Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler Master Elite 430 - Review


Eagleye

Posts recomendados

Fala galera, beleza?

Aproveitando o excelente tópico do eagle vou postar aqui as fotos do meu pc com o mesmo gabinete (Elite 430 Black).

Bom, essa foi minha primeira vez que comprei as peças separadas e montei meu próprio computador, então, perdoem os erros de montagem....rsrsrsrs.

Antes de ligar fiquei com aquele receio de ter esquecido alguma coisa, rsrsrs.

Mas aparentemente está tudo ok!

Qualquer dica será muito bem vinda!!!

Queria alguma opinião na seguinte questão:

Estou pensando em colocar o fan da parte de trás (preto, na 3ª imagem) jogando o ar pra dentro do pc.

Ele jogaria o ar frio diretamente no processador.

E para retirada de ar quente ficaria os 2 fans da parte de cima do PC.

O que acham??

Lembrando que já existe 3 fans jogando ar frio (Frontal, Base, Lateral)

porém o lateral e o da base estão pegando praticamente só a VGA, que impede a chegada do ar no processador.

Valeu!!

Abraços!!!

Pronto, VifenniX! Tô aqui! Rs...

Excelente montagem para quem está realizando a primeira montagem! Parabéns, brother!

Os 3 fans que citaste (traseiro e dois do teto) DEVEM retirar sim o ar quente da parte superior da máquina. Se inverter o traseiro para injetar ar frio vai atrapalhar a fluidez correta da física: ar frio entra por baixo do pc, realiza a troca térmica e sai por cima succionado pelas ventoinhas do teto e traseira... Além de que a ventoinha do processador não joga ar quente pra cima, ela injeta ar frio no dissipador retirado do interior do gabinete para resfriar a CPU, saindo ar quente para todos os lados... Todas devem trabalhar em conjunto com o mesmo objetivo: Lançar o ar quente para fora e por cima do gabinete.

A ventoinha lateral é usada para ajudar a resfriar a VGA mesmo, propositalmente.

Quanto está a temperatura da CPU, aí? Não precisa se preocupar a ponto de inverter a ventoinha...

Só haveria uma forma de ajudar a resfriar a CPU, se houvesse a possibilidade de instalar uma outra ventoinha acima da que está na lateral. Ou até furar a lateral do gabinete para instalar uma... Mas novo como está, nem eu tenho coragem... Então, em outras palavras, se a temperatura da CPU estiver alta, a saída é comprar outro cooler, pois o restante já está refrigerado...

Abraço!

Eagleye

A distância entre os parafusos é normal, tanto que depois de afinar a lateral do fan

instalei ele sem problemas, salvo ficar encostado na fonte.Quanto as fotos não tenho

como faze-lo pois minha câmera fotográfica é uma Zenit 12xp 35mm e até posso tirar

as fotos mas depois teria que mandar ampliar e levar para escanear e copiar num

disquete ou cd para poder postar, fica muito complicado.

Como consegui atingir meu objetivo, que era ter um pc silencioso, desempenho

razoável e boa aparência e isso foi conseguido, não vou esquentar a cabeça

com o chinês de ressaca, deixa ele pra lá.

Abraços,

adcarvalho

Ok, chefe! Sem problemas...

^_^

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As temperaturas pelo que pesquisei estão normais...acho que não tem necessidade de inverter mesmo....hehe

O CPU em idle fica em torno de 34°C....

Em Full Load ainda não consegui deixar...pelo menos eu acho...rsrs

Mas jogando BF 2 chegou a bater 52°C

A VGA no BF 2 chegou a 71°C (HD6850).

E teve uma hora que o jogo fechou do nada (e não emitiu nenhum erro)....será que pode ser a temperatura da VGA?

Estou pensando em colocar um Hyper TX3 no CPU, só por desencargo de consciência.Pelo que pesquisei é barato, e também acho que ele aguente pequenos overclocks (futuramente).

Ainda sou iniciante nessas "paradas", heheheh... :lol:

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As temperaturas pelo que pesquisei estão normais...acho que não tem necessidade de inverter mesmo....hehe

O CPU em idle fica em torno de 34°C....

Em Full Load ainda não consegui deixar...pelo menos eu acho...rsrs

Mas jogando BF 2 chegou a bater 52°C

A VGA no BF 2 chegou a 71°C (HD6850).

E teve uma hora que o jogo fechou do nada (e não emitiu nenhum erro)....será que pode ser a temperatura da VGA?

Estou pensando em colocar um Hyper TX3 no CPU, só por desencargo de consciência.Pelo que pesquisei é barato, e também acho que ele aguente pequenos overclocks (futuramente).

Ainda sou iniciante nessas "paradas", heheheh... :lol:

Abraços!!!

