Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O Que é Qualidade Para Vocês?


Posts recomendados

Muito se tem falado em qualidade...Uns acham que a Play TV MPEG2 ( que é a que eu tenho) ,captura com boa qualidade, outros já não acham tanto...O que é boa para fulano, pode ser só aceitável para ciclano e ruim para beltrano.

Em se tratando de qualidade para gravação de DVDs, fiquei desapontado com essa placa. Está certo que eu não esperava uma imagem semelhante ao DVD propriamente dito que a gente vê nos filmes, o melhor que eu consigo é não piorar a qualidade da fita.

A pergunta é...Vocês conseguem com essa placa gravar DVDs com uma qualidade próxima ao DVD que a gente compra?

Seria muita pretensão minha querer chegar a essa qualidade com essa placa?

Uma DV500 captura com a qualidade de DVD mesmo?

Notem se que quando eu falo em qualidade ,não estou me referindo ao aspecto técnico (720X480), e sim a qualidade visual...o produto final, imagens claras ,limpas e sem distorções e com ganho de qualidade em relação ás fitas.

Não estou querendo criticar ninguém que tem essa placa e diz que ela é boa, não levem para esse lado,por favor, só estou querendo descobrir qual o nível de qualidade a que vocês estão se referindo, se é qualidade de DVD ou se é captura sem perda de qualidade das fitas, o que para muitos já é um grande negócio.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa pergunta!

Estou também estou realmente curioso para saber se alguém que tenha uma placa profissional consegue transformar um VHS em um DVD com qualidade visual superior ao original, perto da qualidade dos DVDs comerciais.

Dentro da minha realidade, considero "qualidade" se você consegue copiar o VHS sem notar muito a diferença entre o original e a cópia, mas existem alguns recursos de software que permitem uma certa "melhora" visual, por exemplo alguns filtros de "ruídos" para as imagens, correções e melhora das cores, etc.

Acho que a melhor placa de captura é aquela que possibilita obter uma cópia mais fiél da original, mas a "melhora" da qualidade visual vai depender muito do software e principalmente da "mão do artista".

Utilizei uma placa com o chipset BT-878 (8 bits) e agora uso uma com o CX23883 (10 bits) e, embora as duas capturam com resolução de 720 x 480 observei que esta última consegue capturar um nível de detalhes maior, principalmente em cenas muito claras, a BT-878 "considera" cores muito próximas como a mesma cor, enquanto qua a CX23883 consegue fazer uma diferencição melhor.

Acho que é isso. Vamos aguardar a opinião dos Experts.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qualidade para mim é conseguir capturar uma imagem com a menor perda possível, DVD assim como o CD-AUDIO não melhoram uma fonte de sinal, não esperem capturar um VHS e obter uma qualidade profissional de um DVD comercial pois o buraco é mais em baixo.

O máximo que vocês vão conseguir é obter uma imagem idêntica a fonte do sinal só que digital.

Eu mesmo faço DVD's caseiros não de forma profissional mas por hobby mesmo e posso dizer com certeza que um sinal de VHS não fica melhor só pelo fato de gravar em DVD.

Fiz alguns testes na época, as imagens foram capturadas de uma Hi-8 e o outro foi capturado de uma câmera VX-1000 da SONY e convertido devidamente para o formato padrão de DVD.

Agora qualidade é muito relativo a hardware e diretamente ligado a ele $$$ (dinheiro/custo) a qualidade custa caro, muito caro para alguns.

Para quem quiser um exemplo o último DVD que fiz foi um karaokê para a minha tia, e o resultado final ficou assim

Foi uma foto tirada direto do DVD pronto, isso para mim é qualidade. ;)

E só para que vocês tenham uma ideia o arquivo master desse vídeo de 3:50 min tem aprox 4GB de tamanho e o arquivo padrão em DVD tem 160MB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando c monta um DVD Profissional com ótima qualidade, a qualidade não está só na captura e montagem no DVD, o processo começa bem antes nas filmagens feitos por ótimas cameras como as de cinema por exemplo através dessas cameras c consegue uma ótima resolução depois de filmado essa filmagem passa por alguns filtros de cores brilhos e tonalidades, depois vem o processo de captura feitas por estações com ótimo desempenho sem compáctação nenhuma no filme ai sim é montado o DVD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por myers@10 abr 2004, 13:26

Quando c monta um DVD Profissional com ótima qualidade, a qualidade não está só na captura e montagem no DVD, o processo começa bem antes nas filmagens feitos por ótimas cameras como as de cinema por exemplo através dessas cameras c consegue uma ótima resolução depois de filmado essa filmagem passa por alguns filtros de cores brilhos e tonalidades, depois vem o processo de captura feitas por estações com ótimo desempenho sem compáctação nenhuma no filme ai sim é montado o DVD.

Mas pelo tipo de pergunta nota-se que ele se refere à qualidade visual, o que fica bonito e nem tanto em produção, enquadramento etc etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é...era exatamente isso que eu queria saber.

Ou eu invisto em placa e filmadora DV ou me contento com o que tenho.

È que eu ouvia falar que essas placas capturavam com qualidade ,eu achei que vocês conseguiam fazer DVDs pelo menos com a qualidade próxima aos DVDs comerciais. Acho que eu estou querendo muito mesmo.

Tive a oportunidade de capturar de uma filmadora DV e a qualidade ficou bem próxima ao DVD mesmo. Acho que ao invés de investir em uma placa profissional acho melhor investir em uma filmadora DV, já que o meu objetivo é gravar as fitas que eu tenho gravadas de minha familia e minhas filhas.

Mas por enquanto vou migrar para uma Prolink HD, já que é a melhor entre as caseiras e não é cara.

Já tive uma DC10 mas não captura em 720x480,comprei um Prolink Play TV MPEG2 que é bem melhor mas já que saiu essa de 10 bits vou comprá-la.

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para Wellington...

Gostaria de saber se você usou o Adobe Premiére para editar o video que você colocou de exemplo. Pelo que notei a primeira imagem foi a da captura ,a segunda editada com o Premiére e a terceira com o TMPEGenc.

Notei uma melhor definição de cores nas duas últimas em MPEG 2...foi isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por willi@10 abr 2004, 21:08

Para Wellington...

Gostaria de saber se você usou o Adobe Premiére para editar o video que você colocou de exemplo. Pelo que notei a primeira imagem foi a da captura ,a segunda editada com o Premiére e a terceira com o TMPEGenc.

Notei uma melhor definição de cores nas duas últimas em MPEG 2...foi isso?

Na verdade as duas primeira foram capturadas com a mesma placa, só que um eu fiz testes de VCD e a outra DVD. Sim foi utilizado o Premiere para editar, salvei como DV e mandei para o TMPGenc para codificar para VCD e DVD.

Sim, as duas últimas são MPEG-2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Acredito que para se obter qualidade ou digamos, resultado quase igual ao original é preciso capturar em formato AVI sem compressão gerando aprox. 1GB para cada min capturado.

Como vem dizendo os colegas, pensar que só porque o velho VHS passou para DVD sairá melhor, é pura ilusão. Seria o mesmo que baixar um mp3 com bit rate 96 e depois converte-lo para wav pensando que vai ficar melhor. Triste ilusão..... Obter resultado igual ao original já está bom demais....

Alguém sabe de algum programa de edicão de video que mostre os frames como no Ulead Video Studio e que abra AVI, MPEG1-2?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!