Ir ao conteúdo

Computador lento após troca de Fonte.(queimada)

Tigu

Posts recomendados

Postado

Bem, o titulo em si ja diz praticamente tudo.

O que ocorreu de fato , em um belo dia logo após comprar minha placa de video HD 5770, minha fonte genérica morreu....(estava na duvida de comprar primeiro a placa de video ou uma fonte mais possante).

Resumindo, numa bela noite jogando GTA 4 eu estranhando os valores de temperatura , e o barulho do fan da CPU, resolvi testar algumas coisas, como mudar de jogo etc, passei para o Left4 Dead2, e por fim a maldita fonte morreu desligando o pc no meio do jogo.

Aquela velha historia da luz acesa na mbo ,mas nada de ligar, e quando apertava power apenas a luz verde piscava indicando a falta da energia para empurrar o equipamento.

Desesperado , me lembrei do manual da placa mãe, pois nele existe um fluxograma com as opções de erros que possam ter ocorrido para o pc não ligar corretamente.

Numa das indicações do maldito manual, falava para resetar a CMOS, pois minha mbo possui o botao na parte traseira de fácil acesso.

Devo ter apertado umas 3 vezes no desepero da madrugada. E nada...

Por fim testei a fonte com o famoso clips de metal e os fios verde e preto, e realmente a desgraçada tinha morrido.

E me deixou totalmente revoltado por não ter a noção do que podia ter acontecido com os hardwares de fato...

Por fim um amigo me emprestou uma fonte de confiança, Corsair 500w , ja que o mesmo não estava utilizando.

Por sorte nenhum hardware foi comprometido, tudo funcionou de acordo, porém o computador inciou daquela maneira quando interrompido, ao invés de aparecer a tela da placa-mãe na hora do boot, apareceu aquele "boot antigo", e de fato entrou no sistema de recuperação do windows...pedi para inciar normal...

O computador iniciou com o CnQ desligado, e de certa forma um pouco mais lento do que antes , imaginei ser algum dado corrompido, inclusive alguns jogos tinham demonstrado uma queda de fps, o que me deixou incucadissimo com a placa de video.

Enfim, realizei todos os tipos de otimização de sistema, como desfragmentação, limpeza de registros, analise do HD e memorias, e nada...tudo normal.

Porém percebi uma leve subida de clock dos processadores em stock , antes ficava em torno de 790...pulou miseros 10/20 clocks para 803/810mhz....(nao todos os núcleos) Phenom X4 965. (sem overclock).

Tive que setar para economia de energia novamente para o CnQ voltar a funcionar (como relatei acima a velocidade consequentemente ja tinha ajeitado o CnQ).

Pesquisei mais pela internet e cheguei num ponto crucial, será que a fonte quando queimou somado a minha ignorância de apertar o reset CMOS possa ter bugado a BIOS ou algo do genero?!

Pois vi um topico aqui mesmo com uma situaçao parecida, onde o rapaz tinha colocado sua placa de video nova , e fonte, e o pc tinha ficado ultra lento...após uma atualização de bios o pc voltou a ficar liso.

Bem, antes de fazer qualquer coisa com a BIOS e CMOS , gostaria de saber a respeito da opiniao de vocês, pois ta me deixando LOUCO esses miseros lags que apesar de nao atrapalhar, tira total tesao....uahuahauhauahuah

Obrigado para quem leu ate aqui.

Ah sim, as configs estão na assinatura, mas pra nao ter erro...mbo ECS 890gxm-a, tenho 4 gigas de memoria, o que creio nao estar atrapalhando em nada, ja que monitorando o windows usa 1,2gb +- , fica praticamente uns 2 gb inutilizaveis pelo sistema .... e o processador esta trabalhando ligeiramente com clocks mais altos comparado a antes....

ATT

Postado

Acredito que não é problema envolvendo a fonte corsair, deve ser algo com a BIOS ou o Windows mesmo. Tente uma restauração do sistema para uma data anterior ao acontecido, além de atualizar a BIOS para a mais recente disponível.

E apenas a nível de informação:

Qual era a fonte utilizada anteriormente? Como ela era ligada na energia?

Postado

A fonte era uma Wisecase de 500w generica, que ela empurrava tudo ela empurrava, mas após horas pensando realmente não tem como a fonte interferir a tal ponto na velocidade e estabilidade do sistema, (sem restar, tela azul etc...)(Meu pc foi comprado quase na mesma epoca do ano passado, e NUNCA, deu tela azul , travamentos, etc...)

Esqueci de comentar alguns detalhes, como por exemplo O.S que é o Windows 7 64-bits, agora de tarde re-instalei drivers da mbo justamente para utilizar eBLU e eJIFFY que justamente funcionam para atualizar a bios, porém a ultima atualização da bios é a mesma versão que esta em funcionamento. (aproveitando , será que tem como dar um "reinstalar" a bios?! )

Porém , passeando pelo Windows, acessei com o botão direito no desktop a opção de Resolução, la entrei em Configurações Avançadas, e olha a minha surpresa, fui fuçar a aba sobre a placa, lá esta setando como 2gigas de memoria 0_o quando na verdade HD 5770 tem 1gb...

Total de Memoria Grafica Disponivel 2815mb - ???????

Memoria de Video dedicada 1024 - correto

Memoria de Video do Sistema 0 mb (o que acredito ser o chip grafico desativado)

Memoria do Sistema Compartilhada : 1791mb (Será que esse total de memoria é por causa do AERO consequentemente o windows "rouba" essa memoria do pc?! )

Imaginei que de repente o chip integrado de video que é um 4290, estaria trabalhando junto com a HD 5770, dando esse certo "lag"...mas acho muito imporvavel!!!!(existe essa possbilidade?) ate porque na bios não esta "aparecendo" as configurações do chip, justamente por estar espetado a HD 5770.

Tentei mexer pela bios algumas opções tambem ,porém sou leigo no assunto, mesmo lendo o manual que achei muito fraco não consegui explorar todas as opções.

obrigado

Ah esqueci....Depois de instalar esses dispositivos da mbo, melhorou um pouquiiiinho, muito pouco, nada ohhhhhh....

porém to acreditando que a bios bugou apesar de nao apresentar nada visualmente.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!