34ºC em Idle está ótimo... Mas para tirar a prova dos 9, baixe o Prime95 e execute, pois BF2 e quaisquer jogos, utilizam pouca carga de processamento.

71ºC é uma temperatura aceitável... Até 80ºC está bom... Mas, baixe o MSI Afterburner e configure-o a curva de funcionamento da ventoinha de acordo com a temperatura... Você vai ganhar uns 10ºC a menos aí...

TX3 é muito bom... O Hyper 212 Plus também... Mas, hoje o A70 da Corsair é um dos melhores custos benefícios do mercado, custando a bagatela de + ou - R$ 85,00 (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-209170631-cooler-corsair-a70-dual-fan-120mm-h70h60hyper-212-n520-_JM)

Porém, se fizer o teste do Prime e manter até 65ºC, desnecessário comprar outro cooler, a não ser que parta pra um bem melhor como o A70. Colocar o TX3 seria algo como trocar 6 por meia dúzia...

O encerramento súbito do jogo se chama "Crash" e isso é ocasionado por trocentos fatores que é assunto pra outro setor...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34ºC em Idle está ótimo... Mas para tirar a prova dos 9, baixe o Prime95 e execute, pois BF2 e quaisquer jogos, utilizam pouca carga de processamento.

71ºC é uma temperatura aceitável... Até 80ºC está bom... Mas, baixe o MSI Afterburner e configure-o a curva de funcionamento da ventoinha de acordo com a temperatura... Você vai ganhar uns 10ºC a menos aí...

TX3 é muito bom... O Hyper 212 Plus também... Mas, hoje o A70 da Corsair é um dos melhores custos benefícios do mercado, custando a bagatela de + ou - R$ 85,00 (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-209170631-cooler-corsair-a70-dual-fan-120mm-h70h60hyper-212-n520-_JM)

Porém, se fizer o teste do Prime e manter até 65ºC, desnecessário comprar outro cooler, a não ser que parta pra um bem melhor como o A70. Colocar o TX3 seria algo como trocar 6 por meia dúzia...

O encerramento súbito do jogo se chama "Crash" e isso é ocasionado por trocentos fatores que é assunto pra outro setor...

Abraço!

Executei o Prime95 aqui.

Dei uma lida e dizem que seria bom deixar o programa rodando por no mínimo 6 horas :eek:. Isso confere?

Bom...deixei ele rodando aqui por 10 minutos e a temperatura bateu em 60°C.

Se eu for comprar um cooler pro CPU vou levar o A70 então...Heheh

Só achei ele um pouco grande...será que cabe no 430 Elite mantendo os dois fans do topo? Eu acredito que sim...

Abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Executei o Prime95 aqui.

Dei uma lida e dizem que seria bom deixar o programa rodando por no mínimo 6 horas :eek:. Isso confere?

Bom...deixei ele rodando aqui por 10 minutos e a temperatura bateu em 60°C.

Se eu for comprar um cooler pro CPU vou levar o A70 então...Heheh

Só achei ele um pouco grande...será que cabe no 430 Elite mantendo os dois fans do topo? Eu acredito que sim...

Abraços!!

ou meu tive que retirar uma fan porque o radiador tava muito apertado, isso porque meu wc é um antec 620! Só se você comprar aquelas fans low profile, mas não achei pra comprar.

Mas acredito que até não e muito bom dois ventiladores muito próximos, até por recomendação aqui no topico retirei um cooler slot pci, porque estava próximo das fans da vga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Executei o Prime95 aqui.

Dei uma lida e dizem que seria bom deixar o programa rodando por no mínimo 6 horas :eek:. Isso confere?

Bom...deixei ele rodando aqui por 10 minutos e a temperatura bateu em 60°C.

Se eu for comprar um cooler pro CPU vou levar o A70 então...Heheh

Só achei ele um pouco grande...será que cabe no 430 Elite mantendo os dois fans do topo? Eu acredito que sim...

Abraços!!

Não precisa... 6 horas é pra teste de estabilidade para verificação de overclocks.... 60°C acho que já está muito bom para um cooler box... Excelente...! Fosse você nem trocaria...

Agora se quiser trocar, o A70 é uma boa pedida...

Caber não garanto... O Elite 430 tem a mesma largura do Thermaltake V3 e o Hyper 212 Plus cabe raspando na tampa lateral... Com 158,5mm de altura. Já o A70 da Corsair tem 1 mm a mais (159,5mm). Tem que verificar no youtube... Digita Elite 430 + Corsair A70 e vê se encontra algo...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Eu tenho uma fonte Ocz 600w stealthxstream2, e tentei passar o cabo ATX por tras do gabinete como alguns amigos postaram aqui em fotos, mais ele é muito curto, alguem de vocês usou algum extensor para fazer isso? Obrigado

Olá, Tiago!

