Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RPM do cooler do processador ocilando muito


Pedro_96

Posts recomendados

Hm beleza =]

Bom, veja bem, além de eu tentar solucionar seu problema, eu acho que você tem que trocar esse Cooler. Você tem um bom processador. Ele não é top, mas é um bom processador.

http://www.oficinadosbits.com.br/Oferta.asp?codigo=5681

A Temperatura é em torno de 55º C a 73ºC

http://www.cpu-world.com/CPUs/K10/AMD-Phenom%20II%20X3%20710%20-%20HDX710WFK3DGI%20(HDX710WFGIBOX).html

Ou seja, seu processador é bem esquentadinho. Mas creio eu que qualquer Phenom (sem overclock) acima de 65ºC já é um risco (não tenho total certeza). O cooler box é um "quebra galho". Ele geralmente vem pra dizer que veio alguma coisa (marketing) porque se botar cooler box em processador bom = Tenso.

http://forum.clubedohardware.com.br/temperatura-phenom-ii/727771

/\ O Tópico acima pode ajudar.

Bom, se você quiser, a gente pode partir pra outro cooler (só se for de sua necessidade, ou seja, se você usa uma certa capacidade do processador)

Se você quiser continuar com esse cooler, aí eu tento te ajudar nesse sentido. Pode ser alguma configuração na BIOS que não ta batendo...

Lembrando que Software também nem sempre dá uma contagem correta.

Valeu amigo ;]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hm beleza =]

Bom, veja bem, além de eu tentar solucionar seu problema, eu acho que você tem que trocar esse Cooler. Você tem um bom processador. Ele não é top, mas é um bom processador.

http://www.oficinadosbits.com.br/Oferta.asp?codigo=5681

A Temperatura é em torno de 55º C a 73ºC

http://www.cpu-world.com/CPUs/K10/AMD-Phenom%20II%20X3%20710%20-%20HDX710WFK3DGI%20(HDX710WFGIBOX).html

Ou seja, seu processador é bem esquentadinho. Mas creio eu que qualquer Phenom (sem overclock) acima de 65ºC já é um risco (não tenho total certeza). O cooler box é um "quebra galho". Ele geralmente vem pra dizer que veio alguma coisa (marketing) porque se botar cooler box em processador bom = Tenso.

http://forum.clubedohardware.com.br/temperatura-phenom-ii/727771

/\ O Tópico acima pode ajudar.

Bom, se você quiser, a gente pode partir pra outro cooler (só se for de sua necessidade, ou seja, se você usa uma certa capacidade do processador)

Se você quiser continuar com esse cooler, aí eu tento te ajudar nesse sentido. Pode ser alguma configuração na BIOS que não ta batendo...

Lembrando que Software também nem sempre dá uma contagem correta.

Valeu amigo ;]

opa valeu mesmo pela resposta!Ate hj eu nao tive problemas com temperatura amigo,ele nunca passo de 40 nen no verao,so que esse barulho dele e aumenta dimunui aumenta..irrita pacas e da impressao que ele vai queimar,porque ele é barulhento quando ta no max (4000RPM)

E pior, isso começou do nada, acho que vou tentar mexer no cool n' quiet pois e ele quem regula a velocidade.

Valeu pela ajuda ! \o

EDIT:acho que fiz ele calar a boca, re instalei o coo n' quiet ,parece que funcionou...vamos ver a longo prazo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkk :P

Ok. Sim. Na verdade o Cool n Quiet não regula a velocidade, ele apenas diminui o clock do Processador quando ele não está em uso. Quanto mais você usa seu processador (é, se quiser ver o Gráfico, só abrir o Gerenciador de Tarefas e ir na aba "Desempenho") mais ele esquenta, e mais seu Cooler terá que trabalhar pra deixá-lo frio...

