Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Algoritmo C


Jose Carlot

Posts recomendados

(iniciante)

no momento que comecei a fazer o curso de tecnico de informatica, recebi uma proposta de mudar para o setor de (ti) da empresa, hoje o meu patrÃo pediu que eu fizesse um algoritmo que receba varios pagamentos agua, luz entre outros e quando imprimir que relatasse por datas de vencimentos. NÃo sei como comeÇar, mas preciso do emprego pois casou o horario com o curso, alguem pode me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(iniciante)

no momento que comecei a fazer o curso de tecnico de informatica, recebi uma proposta de mudar para o setor de (ti) da empresa, hoje o meu patrÃo pediu que eu fizesse um algoritmo que receba varios pagamentos agua, luz entre outros e quando imprimir que relatasse por datas de vencimentos. NÃo sei como comeÇar, mas preciso do emprego pois casou o horario com o curso, alguem pode me ajudar.

Ué, se for em C, crie uma struct apropriada, contendo o tipo do pagamento, valor, vencimento e qualquer outro dado relevante.

E funções para tratá-las.

Se for em C++, os dados vão ficar dentro da classe e as funções serão funções membro.

Provavelmente utilizar alguma estrutura de dados lhe ajudará.

Uma Fila por exemplo me parece apropriada para mostrar ordem de vencimento.

Mas dá pra usar o bom e velho array também...

Enfim, começa a fazer que a gente vai ajudando com o que der. =]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite shara, eu sou iniciante e conheci ate agora vetor, for, while tudo basico, por favor converse com um iniciante daqui uns meses vou esta aqui na sala para conversar do seu jeito, não precisa fazer, mas fale a minha lingua por enquanto, ainda não sei o que você falou.

Mas contudo obrigado pela dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite shara, eu sou iniciante e conheci ate agora vetor, for, while tudo basico, por favor converse com um iniciante daqui uns meses vou esta aqui na sala para conversar do seu jeito, não precisa fazer, mas fale a minha lingua por enquanto, ainda não sei o que você falou.

Mas contudo obrigado pela dica.

Então você vai precisar de um vetor para cada coisa...

Como você não sabe alocação dinâmica teria que ser algo do tipo:

exemplo:

char vencimento[quantidade_de_pagamentos][11]; /* formato DD/MM/AAAA */

char valor[quantidade_de_pagamentos][10];

/* Recomendo salvar o valor como string para evitar erros de arredondamento

O tamanho depende da ordem de grandeza dos pagamentos da empresa...

Coloquei 10 aleatoriamente*/

char tipo[quantidade_de_pagamentos][31];

...

Depois da declaração das variáveis você talvez tenha que abrir um arquivo para ler esses valores, pois não acho que serão digitados toda vez...

Depois um while encobrindo todo o resto do programa.

O "resto" que está dentro do while seria:

-Menu

-Inserção de pagamentos

-Exclusão de pagamentos

-Ordenação de pagamentos por vencimento

-Gravação dos pagamentos no arquivo

-Visualização dos pagamentos (já ordenados)

Ainda tá complicado?

Porque eu acho que são coisas necessárias já que tem que fazer na tora só com o básico.

Poste suas dúvidas mais específicas que a gente te ensina.

Sério, tenta começar o programa que as coisas vão fluindo. =]

Aconselho a usar a busca do fórum também, pois com certeza existem diversas dúvidas respondidas que podem lhe ajudar.

Busca simples!

Busca avançada!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!