Ir ao conteúdo

Programação para PIC

proeletrica

Posts recomendados

Postado

A linguagem mais fácil de se aprender é o C. Porém assembly é uma linguagem muito eficiente, já que é a nativa do microcontrolador.

Sugiro você começar com o C, para entender os conceitos de programação, e depois passar para o assembly.

Postado

A mais fácil é C,mas programar uma linguagem,quando se usa para microcontroladores,é diferente de fazer um Hardware completo.

Um contra da linguagem C(em microcontroladores) é quando se tem um bug pois fica fácil de entender o seu código mas confuso em saber em que trecho das instruções o micro se perdeu(o código real gerado).

Sempre digo,se alguem na área de microcontroladores não souber programar em ASM e não ter conhecimento em eletronica digital,não conseguirá desenvolver algo complexo pois não saberá o que esta fazendo ou até onde pode chegar em um HardWare/Software,mas se for por Hobby,então não tem problema.

Lembrando que qualquer linguagem em alto nível (C,Basic,Pascal etc),terão dificuldade em lidar,em certas situaçãoes,com os registradores de um microcontrolador.

Postado
A linguagem mais fácil de se aprender é o C. Porém assembly é uma linguagem muito eficiente, já que é a nativa do microcontrolador.

Sugiro você começar com o C, para entender os conceitos de programação, e depois passar para o assembly.

Eu ainda acho o contrario.. eu acho melhor começar com assembly para entender o que está acontecendo com o microcontrolador e entender como uma logica pode ser gerada dado as instruções disponiveis. Junto com isso você ja vai aprendendo a configurar o microcontrolador pois não vai ter nada "pronto" como acontece em muitos compiladores C. Depois disso você aprende C, que provavelmente sera a linguagem utilizada em 90% de seus projetos, principalmente se você for para arquiteturas mais recentes, que tenham um conjunto de instruçoes otimizados para compiladores. Eu pessoalmente uso assembly apenas se REALMENTE necessario.. porém eu considero o conhecimento em si indispensavel...

Postado

Eu primeiro aprendi Assembly, depois de ganhar dinheiro nisso e perder muito tempo no desenvolvimento resolvi testar o ANSI C.

com certeza posso afirmar que o Assembly é a linguagem de total controle de maquina, porém nas aplicações que eu fiz, tirando uma, não houve a necessidade de ter o total controle!

Neste caso o ANSI C dominou meus projetos.

A maior diferença é que o que eu levei 30horas para desenvolver em Assembly(sem bibliotecas) eu demorei 30minutos em ANSI C(com bibliotecas prontas d0 MikroC)!

Postado
A maior diferença é que o que eu levei 30horas para desenvolver em Assembly(sem bibliotecas) eu demorei 30minutos em ANSI C(com bibliotecas prontas d0 MikroC)!

O tempo de desenvolvimento depende tambem de conhecimento e prática pois no caso do Mikro C,as rotinas são genérica e voce não tem controle sobre elas(um garoto de 12anos e um rapaz de 25 vão gerar o mesmo código se usar as bibliotecas 'prontas').

Quando se usa ASM para gerar código completo ou rotinas específicas,tipo zerar toda memoria do micro por software(reset total) ou executar o programa de memoria externa,é normal que voce perca tempo uma vez para montar seus arquivos .inc.

• 1 ano depois...
Postado

Se quiser trabalhar por toda sua vida em programação, comece pelo assembler!

Caso contrario, começa pelo C.

É mais fácil e pratico, tem mais material disponível na internet.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!