Se lembre que ele poderá até cessar o barulho, mas provavelmente se você abrir um jogo por exemplo (Jogo médio/pesado tipo F1 2010), ou começar a Renderizar um Vídeo, qualquer coisa do tipo, o barulho voltará

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkk :P

Ok. Sim. Na verdade o Cool n Quiet não regula a velocidade, ele apenas diminui o clock do Processador quando ele não está em uso. Quanto mais você usa seu processador (é, se quiser ver o Gráfico, só abrir o Gerenciador de Tarefas e ir na aba "Desempenho") mais ele esquenta, e mais seu Cooler terá que trabalhar pra deixá-lo frio...

Se lembre que ele poderá até cessar o barulho, mas provavelmente se você abrir um jogo por exemplo (Jogo médio/pesado tipo F1 2010), ou começar a Renderizar um Vídeo, qualquer coisa do tipo, o barulho voltará

Eu sei amigo...o problema e que ele oscila parado..com temperaturas estáveis e nada em execuçao.Ele fica mudando de 2000~5000rpm sem a temperatura sequer mexer 1 C°.Isso encuca muito.Eu tenho aqui instalado o EPU da asus e mais o cool n' quiet.As vezes eu mexo no EPU e nao muda nada nele.E quando muda se a rotaçao ta baixa e estavel ele fica dando uns picos de 2 ou 3 secs...depois volta pra rpm normal.So que esse "ciclo" se repete varias vezes por minuto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, oscila parado é tenso, na verdade ele n deve estar parado, deve ter algum processo que tá fazendo isto.

ou... como é que vai a limpeza desse cooler? pode estar um pouco sujo e travando por conta disto, então dá uma olhadinha também.

se tiver limpo restaura o windows até a data que n tava fazendo isso e vê como ele se comporta. Se isto não der jeito então volta aqui com intenção de comprar um cooler novo e ajudamos você.

Estamos ai, precisando é só pedir!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, oscila parado é tenso, na verdade ele n deve estar parado, deve ter algum processo que tá fazendo isto.

ou... como é que vai a limpeza desse cooler? pode estar um pouco sujo e travando por conta disto, então dá uma olhadinha também.

se tiver limpo restaura o windows até a data que n tava fazendo isso e vê como ele se comporta. Se isto não der jeito então volta aqui com intenção de comprar um cooler novo e ajudamos você.

Estamos ai, precisando é só pedir!

Talvez algum virus talvez, não sei,porque a temperatura ta estavel...foi bom voce mencionar isso.Quanto a limpeza ele ta brilhando.Faz pouco tempo eu tirei a ventoinha limpei com pincel ate ficar como nova e lavei com agua o dissipador de metal(logico que sequei depois ^^).So se tiver algo no rolamento da ventoinha,tambem nao tinha pensado nisso.Se nada resolver vou formatar aqui, ja deve ter uns meses sem mexer, se nao 1 ano.vou verificar aqui as possiveis causas.

Valeu pela ajuda amigo,Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom amigo, segue esse caminho ai... se você precisar pode contar conosco.

Abraços!

Bom...virus nao é, a ventoinha ta com o rolamento bom, eu olhei.Talvez so formatando.Senao nao for deve ter algo corrompido na bios.Ai vou ter que repara-la.Mais nao posso formatar agora intao vou deixar assim,porque apesar da barulhera, ele ta refrigerando bem(logico, a rpm fica aumentando alem do necessario).

Duvida esclarecida,topico pode ser fechado.Valeu galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 anos depois...

Oi, a minha situação é a mesma, quando estou jogando um jogo no notebook que exige bem o processador, o cooler aumenta a velocidade e faz barulho (até ai teoricamente normal), porém do nada ele diminui a velocidade bruscamente e assim o desempenho do notebook diminui bruscamente tambem e logo depois volta ao normal, essa situação de diminuir e voltar a velocidade acontece pelo menos a cada 40s mais ou menos enquanto estou no jogo. Piora ainda quando nem estou usando muito a cpu e mesmo assim percebo essa queda de velocidade do cooler e de desempenho. Alguem por favor pode me ajuda serei grato.]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!