Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite a todos!

Estou desenvolvendo um trabalho de TCC, que visa controlar a velocidade

de uma serra circular (127V 1050W), através de PID, implementado em CLP.

Minha dificuldade era elaborar um circuito de controle para realizar a variação

de velocidade do motor de forma automática e com menores perdas possíves.

Elaborei o circuito que segue, pelos testes em software aparentemente funcionou, porém tenho pouca experiência com eletrônica e gostaria da ajuda de todos para concluir o trabalho e implementar o circuito.

Basicamente, seria um PWM com ajuste através de um sinal de 0 a 10V vindo do CLP e controlando o disparo de um circuito com Triac e optoacoplador.

No aguardo de um retorno!!! E obrigado!!!

post-866782-13884959380017_thumb.jpg

Postado

nao me parece que va conseguir com esse circuito

note que o 555 esta a fazer PW

mas como esta a fazer o disparo de triac e o que lhe vai acontecer e que o triac uma vez disparado vai permanecer em conduçao

logo o efeito de desligar do PW deixa de existir

Postado

A solução mais robusta para controle de velocida de motores AC é o inversor. Se não conhecer, procure sobre inversores na internet e vai ver o que é. Em alguns você pode programar seu PID no software interno dele mesmo.

Postado

apb,

já fiz diversas pesquisas sobre inversores, o problema maior é que a tensão

do sistema é 127V alternada, e a potência da serra 1050W, gerando uma corrente

muito alta, e os inversores comuns não suportariam.

obrigado pela resposta;

• 3 semanas depois...
  • 10 meses depois...
Postado

Não te preocupes, se o triac vai controlar cargas alimentadas por corrente alternada, esse sempre que passar por (zero), desligará.

Quanto ao PWM através de PLC, você pode usar dois timer's internos; bastando calcular os tempos de disparos. Configura como relés internos e lança em configuração ((OR - OU) - dois contactos em paralelo)) alimentando uma bobina de saída.

Pronto!

Espero ter ajudado.

• 7 meses depois...
  • 4 anos depois...
Postado

Boa noite 

Na verdade o que você precisa e de uma rampa de aceleração para controla o Triac

Você precisa fazer o controle de um LED que ele amente seu brilho gradativamente começando de 1,5 a 3... automático, conseguindo isso você poderá usa um fotoacoplado ou um rele de estado solido, quanto o desligamento você pode esta colocado um botão push button no Vcc, e assim substitui por um interruptor eletrotécnico.

faça uso da sua inteligencia 

andpudim!!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!