Ir ao conteúdo

Msconfig (e outros) não é reconhecido

Mahesh

Posts recomendados

Postado

Olá !

Aconteceu algum problema e, após entrar no "prompt de comando", quando tento executar alguns comandos, em especial o msconfig mas também o systemroot (por exemplo), aparece a seguinte mensagem:

'[comando]' não é reconhecido como um comando interno

ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.

O curioso é que no mesmo dia, um pouco antes desse problema se manifestar, eu estava conseguindo rodar o msconfig numa boa.

HISTÓRICO E INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Eu estava apenas tentando resolver um problema no boot.ini, que aliás agora já está resolvido.

E quando fui tentar executar o msconfig em Iniciar > Executar..., de repente não abriu mais o msconfig.

Então executei cmd, abriu normalmente o prompt de comando, e tentei executar o msconfig, resultando na mensagem acima.

Tentei seguir algumas dicas para tentar resolver, e por isso acabei rodando outros comandos no prompt, como path e set (por exemplo), e eles estão funcionando certinho. Só com o systemroot é que deu a mesma mensagem de não ser reconhecido.

Algo que notei é que o arquivo msconfig.exe não está no %systemroot%\system32\, onde entendi que deveria estar.

Para informação, o path aqui dá o seguinte:

PATH=D:\WINDOWS\system32;D:\WINDOWS;D:\WINDOWS\system32\WBEM;D:\Arquivos de programas\QuickTime Alternative\QTSystem

Nota: sei que isso não é o mais comum, mas realmente o Windows XP Professional está instalado no disco D.

Fiz uma pesquisa (com opções completas, incluindo procurar por arquivos ocultos e de sistema), mas só encontrei o msconfig.exe em outros 4 subdiretórios do Windows, a saber:

D:\WINDOWS\ServicePackFiles\i386

D:\WINDOWS\$NtServicePackUninstall$

D:\WINDOWS\pchealth\helpctr\binaries

D:\WINDOWS\SoftwareDistribution\Download\f7670e43b3c19680acdc044a1fbe993f

Entrei no diretório D:\WINDOWS\ServicePackFiles\i386 pelo prompt e ali tentei executar o msconfig. Nada aconteceu, fora uma leve piscadinha na janela do prompt.

Não tentei nos outros diretórios.

E mais uma última informação.

Nas minhas tentativas, rodei o Hijackthis e descobri a seguinte linha:

O4 - HKLM\..\Run: [MSConfig] D:\windows\PCHealth\HelpCtr\Binaries\MSConfig.exe /auto

O que me chamou a atenção (além da relação com o msconfig.exe) é que essa linha não existia dois dias atrás (a última vez quando rodei o HJT).

Apaguei ela (sem nenhuma base de conhecimento), pensando que eliminá-la pudesse resolver o problema. (Só descobri um pouco depois que PCHealth é uma parte integrante do Windows...)

Mas não fedeu nem cheirou. Continuou tudo na mesma.

Por isso peço a gentileza da ajuda dos e das colegas do Fórum, já que não sei mais o que fazer, e se continuar posso fazer besteira.

Agradeço desde já pela atenção !

Mahesh

Postado

Olá Diego !

OK, rodei uma varredura com o SpyBot. Ele só encontrou entradas relacionadas com uma instalação recente que fiz de um programa (Nero 7), e já removi todas. Só que essa instalação foi depois desse problema com o msconfig, portanto não pode ter sido a causa.

(Notar que eu já tinha o SpyBot instalado e sempre carregando na inicialização.)

E o problema continua, mas por outro lado também não está me atrapalhando porque no momento não estou precisando usar o msconfig, systemroot e possivelmente outros comandos mais.

Eu estou curioso para saber como aconteceu esse problema com o msconfig (e não só esse comando).

Mas principalmente gostaria de resolver o problema, e fazer o msconfig e demais comandos que possam ter sido prejudicados voltarem a funcionar.

Por isso agradeço pela atenção e pela ajuda de quem possa saber como proceder.

Postado

Tenta fazer uma retauração para a data anterior ao inicio do problema, ou usa o proprio CD do XP para fazer a restauração de sistema, se for falta de algum arquivo ou o mesmo estiver danificado isso deve resolver.

Postado

O aplicativo (não é comando) msconfig não é, nem nunca foi um comando interno.

É um aplicativo. Um programa do Windows.

Se quiser acessá-lo, fora do comando Executar, basta criar um ícone na área de trabalho. ou no Painel de Controle. Ah, use a cópia que está na pasta pchealth.

E foi por essa razão que recebeu a mensagem, dizendo que msconfig não é comando interno. Não é mesmo.