A OCZ é famosa por seus devaneios em comprimento de cabos... A atitude mais sábia é comprar um extensor, a menos que queira um cabo passando por cima da sua configuração e matando a organização... Se não se importar com isso, vá em frente...!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola pessoal, muito legal as fotos, gostaria de sanar umas duvidas, eu estou pra colocar o h60 nesse gabinete, tendo em vista que vou perder um fan no teto por causa do radiador, eu devo colocar o fan retirando ar do radiador pra fora do gabinete? mesmo eu colocando mais pra frente um fan slim? meu case tb tem 6 fans, 3 jogando ar e 3 retirando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo Eagleye, obrigado pela resposta, aproveitando gostaria de perguntar se o CoolerMaster Hyper 620 ou o Zalman CNPS 10X Extreme serve neste gabinete?

Segue algumas fotos de como ficou minha organização, espero que gostem! Lembrando que não é nada profissional.

coolermasterelite4303.jpg

coolermasterelite4304.jpg

coolermasterelite4306.jpg

coolermasterelite4307.jpg

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo Eagleye, obrigado pela resposta, aproveitando gostaria de perguntar se o CoolerMaster Hyper 620 ou o Zalman CNPS 10X Extreme serve neste gabinete?

Segue algumas fotos de como ficou minha organização, espero que gostem! Lembrando que não é nada profissional.

Abraços

Olha, pela suas fotos, pode perceber que precisa de um cabo extensor... Consegue passar o cabo CPU 4-8 pinos por baixo da placa mãe? Mas pra isso, tem que soltar a MB toda... Muito trabalho e é uma possibilidade, pois se o cabo da fonte for muito grosso, não passa...

Caber até cabe devido esse tópico (Hyper N620):

http://www.thinkdigit.com/forum/power-supply-cabinets-mods/130697-cooler-master-elite-430-431-discussion-thread-5.html

Mas pelo que eles dizer lá, tem de abdicar dos fans do teto...

Tem que colocar no Google, o nome do gabinete + o cooler e escavar bem pra achar: Google Images, Youtube, etc... Ex.: Elite 430 + Hyper N620

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei passar por traz da placa, mais na hora de parafusar não deu certo. Dei uma olhada no site que você me falou, ja tinha ideia que não dava para colocar o fan na parte superior, mesmo que ja perdi um por causa das memórias ram. Em outros lugares tem pessoas falando que para esses coolers tem que ser um gabinete no mínimo 210mm de largura e o Elite 430 tem 190mm, o Zalman CNPS 10X Extreme tem 16,7mm ainda estou na duvida. Não achei nada relacionado ainda com os dois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola, na verdade, o fan slim seria para cololcar no topo, porque provavelmente irei perder o que esta la por causa do radiador, então vou ficar só com 1 retirando o ar quente, nao seria pouco??

o push pull vou fazer pra frente, mas usando só o fan que vem junto, nao é melhor eu colocando ele pra tirar o ar do radiador pra fora do gabinete?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei passar por traz da placa, mais na hora de parafusar não deu certo. Dei uma olhada no site que você me falou, ja tinha ideia que não dava para colocar o fan na parte superior, mesmo que ja perdi um por causa das memórias ram. Em outros lugares tem pessoas falando que para esses coolers tem que ser um gabinete no mínimo 210mm de largura e o Elite 430 tem 190mm, o Zalman CNPS 10X Extreme tem 16,7mm ainda estou na duvida. Não achei nada relacionado ainda com os dois.

Hum... Imaginava isso... Mas em todo caso é bom testar...

O jeito é comprar um cabo extensor ATX CPU 4 Pinos.

Agora o cooler é arriscado mesmo... Mas nesse fórum, o cara tava falando que cabia mas tinha que abrir mão dos fans do teto...

Mas creio que nem precisava abrir outro tópico, Tiago, pois aqui é o tópico oficial do Elite 430... O problema é que ninguém tem esse conjunto a não ser em fóruns gringos...

Abraço!

ola, na verdade, o fan slim seria para cololcar no topo, porque provavelmente irei perder o que esta la por causa do radiador, então vou ficar só com 1 retirando o ar quente, nao seria pouco??

o push pull vou fazer pra frente, mas usando só o fan que vem junto, nao é melhor eu colocando ele pra tirar o ar do radiador pra fora do gabinete?

Um é suficiente quando ajuda na extração de ar quente proveniente do cooler da CPU... Agora se o cooler da CPU está posicionado para lançar o ar quente para traseira do case, o fan do radiador é suficiente para resfriá-lo...

