Ir ao conteúdo

Transformador 12+12

Junior Zancan

Posts recomendados

Postado

Pessoal, eu preciso de 24v, eu tenho um transformador 110/220 para 12+12 250mA, tem 3 fios, 2 amarelos (12v cada) e 1 preto, negativo.

Se eu juntar as 2 de 12, vai fazer 24? Eu juntei e deu curto. Eu tenho que fazer mais alguma coisa?

• Membro VIP
Postado

Para somar 24 Volts você não os junta, pois se juntar é curto na certa. Eles mantém, entre si 24 Volts. Esqueça o fio do centro, o de cor preta, e tome somente os dois da ponta, terás ai 24 Volts x 125 mA

Sim porque seu transformador é 12 + 12 x 250 = que dá 12 Volts x 0,25 = 3 Watts de potência.

Quando tomas 24 Volts a corrente será os mesmos 3 Watts divididos por 24 Volts

3W / 24 V = 0,125 ou 125 mA..

A retificação terá de ser feita com uma ponte de diodos e não mais com dois diodos como seria feita para o transformador 12+12 Um só enrolamento de 24 Volts terá de ter retificação com ponte de diodos. Assim:

Ponteretificadoradeondacompleta.jpg

Postado

Junior, podes usar teu transformador, ainda, em simetria. só utilizar a ponte citada pelo faller E usar o center tape do transformador como um 'terra' para as pontas que saem da ponte diodo. Assim tens +-30V se considerar de ponta a ponta e +16 0 -16 se considerar de uma a outra

bridge_2.jpg

png upload

bridge1.jpg

png upload

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!