Ir ao conteúdo

Como testar um tomada com um multímetro

saraivaoakley

Posts recomendados

Postado

amigo e que a 1 mês atrás meu hd fumaçou e de depois de 1 mês queimou de novo , eu queria saber como eu medirei uma tomada de casa , so não sei se ela é de 115 v ou 220v , mas eu tenho quase a certa que é de 220v , alguém poderia me explicar como eu faço isso ??

Postado

Existem multimetros, que é um equipamento que se compra em lojas de eletronica e existem equipamentos mais simples que apontam simplesmente a tensão da rede.

O mais simples é voce comprar uma lampada 230 V e um soquete que já tenha o rabicho de fios. voce coloca na tomada e compara a intensidade da luz. Se forte é 230, se fraca é 115. Mas se o problema foi intermitente voce tem é um problema de oscilação e aí é melhor chamar um eletricista, pois voce deve estar com a fiação de sua casa desbalanceada ( tem mais carga em alguma das fases e aí voce vai queimar os equipamentos eletronicos mais sensíveis)

Postado

Ok. Se voce tem um multimetro voce vai poder medir a tensão exata da rede.

Tome só cuidado para pegar a escala de tensão mais apropriada.

voce vai pegar a escala de 500 ( se tiver ), com o símbolo V~ ( indica corrente alternada ).

Coloque o plugue de encaixe ( na cor certa ) V~, e o outro na "COM" .

Aproveite para fazer uns testes. Meça sem nada ligado na rede. Aí comece a colocar "cargas", por exemplo ligue um chuveiro e meça. Ligue um ferro de passar....

Se a tensão cair muito, é aí que voce deve chamar o eletricista, pois normalmente uma residencia tem pelo menos dois fios de fase. Recomendo também dar uma olhada na caixa de força e ver os disjuntores, eles devem estar muito fortes para a corrente que voce deve estar usando, mas enfim, quem vai poder resolver o problema é um bom eletricista, que vai somar tudo o que voce usa de energia eletrica e recomendar as alterações.

Postado
ah tomada aqui e de 110 , ai eu medi no multimetro na parte alternada V~ , coloquei na linha de 750 , o multimetro bateu 123 , a tensão ta correta ??

Está certa, aqui no brasil a tensão padrão é 127v ;)

Postado

Saraiva, como a tomada é 127, voce precisa com muita urgencia verificar sua rede elétrica.

Picos de tensão provocam a queima de equipamentos e se seus vizinhos não tiveram problemas ( ou seja, se so sua casa teve essa variação), então é sua fiação mesmo

Postado
Saraiva, como a tomada é 127, voce precisa com muita urgencia verificar sua rede elétrica.

Picos de tensão provocam a queima de equipamentos e se seus vizinhos não tiveram problemas ( ou seja, se so sua casa teve essa variação), então é sua fiação mesmo

Mas 123v é normal...

A casa dele deve ser 110 mesmo.

A minha duvida é se selecionar um valor tão alto no multímetro não influencia a leitura.

Postado

a tensão está correta.O que não está normal é ter queimado duas vezes o equipamento dele, o que só poderia ocorrer se houver picos de tensão. è isso que deve ser resolvido, ou vai continuar queimando equipamento.

• Membro VIP
Postado
a tensão está correta.O que não está normal é ter queimado duas vezes o equipamento dele, o que só poderia ocorrer se houver picos de tensão. è isso que deve ser resolvido, ou vai continuar queimando equipamento.

- Alguém já perguntou ao indagante qual a fonte dele??? Vai que é uma genericona da vida. Se for não espere que vá parar de queimar HD por exemplo... Quem alimenta teu HD é a tua fonte.. Se o HD fumaceou uma das possíveis razões é que sua fonte possa estar entregando a tensão errada a ele... Tua fonte tem boa qualidade??? Qual é ela??? qual fabricante e modelo???

- Alguém já perguntou se ele usa estabilizador??? Se usa, é outro que gosta de queimar os componentes...

Postado

amigos , o que acontece , essa tensão que eu mostrei e da casa de um cliente , Inton eu acho que , eu já resolvi o problema, o que acontece, e que na casa do cliente a ligação era diretaa , não tinha Relógio , vinha diretão da Rua , e como a fonte e generica , a formosa fonte jitek , hahaha.

E outra coisa , eles usam filtro de linha , mais so que o filtro de linha deve estar com defeito , porque tem entrada de tomada do filtro que não esta funcionando :S

aii eles pedirão um relógio para casa deles , mais ainda continua com uma fonte generica , eu surgiri a eles uma fonte real .

apesar que a tensão da fonte jitek , estava correta , mais durante o uso dela devee estava aumentando , que o ocorreu a fumaça do hd e depois ela foi pro espaço , hahahahahaha

• Membro VIP
Postado

Bingo.!!! Era bastante provável que a fonte seria a culpada...

Fonte podre vai acabar queimando alguma coisa.. Vai continuar queimando, melhor diria..

As tomadas de um filtro de linha todas são interligadas com fio ou barramento. Algo assim:

FiltrodelinhaFoxLux.jpg

Ou assim:

05FiltroDanevavisointernabarramento.jpg

Desse modo é difícil queimar, estragar uma ou outra tomada. Pode sim ser mal contato nessa tomada do filtro..

Postado
Esta certaa essa tensão ou não ?

È tipo , se a tensão fica-se alternando 122 , 124 ai voltaa á 123 ??

.

Por essa afirmativa e por se tratar de um "gato"( ligação direta na rede), acredito que não se pode dar nenhum tipo de garantia nessa ligação, mesmo com um fonte de boa qualidade.

• Membro VIP
Postado

Gente boa.. Vamos parar com a nóia..

