Ir ao conteúdo

SSD OCZ Vertex 3 - Firmware 2.06 com problemas

sparskter

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

A OCZ confirmou publicamente que a linha VERTEX 3 e AGILITY 3 estão enfrentando problemas de firmware. Mais especificamente, nos controladores SandForce-2000 Series.

Eu acabei de montar uma configuração:

Processador: Intel Core i7-2600K
Cooler: Thermaltake Frio
Placa-Mãe: MSI Z68A-GD80 (B3)
DVD/RW: LG SATA-II
Memória: Corsair Vengeance 8GB 2x4GB DDR3 1600
SSD: OCZ VERTEX 3 120GB SATA III MLC
HD: 2 x Seagate 1000GB 7200RPM SATA II
VGA: EVGA GeForce GTX 580 1536MB
Gabinete: Cooler Master CM690
Fonte: CORSAIR AX750 80-Plus Gold

Acontece que, por defeito de fábrica, alguns (estima-se 1%) modelos Vertex 3 e Agility 3, vieram com problemas no firmware deles. Mais especificamente, na controladora SandForce.

Os problemas que podem acontecer são:

(1) Travamento do Windows, com a tela azul;

(2) A BIOS não detectar o OCZ Vertex 3;

(3) Congelamento temporário do Windows: você está trabalhando e de repente, o LED do HD, fica aceso constantemente e sem piscar. Você não consegue fazer nada a não ser mover o cursor do mouse. Após uns 30 segundos o windows volta a responder.

(4) Outros tipos de travamentos/congelamentos/engasgos

No meu caso, aconteceram os itens (2) e (3).

Recentemente, no dia 22/06/2011, eles lançaram um firmware novo (versão 2.09) que dizem consertar estes problemas:

http://www.ocztechnology.com/ssd_tools/OCZ_Vertex_3,_Vertex_3_Max_IOPS,_Agility_3,_and_Solid_3_series/

É necessário tomar alguns cuidados para atualizar este firmware. Primeiro, você precisa estar na versão 2.06, antes de passar direto para a versão 2.09 (este foi o meu caso). Se você estiver em uma versão anterior à 2.06 (exemplo: 2.02) você precisa primeiro atualizar para a versão 2.06 e só então, para a versão 2.09. O único modo de instalar este firmware é instalando o Windows em outra HD, independente e só então executar o software TOOLBOX deles. Só assim o HD da OCZ é detectado para a atualização. No meu caso foi fácil pois eu tinha os HDs Seagate. Há também o modo de atualização via boot linux, mas nem tentei essa.

Ainda neste TOOLBOX recomenda-se fazer um SE (Security Erase) que coloca as memórias NAND em modo de fábrica, isto é, apaga tudo. Isto eu não fiz, ainda.

Outra recomendaçãp é configurar na BIOS placa-mãe, para que as portas SATA sejam do tipo "HOT-PLUG".

Bom. eu fiz esta atualização. Após a atualização, aconteceu 1 vez da BIOS não detectar/achar o Vertex3. A BIOS acha que ele não existe. Precisei desligar e religar o computador novamente para que o mesmo fosse reencontrado.

Por outro lado, não vi nenhum outro engasgo. Não houve mais travamentos. Nos forums da OCZ, dizem que eles têm previsão de lançar o firmware 2.10 no começo de Agosto/2011 agora.

O único porém deste firmware novo é que ele diminui um pouco a velocidade de escrita. No meu caso não sei o quanto esta velocidade caiu pois eu não lembrei de fazer um benchmark antes da atualização.

Esta é a minha experiência até agora. Uma pena mesmo isso ter acontecido. Vou esperar mais semanas senão o jeito será trocar por um SSD da Intel, mais lento.

Alguém mais teve problemas?