Quanto ao %systemroot%, também não é comando interno, nem aplicativo.

É apenas uma referencia de linha de comando, que retorna o nome da pasta onde o Windows está instalado. Pra prevenir gente que, não sei porque, fica "reinventando a roda".

Postado

Olá caro "fmarquesan" !

O aplicativo (não é comando) msconfig não é, nem nunca foi um comando interno.

É um aplicativo. Um programa do Windows.

OK, depois de bater a cabeça um pouco consegui entender o que você está dizendo.

Realmente, isto foi uma confusão e falta de conhecimento da minha parte.

E infelizmente assim a apresentação e título do meu problema ficaram equivocados.

Desculpe-me pelo inconveniente que isso possa ter causado.

Mas, lendo com calma a minha primeira mensagem, é possível entender que o problema não é esse.

Se quiser acessá-lo, fora do comando Executar, basta criar um ícone na área de trabalho. ou no Painel de Controle. Ah, use a cópia que está na pasta pchealth.

Esclarecendo: como explicado na primeira mensagem, o caso é que o msconfig não está rodando pelo "Executar".

Eu já havia tentado rodar o msconfig.exe que está numa subpasta dentro da pasta pchealth, mas não funcionou.

Tentei agora novamente, para desencargo de consciência, e nenhuma novidade.

Também tentei rodar agora as outras três "cópias" do msconfig.exe, e nada também.

Eu gostaria de uma orientação, por gentileza: será que é melhor encerrar esse tópico e reformular o problema num novo tópico, ou dá para continuar nesse aqui mesmo?

Postado

Olá !

Tenta fazer uma retauração para a data anterior ao inicio do problema, ou usa o proprio CD do XP para fazer a restauração de sistema, se for falta de algum arquivo ou o mesmo estiver danificado isso deve resolver.

Eu estava querendo evitar essa opção de reparar a instalação do Windows, mas se não tiver uma aparentemente mais simples, vou tentá-la.

Minha preocupação em fazer isso é por dois motivos:

(1) porque (por falta de conhecimento e experiência) não sei se a reparação não poderá prejudicar a instalação atual de alguma forma; e

(2) porque existem 4 instâncias do arquivo "msconfig.exe" dentro da pasta do Windows, mas nenhuma está funcionando. Então antes eu gostaria de entender: por que não funcionam ? Deveriam funcionar ?

Como explicado, o msconfig estava funcionando no mesmo dia, e num outro acesso que tentei fazer a ele de repente já não rodou mais.

Eu não sei o que aconteceu...

Postado

voce recebe uma mensagem, tipo O Windows não pode encontrar msconfig? Ou simplesmente abre e fecha?

Tem um .dll, que contém as informações do msconfig, que pode ser removido por vírus do MSN. Se voce usa Windows Live, e estava com ele aberto, no dia em que não pode mais entrar, pode tentar estas instruções, da própria Microsoft.

CD do Windows no driver - supondo que seu drive de cd/dvd é o drive D: e que seu Windows está no C:\windows

Iniciar / executar / cmd (enter)

Expand d:\i386\msconfig.ex_ c:\windows\pchealth\helpctr\binaries\msconfig.exe (enter)

Expand d:\i386\brpinfo.dl_ c:\windows\pchealth\helpctr\binaries\brpinfo.dll (enter)

Expand d:\i386\hcappres.dl_ c:\windows\pchealth\helpctr\binaries\hcappres.dll (enter)

Expand d:\i386\helpctr.ex_ c:\windows\pchealth\helpctr\binaries\helpctr.exe (enter)

Expand d:\i386\helphost.ex_ c:\windows\pchealth\helpctr\binaries\helphost.exe (enter)

Expand d:\i386\helpsvc.ex_ c:\windows\pchealth\helpctr\binaries\helpsvc.exe (enter)

Expand d:\i386\hscupd.ex_ c:\windows\pchealth\helpctr\binaries\hscupd.exe (enter)

Expand d:\i386\msinfo.dl_ c:\windows\pchealth\helpctr\binaries\msinfo.dll (enter)

Expand d:\i386\notiflag.ex_ c:\windows\pchealth\helpctr\binaries\notiflag.exe (enter)

Expand d:\i386\pchshell.dl_ c:\windows\pchealth\helpctr\binaries\pchshell.dll (enter)

Expand d:\i386\pchsvc.dl_ c:\windows\pchealth\helpctr\binaries\pchsvc.dll (enter)

Iniciar / executar / msconfig (enter)

• Membro VIP
Postado

Caro,

Está faltando o msconfig na pasta D:\Windows\System32

Algo houve que ele foi excluido.

systemroot não é um comando e sim uma variável de sistema definida pelo comando set.

