Ir ao conteúdo

Iniciante no assunto

papito97

Posts recomendados

Postado

Fala galera, tudo beleza?

Estou começando na área de programação (já domino o Windows, Manutenção de Compultadores, e sei o básico de inglês). Sei que ainda é cedo (tenho apenas 14 anos) mas já queria começar.

Sei também que vocês experientes não gostam de perguntas do tipo, mas acho isso muito importante pro meu futuro, pois quero (e posso) ser um grande programador.

Bom, chega de 'blábláblá'. Eu queria algumas dicas para estudo, sem que interfira na escola e no lazer (só tenho tempo livre de terça-quinta-sábado-domingo).

A pergunta que não se cala é: Por onde começar? Estudar sobre lógica de programação, ir direto a alguma linguagem? Copiar e colar códigos?

Em um dos tópidos do fórum, encontrei um livro chamado LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO de André Luiz Villar e Henri Frederico, e queria saber se é indicado para iniciantes. Ou se preferem outro título, informem.

É só isso.

Até logo!

Postado

Bom, como você tem apenas 14 anos, sugiro que você comece a programar em visualg.

Dê uma olhada em alguns livros sobre o assunto.

O visualg é uma ferramenta de programação em português o que vai lhe ajudar um pouco.

Mas antes disso sugiro que você compre em uma banca de revistas, alguns coquetéis de lógica, um fácil um médio e um difícil, e tente fazê-los.

Isso vai fazer você começar a treinar sua lógica, com a lógica treinada, fica mais fácil você resolver problemas com relação a programação.

Acredito que com um ano programando em viasualg, você já estará apto a programar nas outras linguagens voltadas para o inglês.

Dica: Não pule etapas na sua aprendizagem, faça tudo com calma, pois programadores são sedentos por conhecimento, mas antes de mais nada, gostam de aprender, se possível do jeito certo.

Abraços

• Moderador
Postado

certo faço minhas palavras quase a maioria do roberto... mas eu digo amigo.. nao se foque em alguma linguagem agora no inicio... estude bem a logica que você precisará. depois com a logica aprendida.. ai sim você pensa em alguma linguagem.. antes disso.. você tem que se direcionar em alguma coisa.. como por exemplo:

"o que irei programar, em que area irei atuar" com base nisso você decide.. se for para web. sugiro aprender ja desde o inicio php. se for desktop você pode pensar em java... ou c++... claro que estas sao apenas algumas e sao só sugestoes... pois existem varias.. eu nao iria de visualG nem pascal.. pois eu acho perda de tempo.. pois você adquire um ano de logica nestes depois você vai para um java ou php e a sintaxe muda.. e tens que reaprender.. por isso eu digo que é perda de tempo.. agora se for olhar so para o lado da logica ate que é boa... pois faz você exercitar a logica em uma lingagem de programaçao estruturada em portugues... mas agora olhando pro lado de sintaxes.. ai fica ruim... por outro lado.. aprendendo php por exemplo você tem tem uma ampla noção de como funciona o java, c++, C#.. pois sao tudo muito parecidos... enfim.. as dicas foram dadas..

abraço

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!