Links informando que a OCZ detectou este problema e que estavam trabalhando em um firmware novo para corrigi-lo:

OCZ Confirms Vertex 3 and Agility 3 Firmware Issues

http://news.softpedia.com/news/OCZ-Confirms-Vertex-3-and-Agility-3-Firmware-Issues-205185.shtml

link traduzido:

OCZ Vertex Confirma 3 e Agility 3 Problemas Firmware

http://translate.google.com.br/translate?js=n&prev=_t&hl=pt-BR&ie=UTF-8&layout=2&eotf=1&sl=en&tl=pt&u=http%3A%2F%2Fnews.softpedia.com%2Fnews%2FOCZ-Confirms-Vertex-3-and-Agility-3-Firmware-Issues-205185.shtml

Problemas com o SandForce Series 2000:

http://news.softpedia.com/news/SandForce-2000-Series-SSDs-Face-Problems-May-Be-Withdrawn-from-Market-204679.shtml

link traduzido:

http://translate.google.com.br/translate?js=n&prev=_t&hl=pt-BR&ie=UTF-8&layout=2&eotf=1&sl=en&tl=pt&u=http%3A%2F%2Fnews.softpedia.com%2Fnews%2FSandForce-2000-Series-SSDs-Face-Problems-May-Be-Withdrawn-from-Market-204679.shtml

Forums da OCZ:

OCZ Vertex 3, Vertex 3 Max IOPS, Agility 3, and Solid 3 series

http://www.ocztechnology.com/ssd_tools/OCZ_Vertex_3,_Vertex_3_Max_IOPS,_Agility_3,_and_Solid_3_series/

View Poll Results: Firmware 2.09 solved the issues?

http://www.ocztechnologyforum.com/forum/showthread.php?90720-Firmware-2.09-solved-the-issues

My (so far) positive experience with FW 2.09 and fresh WIN7 install

http://www.ocztechnologyforum.com/forum/showthread.php?90482-My-(so-far)-positive-experience-with-FW-2.09-and-fresh-WIN7-install

Forum: Vertex3, Agility3, Solid3 support and discussion forum

http://www.ocztechnologyforum.com/forum/forumdisplay.php?254-Vertex3-Agility3-Solid3-support-and-discussion-forum

• 3 semanas depois...
Postado

Acho que sao mais do que os 1% dos Vertex 3 vendidos. eles nao vão dizer que a maioria foi afetada para nao manchar a imagem da empresa.

O meu esta com problemas. E quem compra os Vertex 3, geralmente sao pessoas que entendem do assunto. E o forum esta cheio de reclamacoes... :mad:

Um saco isso. Ja retirei do computador o ssd ate resolverem definitivamente.

Agora esta bem mais lento, mas muito mais estavel. Nem comparacao. :eek:

O fod@ é que foi os olhos da cara esse ssd. :(

• mês depois...
Postado

otimo post!!

tenho um vertex 3 - 120gb... e tenho todos problemas acima..

assim que comprei ele... atualizei para a 2.09... mas continua as travadas do nada... que azar pegar o 1% bichado. aff.. n sei o q fazer...

Postado

acabei de instalar o 2.11 firmware... o problemas de travar ainda nao testei... já a velocidade continua lento... AS SSD Benchmark - 330 read 140 write.

Postado

Oi pessoal, comprei um SSD OCZ agility 3 60GB, a maquina não reconhece ele nem a pau, na bios(já atualizei) , nem pelo boot do cd win7,no win muito menos.já dei boot só com o ssd, resetei a bios e NADA. Minha placa mãe é uma ASUS P5KPL SE, Por favor, me ajudem, passei a noite tentando Obrigado!

• mês depois...
Postado

Galera, comprei um OCZ agility 3 60gb ontem, cheguei em casa e vi que estava com o firmware 2.08, conectei no notebook, fui instalar o windows, deu tela azul, ai atualizei pra mais atual, 2.13! e agora ta com essas travadas chatas no windows, será que tem alguma forma de "arrumar" isso ?

Edit: Galera, fiz o secure erase pelo toolbox da OCZ, o ssd voltou pro firmware 2.06, em seguida atualizei pra versão 2.09 (isso pelo windows)

Logo em seguida dei boot pelo pendrive realizei o unfreezer (computador em modo de espera por uns 30 segundos ou mais) depois que passar esse tempo, ligue-o novamente e realize o update pra versão 2.13!

Aqui em casa resolveu o problema, espero ter ajudado!