Vá no prompt de comando, digit SET e dê enter. Você verá todas as variáveis ativas.

Aqui a variável systemroot está assim: SystemRoot=C:\Windows

Tente copiar um msconfig.exe para a pasta system32 que provavelmente ele irá funcionar.

Postado

Olá !

Agradeço pela atenção de vocês, Flavio Soares e fmarquesan.

Está faltando o msconfig na pasta D:\Windows\System32

Confirmo.

systemroot não é um comando e sim uma variável de sistema definida pelo comando set.

OK !

Aqui a variável systemroot está assim: SystemRoot=C:\Windows

Aqui aparece como SystemRoot=D:\Windows. (Porque o Windows foi mesmo instalado no drive D.)

Tente copiar um msconfig.exe para a pasta system32 que provavelmente ele irá funcionar.

Tentei, mas infelizmente não funcionou.

Copiei cada um dos quatro msconfig.exe que estão em diferentes subpastas da pasta do Windows. Nenhuma rodou pelo "Executar".

voce recebe uma mensagem, tipo O Windows não pode encontrar msconfig? Ou simplesmente abre e fecha?

Sempre que tento rodar msconfig pelo "Executar" o cursor do mouse modifica rapidamente para um cursor com ampulheta junto, e depois volta ao normal. Nada mais acontece. Nenhuma mensagem, não abre janela nenhuma. Nada abre e fecha.

Seguindo a sugestão do Flavio o resultado foi igual.

Postado

voce tentou trocar todos os arquivos que compoem o msconfig, como sugerido no post nº 8?

Eu acho que só assim vai ser possível. Eu consultei a Microsoft. E foram eles que me passaram essas informações.

Postado

Caro fmarquesan !

voce tentou trocar todos os arquivos que compoem o msconfig, como sugerido no post nº 8?

Enfim, agora segui o procedimento que tu indicaste.

Mas houve um problema para completá-lo, e não consegui.

Troquei as letras dos drives para as letras apropriadas aqui (o drive de CD é F e o drive onde está instalado o Windows é D).

Foi possível executar a expansão de todos os arquivos com exceção do último...

Copio abaixo a execução do comando e no final a mensagem que retornou:

[Caminho]>expand f:\i386\pchsvc.dl_ d:\windows\pchealth

\helpctr\binaries\pchsvc.dll

Microsoft ® File Expansion Utility Versão 5.1.2600.0

Copyright © Microsoft Corp 1990-1999. Todos os direitos reservados.

Expandindo f:\i386\pchsvc.dl_ em d:\windows\pchealth\helpctr\binaries\pchsvc.dll

.

Não é possível abrir o arquivo de saída: d:\windows\pchealth\helpctr\binaries\pc

hsvc.dll.

Eu tentei ver se algo estava errado no comando, mas não consegui encontrar nada. (Eu copiei os comandos indicados por ti para o bloco de notas e fiz os ajustes todos de uma vez - troca das letras dos drives etc., e depois só copiei e executei os comandos no prompt de comando.)

Para todos os outros arquivos, em vez dessa mensagem de "Não foi possível...", a mensagem foi do seguinte tipo (por exemplo):

f:\i386\pchshell.dl_: 44273 bytes expandidos em 102400 bytes, 131% de aumento.

Realmente não sei o que pode ter dado errado.

Alguma dica, por gentileza?

:confused:

Listando o diretório de destino da expansão, tem-se o seguinte:

D:\WINDOWS\pchealth\helpctr\binaries>dir

O volume na unidade D é BABA NAM

O número de série do volume é D076-D958

Pasta de D:\WINDOWS\pchealth\helpctr\binaries

04/05/2011 10:10 <DIR> .

04/05/2011 10:10 <DIR> ..

05/09/2001 23:50 21.504 brpinfo.dll

05/09/2001 23:48 7.168 HCAppRes.dll

04/08/2004 00:45 768.512 helpctr.exe

05/09/2001 23:50 99.840 HelpHost.exe

04/08/2004 00:45 743.936 helpsvc.exe

17/07/2004 22:57 324.700 hscsp_w3.cab

04/08/2004 00:45 18.944 hscupd.exe

04/08/2004 00:45 159.744 msconfig.exe

04/08/2004 00:45 380.928 msinfo.dll

05/09/2001 23:50 35.328 notiflag.exe

04/08/2004 00:52 2.768.982 pchdt_w3.cab

04/08/2004 00:45 102.400 pchshell.dll

13/04/2008 19:20 38.400 pchsvc.dll

13 arquivo(s) 5.470.386 bytes

2 pasta(s) 1.956.569.088 bytes disponíveis

E procurando o arquivo na pasta de origem (no CD):

