Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Entender armazenamento de caracteres


El Camaleon

Posts recomendados

Olá a todos eu sei que esse assunto já foi discutido muitas vezes aqui no forum, sim eu já pesquisei esse assunto aqui, mas ainda não entendi algumas coisas. Por essa razão estou revivendo esse assunto.

1) Arnazenar string em c sempre pareceu um problema pra mim, conheço algumas opções mais nenhuma me garante algo portável(que rode em linux e no win) e seguro. Muitos irão dizer a função scanf por si só já não é segura. Então por favor digam o que usar sem ser scanf?

Eu pesquisei por algumas noites e encontrei as seguintes situações

scanf("%s",&variavel); /* problema: não permite espaço*/

scanf("%[A-Z a-z]",variavel); /* problema se o nosso querido usuário digitar um nro ao invés de letras vai dar erro*/

Então você poderia usar scanf("%[A-Z a-z 0-9]",variavel); /* sim funciona mas reparou que o seu vetor de tamanho n não delimita realmente o tamanho? O que acontece é, se você colocar variavel[1] ou variavel[n] ele pegará os n caracteres do mesmo jeito ou seja você não consegue ter um controle exato*/

fgets Sim essa seria a solução mais elegante eu realmente acredito que ela cumpra com esse papel, mas tem de pensar no \n no final e ai esta o seu problema, ela não tem esse controle então para tê-lo você deve fazer uma função usando fgtes que cumpra com o esperado algo como

void peganome(char * x)
{
fgets(x, 10, stdin);

i = strlen(x)-1;
if( x[i] == '\n')
{
x[i] = '\0';
}
}

Mas fazer uma função só pra pegar uma string não parece "matar formigas com canhão"?

Usar gets (gets em si já é algo a parte nem entremos nessa discussão ok NEVER gets isso já esta claro para mim.. aqueles que lerão isso no futuro pr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

El Camaleon


Usar gets (gets em si já é algo a parte nem entremos nessa discussão ok NEVER gets isso já esta claro para mim..

isto que você esta usando é um get???. get para o caractere

 #include <stdio.h> /*biblioteca padrão - serve para os dois S.O.*/

void main()
{
char nome[31];
int i=0;

printf("Entre com um nome: \n");
nome[i]=[COLOR="Red"]getchar[/COLOR]();

while(i<30 && nome[i]!='\n')
{
i++;
nome[i]=[COLOR="Red"]getchar[/COLOR]();
}
nome[i]=NULL;
puts(nome);
}

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Nexus td certo?

Então cara talvez eu esteja equivocado, mas não.. não é um gets. No gets você consegue controlar quantos caracteres o usuário vai inserir?

No trecho acima você consegue. Acho que isso responde sua pergunta certo?

Eu posso até estar muito engando mas gets e getchar são bem diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Nexus td certo?

Então cara talvez eu esteja equivocado, mas não.. não é um gets. No gets você consegue controlar quantos caracteres o usuário vai inserir?

No trecho acima você consegue. Acho que isso responde sua pergunta certo?

Eu posso até estar muito engando mas gets e getchar são bem diferentes.

beleza Camaleon, dando uma olhada nos livros vi o seguinte...

As funções getch() e getcher() retornam imediatamente após uma tecla ser pressionada. A única diferença é que a getch() não mostra o caractere na tela enquanto que a getche() mostra.

Usando gets() é possível inserir caracteres pelo teclado até que o Enter seja pressionado. No final da string é colocado um terminador nulo e então a função retorna.

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Nexus e aee..

Da uma olhada nesse trecho

"....

A função gets tem um único argumento, a variável string. Mas essa facilidade tem um preço. gets() é considerada uma função insegura, pois não controla se o usuário vai digitar além do que cabe na string. Se o usuário digitar uma string de mais caracteres do que o tamanho informado, a leitura é feita, mas ocorre um vazamento de memória, que pode ter graves consequências.

O próprio compilador gcc "desencoraja" o uso da função gets(), com a seguinte mensagem:

the 'gets' function is dangerous and should not be used.

(apostila de c encontrada na net)...."

Entende agora porque eu disse NEVER.. em alguns linux (como o meu debian por exemplo) nem compila. Por isso o esquema do laço com while que encontrei acima cumpre com o papel (permite o controle). Estava conversando com o professor de c hoje, ele me disse que as duas saídas tanto a do fgets (aquela da função q eu fiz) como esta que encontrei do laço são soluções aceitáveis.

Eu tentei encontrar soluções mais simples, mas até agora não tive muito sucesso. (fazer uma função para fazer isso esta longe de ser um problema afinal é algo bem simples, mas o que eu gostaria de encontrar era algum comando ou algo do tipo, creio que isso não será possível). De qualquer modo tenho usado ideias como a que postei acima em códigos que fiz e aparentemente tudo esta ok.

Acho que é isso se alguém tiver mais alguma ideia por favor poste para chegarmos na solução mais simples .. Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...