Abraços

Postado

Emerich21

Fiz a atualização também do meu pelo windows direto da 2.06 para 2.13 e travadas e tela azul eram constantes, o seu resolveu 100%, tem usado ele direto sem problemas?

a velocidade dele esta boa?

Como você fez para pegar a versão 2.09? não da pra passar direto pra 2.13 nao?

a segunda atualização que você fez foi também pelo windows?

Abraços.

Postado
Emerich21

Fiz a atualização também do meu pelo windows direto da 2.06 para 2.13 e travadas e tela azul eram constantes, o seu resolveu 100%, tem usado ele direto sem problemas?

a velocidade dele esta boa?

Como você fez para pegar a versão 2.09? não da pra passar direto pra 2.13 nao?

a segunda atualização que você fez foi também pelo windows?

Abraços.

Cara, eu fiz o secure erase por uma versão antiga do toolbox, ele voltou pro 2.06, quis fazer o upgrade pra 2.08 pra depois upar pra 2.09, mais nao achei o toolbox da versão 2.08, então passei da 2.06 pra 2.09 pelo toolbox mesmo! só pesquisar no google, tipo: ocz toolbox firmware 2.09, só na hora de atualizar pra versão 2.13 que utilizei o linux, dei o boot no pendrive, fiz o unfreezer, que coloca o pc em modo de espera por alguns segundos (30 segundos ou mais) reeliguei o pc e mandei fazer o update!

O notebook ta rodando liso aqui agora, sem travadas e sem tela azul!!! só nao fiz nenhum teste antes e depois do update então nem posso te falar como ta a leitura e escrita, a pontuação do windows 7 ta em 7.5!!!

edit: esquecí de falar, eu uso ele como sata II

Postado

a quanto tempo você esta usando ele sem dar problemas?

bem, tentei voltar na firmware 2.06 como você fez (pelo windows) mas por umas 4x deu uma mensagem que não podia porque o driver tava congelado bla bla bla coisa assim, até que insistindo deu "completed" mas continuou com a firmware 2.13 (estou usando o ssd de slave no mesmo pc que usei pra atualizar)

estou baixando agora aquele tools de cento e tantos megas, vamos ver no que vai dar.

vou tentar fazer por ele.

pelo que diz no pdf do site, precisa passar para a 2.06 ou para a 2.08 somente se estiver com a firmware 2.02, então acredito que usando o erase, se voltar para a 2.06 possa pular direto para a 2.13, vamos ver.

Postado
a quanto tempo você esta usando ele sem dar problemas?

bem, tentei voltar na firmware 2.06 como você fez (pelo windows) mas por umas 4x deu uma mensagem que não podia porque o driver tava congelado bla bla bla coisa assim, até que insistindo deu "completed" mas continuou com a firmware 2.13 (estou usando o ssd de slave no mesmo pc que usei pra atualizar)

estou baixando agora aquele tools de cento e tantos megas, vamos ver no que vai dar.

vou tentar fazer por ele.

pelo que diz no pdf do site, precisa passar para a 2.06 ou para a 2.08 somente se estiver com a firmware 2.02, então acredito que usando o erase, se voltar para a 2.06 possa pular direto para a 2.13, vamos ver.

To usando ele a uns 3 dias já!!! O meu veio com a 2.08, logo que liguei ele no notebook, deu tela azul, ai um colega meu mandou atualizar, atualizei pra 2.13 direto, ai ficou dando as travadas, entrei em desespero, to desempregado e paguei 350 reais nele à vista! dindin de um serviço que fiz (trabalho com informática). atualizei pra 2.13 e continuou a mesma coisa! depois de revirar muito a internet achei varios fóruns falando de upgrade de firmware por firmware e alguns falando que a 2.09 corrigia os problemas, fiquei um dia com a 2.09, e nada das travadas pararem, foi ai que resolvi baixar as versões antigas só pra fazer um teste.