F:\I386>dir pchsvc.dl_

O volume na unidade F é WINXPCORPCD2_BR

O número de série do volume é 96AA-4EA1

Pasta de F:\I386

04/08/2004 00:45 18.951 PCHSVC.DL_

1 arquivo(s) 18.951 bytes

0 pasta(s) 0 bytes disponíveis

O que me pareceu (não sei realmente) é que o arquivo que está na pasta de destino não é o resultado da expansão deste aqui na pasta de origem. Até porque a expansão não deu certo.

Talvez os anos nas datas dos arquivos confirmem isso (o de origem é 2004, e o que na está na pasta de destino é 2008, por isso talvez já estivesse ali e tenha chegado ali de outra forma, e não agora com a expansão).

Postado

Desculpem aí, pessoal !

Fiz uma besteira e coloquei a mesma mensagem duas vezes. Por isso agora apaguei o conteúdo nesta aqui.

Se fosse possível algum moderador apagar esta mensagem, seria melhor.

Postado

Olá regisf8 !

Tentou copiar o msconfig ,,, e fazer outro usuario ,,, e logar e tentar roda pelo Executar ...

Não sei se entendi bem o que você quis dizer, mas já tentei copiar arquivos do msconfig.exe existentes em outras subpastas do Windows para a subpasta system32 (como disse na mensagem #10).

Agora tentei novamente copiando o novo arquivo msconfig.exe de dentro da subpasta pchealth (criado conforme a mensagem #12), e também não deu nenhum resultado ao executar.

Caso estaja no usario ,,, copei e faça o logon pelo ADM

Certo, eu já estou procedendo desse jeito todo o tempo.

Agora, eu não entendi para que esses dois links.

Postado
Minha preocupação em fazer isso é por dois motivos:

(1) porque (por falta de conhecimento e experiência) não sei se a reparação não poderá prejudicar a instalação atual de alguma forma; e

(2) porque existem 4 instâncias do arquivo "msconfig.exe" dentro da pasta do Windows, mas nenhuma está funcionando. Então antes eu gostaria de entender: por que não funcionam ? Deveriam funcionar?

Mahesh, o processo de restauração para uma dara anterior não há problema em testar, pois mesmo funcionando corretamente esse procedimento é totalmente reversivel, além disso, o sistema desfaz qualquer alteração feita caso processo não possa ser concluido por algum motivo, voltando ao estado anterior a tentativa de restauração, acho que vale tentar só para ver se resolve o problema, se funcionar provavelmente alguma alteração indevida foi feita no sistema (malware ou coisas do tipo podem causar isso como já foi mencionado acima), então reverta as alterações para tentar descobrir mais sobre o problema (conforme queira). Agora se não der certo, a reparação pelo CD provavelmente vai resolver, mas essa é definitiva. Caso tenha alguma duvida sobre qualquer dos procedimentos é só falar, beleza? :joia:

Postado

você pode colocar o CD do seu Windows, e copiar o arquivo msconfig.exe ,,, para a pasta em questão.

Me referi a usar outra conta de usuario(q seja adm do sistema) apos copiar o arquivo para pasta caso não pege na conta q está,,,

Postado
Caro fmarquesan !

Foi possível executar a expansão de todos os arquivos com exceção do último...

Copio abaixo a execução do comando e no final a mensagem que retornou:

[Caminho]>expand f:\i386\pchsvc.dl_ d:\windows\pchealth

\helpctr\binaries\pchsvc.dll

Microsoft ® File Expansion Utility Versão 5.1.2600.0

Copyright © Microsoft Corp 1990-1999. Todos os direitos reservados.

Expandindo f:\i386\pchsvc.dl_ em d:\windows\pchealth\helpctr\binaries\pchsvc.dll

.

Não é possível abrir o arquivo de saída: d:\windows\pchealth\helpctr\binaries\pc

hsvc.dll.

Muito provavelmente, aquele pchsvc.dll está sendo usado, e por isso não foi possível abrir o arquivo, para substituir.

voce pode entrar no modo de segurança, apagar o dito arquivo, e depois expandir a cópia que está no cd, sem sair do modo de segurança.

Caso o arquivo não possa ser apagado nem no modo de segurança, daí só dando boot num cd de Ubuntu, apagar o arquivo do Windows, e depois dar boot com o cd do windows, reparar, e usar o comando expand novamente.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...