Ir ao conteúdo

Projeto Mini Robo

Brunotec

Posts recomendados

Postado

Ola amigos.

Este meu segundo post aqui no forum e gostaria que vocês me dessem uma ajudinha, eu estou com uma ideia de fazer um mini robo meio parecido com um tanque de guerra, eu até pensei em fazer com motores cc normais, mas o ultimo projeto que fiz la no meu curso tive que usar um motor cc e quando fui comprar me assustei com o preço, tava em torno de 40 reais um motor, e tinha em torno de uns 5cm de comprimento acho um pouco grande pro projeto que estou pensando em desenvolver, então pensei em usar dois servomotores de 9gramas

eu dei uma procurada no mercado livre e fala que ele tem 1kg mais ou menos de torque acho que seria mais do que suficiente para o projeto, mas então eis que surge a minha dúvida, eu andei lendo na internet e tambem um tecnico de laboratório la do meu curso me falou que esses motores são programados com cordenadas em angulos, queria saber se consigo usar esses servos em meu projeto mas de maneira que eles trabalhem como um motor cc normal????

seria muito difícil fazer isso???

eu ainda não passei nada pro papel, acabei de ter a ideia e resolvi tirar esta duvida primeiroentão vou fazer uma breve descrição do projeto,

como eu disse ele vai ser parecido com um tanque de guerra mas vai ser bem pequeno, estou pensando em fazer o mais simples possivel, com duas ponte H

uma para cada motos, ai o funcionamento vai ser o seguinte. vou fazer um controle com fio mesmo de inicio, ai quando apertar pra frente o pic da um sinal para que as duas ponte H liguem, para traz a mesma coisa, para a direita o motor da direita para e o da esuqerda continua recebendo sinal, e para esquerda ao contrario.

bem simples, vou usar um pic dauqeles pequenos de oito pernas é 12f... se não me engano. ai mais pra frente vou ir aprimorando o projeto, fazer o controle por RF talvez e algo mais, mas preciso estudar RF ainda que não sei nada.

bem por enquanto é isso,

Postado

Não sei o tamanho do seu robô, nem o peso, mas um motor de 5,9V destes usados em DVD não seria suficiente para movimentá-lo?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-182677034-motor-59v-eixo-longo-8mm-para-play-1-e-dvd-frete-incluso-_JM

São baratos e você encontra na sucata. Quanto ao microcontrolador, eu sugiro pelo menos um PIC16F628, ele é barato e tem uma porta serial que pode ser usada quando você acrescentar os módulos RF ao projeto.

Postado

Então meu amigo Zin obrigado pela dica do microcontrolador.

eu preferiria que fosse com este servo que comentei anteriormente por que ele é mais fácil de fixar porque ele ja vem com parafusos que encaixam no eixo e cruzetas também, e estes servos custam 13 reais não é tão caro assim, o tamanho vai ser 150mm no maximo, e o peso não sei ao certo mais vou procurar fazer de uma materias bem leve talvez plastico, acrilico, ou aquelas madeiras bem finas, ou algo do tipo que seja leve.

Postado

Bruno tech, seu projeto é interessante e fiz um parecido a uns meses atrás.

Utilizei servo motores como você quer. Mas tem um porém. Servo motores não giram continuamente. Ele contém uma trava q não deixa ele passar dos 180º. Dessa forma, você terá que modificá-los para giro contínuo.

Essa informação você tira de um tópico que eu mesmo criei a um tempo atrás:

Como transformar Servo motor em Motor comum?

Lembre-se que já que os servos têm grande torque, ele gira devagar. Mas para esse projeto, tá legal.

Para ilustrar como o meu ficou, veja esse vídeo:

No mais, você está no caminho correto.

Qualquer dúvida só perguntar.

Tenho fotos da construção do meu robôzinho..... Não ficou muito bonito, mas funciona.

Falou

Postado

MatheusLPS, de grande ajuda seu post, agora to meio sem tempo e to postando de um celular mais assim q tiver um pouco livre vou dar uma olhada nesse seu tutorialzinho, então quer dizer q se eu retirar esta trava que faz com q o motor não de um giro completo ele passa a dar, e a programação dai eu faria da mesmo forma d um motor cc se for um ele liga se for zero desliga??

Daria pra você postar as fotos do seu robo ai pra mim dar uma olhada..

Vou fazer o esquema ai posto pra você dar uma olhada. Até mais

Postado

Isso mesmo, se você tirar a trava e o circuito de controle do servo e soldar dois fios diretamente no motor igual eu fiz, ele fica como um motor CC comum. Aí você usa uma ponte H, por exemplo o L293D, para mudar a direção do carro.

Fiz o upload e estou postando abaixo. Para que o post não fique sobrecarregado, coloquei todas as fotos em um album.

Sobre o carrinho, peguei uma chapa de metal sobrando aqui e comecei a cortar. Como você vai perceber pelas fotos, o carrinho não teve o mínimo de acabamento. Ficou bem grosseiro. Confesso que essa parte de confecção de peças não é minha praia e já estava cansado de mexer com isso.

Fotos:

http://imgur.com/a/qXqiF

As rodas, utilizei a mini-catraca preta da foto abaixo:

Shimano_xt_rear_derailleur.jpg

Falou

Postado

Ok então, esse fds vou ver se consigo comprar os servos pra fazer a modificação, essa ideia da catraca é muito boa. Vou passar o projeto para o papel por enquanto valeu pela ajuda

Cara acabei de olhar as fotos de seu carrinho, como você disse não tem acabamento, mas ficou show cara, muito boa a ideia da catraca da bicicleta, eu estava pensando em fazer de borracha talvez a camara da bike de certo mais ainda vou ver como fica, só não consegui ver o video que aqui no trampo é bloqueado youtube, mas assim q chagar na facul vou ver.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...