fiz o secure erase de boa com ele pelo pc, o ssd estava vazio quando fiz, logo em seguida apareceu no toolbox a versão 2.06, em seguida fui no update e atualizei para a 2.09 e deixei, tirei do pc, coloquei no notebook e instalei o windows nele e nada das travadas pararem, baixei esse sistema que você ta baixando agora, o linux com o programa pra jogar ele pro pendrive, dei o boot, na hora q apareceu a area de trabalho, tem um icone branco, com nome de unfreezer, cliquei nele e pediu pra apertar enter se não me engano, você aperta, o pc vai entrar em modo de espera, aguarde uns 30 segundos ou mais um pouquinho, ai você aperta o botao de power, pro pc ligar de novo, ai você abre o programa de update e manda atualizar pra 2.13, ele vai atualizar de boa e sem erro, ai só reiniciar! aqui comigo resolveu

Postado

300 e pocos pilas? se fosse só isso eu estaria dando gargalhadas, no meu caso foram 699 (ssd de 120 gigas) juro que estou pronto pra dr uma martelada nele, já to até sem saco de instalar o windows e testar de novo, vou atualizar e emprestar ele pra um amigo ficar usando heheheh se nao der pau em uma semana, eu pego devolta.

tive que recomeçar o download, fechei o navegador e se foi, daqui uns 10 min to com ele baixado, ai testo, depois volto aqui pra dizer o que deu.

Postado
300 e pocos pilas? se fosse só isso eu estaria dando gargalhadas, no meu caso foram 699 (ssd de 120 gigas) juro que estou pronto pra dr uma martelada nele, já to até sem saco de instalar o windows e testar de novo, vou atualizar e emprestar ele pra um amigo ficar usando heheheh se nao der pau em uma semana, eu pego devolta.

tive que recomeçar o download, fechei o navegador e se foi, daqui uns 10 min to com ele baixado, ai testo, depois volto aqui pra dizer o que deu.

O meu é de 60GB, rsrs

To upando os toolbox que tenho aqui, o do linux, o da versão 2.09 e um outro que não sei pra qual versão ele faz o upgrade! rsrs

qualquer coisa te passo o link.

vou ficar no aguardo se deu certo ou não.

Postado

opa, voltei, bem... nao consegui fazer o erase, mas "me virei nos 30" descobri que tem um arquivo lá no linux que você pode editar ele, e assim você escolhe qual a versão da firmware você quer que o programa baixe (por default ele baixa semrpe a ultima) coloquei pra voltar pra 2.09, e depois voltei o arquivo como era originalmente, ai ele baixou de novo a 2.13, agora é só achar um amigo cobaia pra ficar usando o ssd, porque realmente nao estou mais afim de me stressar com ele, já estou contando como dinheiro jogado fora, então nem vou me stressar.

o arquivo original é assim

http://www.ocztechnologyforum.com/staff/ryderocz/linux_iso/209-3.jpg

basta mudar para

http://www.ocztechnologyforum.com/staff/ryderocz/linux_iso/209-4.jpg

ai ele baixar a 2.09

o erase apenas apagou tudo que tinha no ssd, ele não voltou a firmware original nao.

Postado
opa, voltei, bem... nao consegui fazer o erase, mas "me virei nos 30" descobri que tem um arquivo lá no linux que você pode editar ele, e assim você escolhe qual a versão da firmware você quer que o programa baixe (por default ele baixa semrpe a ultima) coloquei pra voltar pra 2.09, e depois voltei o arquivo como era originalmente, ai ele baixou de novo a 2.13, agora é só achar um amigo cobaia pra ficar usando o ssd, porque realmente nao estou mais afim de me stressar com ele, já estou contando como dinheiro jogado fora, então nem vou me stressar.

o arquivo original é assim

http://www.ocztechnologyforum.com/staff/ryderocz/linux_iso/209-3.jpg

basta mudar para

http://www.ocztechnologyforum.com/staff/ryderocz/linux_iso/209-4.jpg

ai ele baixar a 2.09

o erase apenas apagou tudo que tinha no ssd, ele não voltou a firmware original nao.

O erase aqui em casa voltou pra 2.06 e zerou ele todo! em relação ao que você fez, eu tinha visto na net, só que achei menos complicado pelo windows, e só usar o linux pra atualizar pra 2.13, agora é testar e ve se resolveu né!!!

Boa sorte aii...

Postado

bom, já que virou bagunça, voltei pro linux e coloquei 2.06 de novo, vou testar a velocidade dele antes de mudar a firmware pra ver se muda realmente.

