu tô usando aqui com 6 Displays: (HH:MM:ss) E tá tudo OK, o brilho não tá ruim não, coloquei o Delay do PIC assim "delay_ms(2)" 2 milissegundos eu acho que dá para manter quase que acesso totalmente. Mas vou verificar sua sugestão.

E o transistor? Os TIP31C(NPN) e o TIP32C(PNP) dei uma estudada e parece ser o tipo ideal: barato, 3Amp em DC e 5Amp em PULSE. Com freqüências de trabalho de até 3 MHz. Nos testes aqui na minha bancada eles fizeram o corte legal. Eu acho que vou fazer assim mesmo, porque os shift registers não sei muito como funcionam não...

Os transistores você acha que podem ser esses mesmos?

Falou

Postado

Se, para cada segmento, houver duas associações de 5 e uma de 4 LEDs em série, ligadas em paralelo, a corrente em cada segmento será de 60 mA.

Com os 7 segmentos acesos, a corrente total será de 420 mA.

Então, o BC338 e o seu complementar BC328 dão conta.

Se for fazer multiplexação, uma fonte de 1A seria suficiente.

Sobre shift registers:

http://maxwell.me.gu.edu.au/yg/teaching/dns/dns_module3_p3.pdf

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...