A tensão da casa da gente varia numa boa, impossível ela ficar estável com o dinamismo do consumo de uma casa, de um bairro, de uma cidade...

Os equipamentos, e ai se incluem os PC's bem toleram variações da ordem de 7 a 10%.

Se seu PC tiver uma fonte com PFC ativo a tolerância sobe muit mais ainda..

Fontes com PFC ativo bem operam mesmo que a energia oscile de 90 VAC até 264 VAC..

A ligação sendo ou não um "gato" vai deixar seu PC trabalhar numa boa, desde que ele tenha uma fonte decente.

A fonte do autor do tópico é totalmente indecente, genérica da gema..

Ai, juntando uma instalação meia-boca com uma fonte completamente meia boca, dá no que deu..

Só isso, nada mais do que isso..

Se puderes colocar ai uma fonte com PFC ativo, fica tudo resolvido...

Postado

Um "gato" normalmente é monofásico, com aterramento ruim, e com um chuveiro, mesmo dos mais simples de 5200W e uma rede com cabeamento subdimensionado é um perigo para qualquer equipamento elétrico/eletrônico ! Mesmo depois de regularizada a rede dessa casa com a colocação de um relógio, é necessária a revisão de todo o cabeamento por um eletricista habilitado.

• Membro VIP
Postado
Um "gato" normalmente é monofásico, com aterramento ruim, e com um chuveiro, mesmo dos mais simples de 5200W e uma rede com cabeamento subdimensionado é um perigo para qualquer equipamento elétrico/eletrônico ! Mesmo depois de regularizada a rede dessa casa com a colocação de um relógio, é necessária a revisão de todo o cabeamento por um eletricista habilitado.
Esta certaa essa tensão ou não ?

È tipo , se a tensão fica-se alternando 122 , 124 ai voltaa á 123 ??

Inferir que o problema de queimar HD possa ser causado pela instalação, embora "gato" quando a tensão varia de 122 a 124 volts e o cidadão tem uma fonte bomba da Jitek é um primor de dedução..

É típico de quem jamais mediu a tensão em uma tomada ai de sua casa mesmo.. Certamente está variando mais do que isso, mesmo com aterramento, mesmo sem ser gato, mesmo com tudo dentro do normal..

Postado

Sr Faller, com todo o respeito eu acho que nunca viveu em uma casa com a instalação comprometida. As voltagens variam, as luzes vão e voltam. Acenda um comodo e o outro varia a intensidade . Eu apenas estou indicando o que é o mais sensato: fazer a verificação da instalação. É pedir muito ?

• Membro VIP
Postado

Essa afirmação não procede! Dizer que o hardware está queimando por conta de picos de tensão é puro chute e pra mim, muito pouco provável.

O hardware do PC, não recebe alimentação direta da rede AC. Passa antes pela fonte de alimentação e, no caso dos componentes da placa mãe, passam ainda pelos reguladores dela.....

• Membro VIP
Postado
Sr Faller, com todo o respeito eu acho que nunca viveu em uma casa com a instalação comprometida. As voltagens variam, as luzes vão e voltam. Acenda um comodo e o outro varia a intensidade . Eu apenas estou indicando o que é o mais sensato: fazer a verificação da instalação. É pedir muito ?

Eu estava me referindo às tensões medidas com um multímetro pelo demandante, que afirma oscilarem entre 122 a 124 Volts, absolutamente normais portanto. Isso é o que eu considerava...

Não estava querendo generalizar para seu conceito de instalação gato, comprometida onde as luzes vão e voltam, ou seja estava me referindo ao tópico em que estamos, com relatos do demandante e não teorizando hipoteticamente...

Mais que isso, note que gato não obrigatoriamente significa nem mal feita, nem subdimensionada..

O principal a considerar é que variações de tensão da rede muito maiores que essas ai citadas, definitivamente não afetam HD's ou outros componentes de seu PC, pois a fonte mantém estáveis as tensões de alimentação desses periféricos mesmo com uma grande variação da tensão AC de entrada..

E não me venha com teoria furada de que só vivendo numa casa com um gato para se conhecer a respeito... Eu acho que não se necessita comer cocô para saber que não é bom..

Postado

Em nenhum momento eu afirmei ou contradisse a questão do fonte de má qualidade pudesse ser a origem do problema. A informação dada e.. fragmentada do postante onde só no fim ele esclareceu que se tratava de um "gato" ocasionou toda essa discussão.

Só acho que... porque só pode haver um lado da verdade ? Não podem haver outras opiniões ? precisam haver ironias e esculachamento da opinião dos outros ?

• Membro VIP
Postado

Não se trata de esculachamento nem ironia, colega, e sim raciocínio lógico na busca de alcançar ajuda ao demandante..

Problema => HD sendo danificado

Demandante medindo a rede elétrica retornou medidas completamente normais

Antes até dele falar em gato suspeitei da fonte

Ai ele retornou com dados => fonte genérica e instalação gato (mas lembre-se sem variação significativa de tensão da rede)

Tudo indica que pode ser a fonte que aliás é ruim pra mais de metro..

Ai vem você com necessidade de revisão da instalação e blá-blá-blá.

Embora completamente louváveis teus conselhos, não cabem no caso, só embaralham e atrapalham a correção do problema de demandante...

Postado
Essa afirmação não procede! Dizer que o hardware está queimando por conta de picos de tensão é puro chute e pra mim, muito pouco provável.

O hardware do PC, não recebe alimentação direta da rede AC. Passa antes pela fonte de alimentação e, no caso dos componentes da placa mãe, passam ainda pelos reguladores dela.....

Revejam então esse post antigo:

http://forum.clubedohardware.com.br/gato-rede-eletrica/251489

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!