Abraços, valeu a força ae... como faz pouco tempo que o seu esta na ativa, se algum dia ele travar volta aqui e nos conta.

Postado

Opa!!! pode deixar, eu to aqui brincando de overclock no notebook, tenho um APU da AMD, E-350 de 1.6Ghz, ele agora ta a 2.1Ghz, com temp máxima de 66º e nada de travar SSD e nem da Tela azul! acabei de atualizar os drivers sata do note, coloquei o "catalixo" 11.9

Edit:

Postado

Pronto, já está com meu camarada, ele usa o pc o dia inteiro, fica ligado 24h, então se for pra dar pau, não tem pessoa melhro para testar, instalei o windows, brinquei uma meia hora com ele, e não aconteceu nada, eu conto daqui 1 semana se realmente resolveu atualizando pelo linux, valeu abraços.

Postado

Estou pelejando com o meu há uns 3 meses, ainda sem coragem de instalar o sistema. No meu não noto travamentos, já que está como segundo HD, mas a velocidade de escrita é sempre muito baixa e vai caindo progressivamente após um secure erase. Na infinidade de testes que já fiz liguei agora na porta sata II (placa mãe AsRock z68 extreme 4) e desliguei os modos de economia de energia C3 e C6, e tanto a velocidade de leitura como de escrita melhoraram consideravelmente. Na cópia de um arquivo de 3 gb do SSD para a memória, e vice versa, a velocidade de leitura e escrita ficam em 155 e 63 MB/S, e agora subiu para 190 e 88 MB/S. Será que o problema está na porta sata III da placa mãe?

Postado

Emerich21

coloquei a 2.15, e parece que resolveu todos os problemas, faz 2 dias sem uma travadinha... você teve travadas antes da 2.15 também? não nos falamos mais, mas eu já tinha desistido dele, mas agora comecei a me impolgar de novo.

Postado

Com a 2.13 tava dando umas travadinhas sim, agora com a 2.15 parou de vez, uma vez ou outra que trava mais logo volta, deve ser alguma coisa...achei estranho!!! mais ta bem melhor em vista das versões anteriores!!!! meu notebook tem controladora sataII, to com uma taxa de leitura de 285~290MB de leitura de acordo com o HD tune, a pontuação do windows 7 ta em 7.5... ficaria feliz se o note tivesse sata III... rsrs

• 2 semanas depois...
Postado

LeonelPD, acabei de descobrir que os drivers sata também influenciam nessas travadas, recentemente foram lançados os drivers da ATI 11.10

instalei todos, até o driver AHCI da amd, e adivinha ? as travadas voltaram...ai imaginei, sera q é o driver sata, voltei pro driver da versão 11.09 e o q aconteceu ??? sumiram as travadas...to usando só o 11.9 agora... ta rodando a tempos ja, sem travar!!!

• 5 meses depois...
Postado

Bom também estou com o mesmo problema no meu ssd o meu da umas travadas eternas não volta enquanto eu não desligo por 30 segundo mais já saiu o novo firmware 2.22 para nosso ssd agility 3 e vertex 3 mesmo assim eu meu continua do mesmo jeito esto quase metendo uma maretada nele

• 7 meses depois...
Postado
Bom também estou com o mesmo problema no meu ssd o meu da umas travadas eternas não volta enquanto eu não desligo por 30 segundo mais já saiu o novo firmware 2.22 para nosso ssd agility 3 e vertex 3 mesmo assim eu meu continua do mesmo jeito esto quase metendo uma maretada nele

Desculpem reviver esse tópico mas esse SSD que está dando problema é esse aqui?

http://www.megamamute.com.br/prod-352173.aspx/p?csParam=%7B%22feature%22%3A%22ultimatebuy%22%2C%22source%22%3A%22product%20details%22%2C%22recType%22%3A%22ultimatebuy%22%7D

Postado

O tópico não se refere a este ssd que você postou, porém este SSD não é recomendável para ser comprado por outros inúmeros aspectos.

Se você quiser comprar um ssd entre no tópico: http://forum.clubedohardware.com.br/guia-compra-comprando/761096

Lá você será bem orientado.

Tem que ver isso ae

Putsss

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!