Sim, ele deve retirar o ar quente do radiador, mas não do radiador apenas... Ele deve empurrar o ar frio dentro do radiador, assim como no cooler da CPU, entende? Assim a troca térmica é mais efetiva...

Qualquer dúvida deixa aí, que eu estou de saída agora... ;)

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, pretendo comprar o gabinete Cooler Master Elite 430 para a seguinte configuração:

Intel Core i3 2100

Gigabyte GA-H61M-D2-B3

SeaSonic S12II-430 Bronze

2x2Gb RAM DDR3

ECS NVIDIA GeForce GTX 550Ti

NGTX550TI-1GPLI-F1_430300.jpg

Gostaria que vocês me ajudassem com a compra e posicionamento dos FANs.

Pensei em deixar o fan que vem com o gabinete na traseira e comprar mais dois, um por frontal e outro em baixo do lado da fonte.

Qual a sugestão de vocês quanto ao posicionamento e à estes FANs?

MaxPower Preto Com Led Azul - MPFAN12LB

Cooler Master Sickleflow Led Vermelho - R4-L2R-20AR-R1

Aerocool Shark Black Edition

EDIT: Outra coisa qual a melhor maneira de conectar os FANs sendo que minha placa mãe só tem um conector. OBS:sem controlador de fans.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigo, ótima configuração.

Procure cooler com baixa taxa de ruídos, no máximo 19dba tipo este Cooler Master Sickleflow que é super silencioso e esta com preço ótimo

Alguns cooler ja vem como um adaptador para você ligar no molex de 4pinos da fonte.

O cooler que tenho certeza que vem este adaptador é o Akasa com Led 120mm.

Quanto a posição, o mais correto seria 1 Fan Frontal para entrada de ar, 1 Fan Base na para entrada de ar, 1 Fan Traseiro como exaustor e mais um em cima como exaustor. Para instalação a maioria dos fans vem com uma seta lateral indicando a posição do vento.

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu eagleye, eu li nas outras paginas sobre deixar as mangueiras do radiador viradas pra cima, invertendo a posição do radiador, o que muda??? quais são os problemas da mangueira proximo a vga? valeu.

Apenas questão de organização... Se inverter o radiador, a mangueira fica pra cima e dá pra esconder melhor. Se deixar próximo a VGA, fica meio bagunçado...

Valeu, Gusminho!

Olá pessoal, pretendo comprar o gabinete Cooler Master Elite 430 para a seguinte configuração:

Intel Core i3 2100

Gigabyte GA-H61M-D2-B3

SeaSonic S12II-430 Bronze

2x2Gb RAM DDR3

ECS NVIDIA GeForce GTX 550Ti

NGTX550TI-1GPLI-F1_430300.jpg

Gostaria que vocês me ajudassem com a compra e posicionamento dos FANs.

Pensei em deixar o fan que vem com o gabinete na traseira e comprar mais dois, um por frontal e outro em baixo do lado da fonte.

Qual a sugestão de vocês quanto ao posicionamento e à estes FANs?

MaxPower Preto Com Led Azul - MPFAN12LB

Cooler Master Sickleflow Led Vermelho - R4-L2R-20AR-R1

Aerocool Shark Black Edition

EDIT: Outra coisa qual a melhor maneira de conectar os FANs sendo que minha placa mãe só tem um conector. OBS:sem controlador de fans.

Olá, Scaloni!

Nessa faixa de preço, não recomendo o Elite 430... Acabei de montar uma configuração com um Thermaltake Commander e achei ele superior na questão de espaço x organização. Acabei de montar um review dele também: http://forum.clubedohardware.com.br/thermaltake-commander-review/1004540

Bem, como montei configuração nos dois gabinetes, posso te assegurar que o Commander é melhor, embora não tenha Tool-Free e nem vem com ventoinhas...

Mas, claro, tem questão de gosto também... Aí, você é quem decide!

E tem também o superior HAF 912 PLUS... Mas o preço sobe para R$ 200,00...

Entre esses fans que citou, o mais confiável aí são os da edição Shark da Aerocool... O R4 da Cooler Master já foi a época e sem contar que muita gente reclama dele web afora devido problemas de ruído... Tive uns aqui e não recomendo... Ele faz um barulho que o fabricante não menciona...

Tem também o Viper da Akasa e o Excalibur da Cooler Master...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas dicas Eagleye e Tiagosoundcar, eu acabei ficando com o Elite 430 com janela de acrílico porque gostei muito dele xD.

Comprei dois FANs Shark da Aerocool gostaria de ajuda para ligar, pretendo colocar assim:

Um Shark frontal ligado na placa-mãe, o que vem com o gabinete na traseira e o outro Shark na lateral ligados na fonte. Em anexo a imagem mostra onde pretendo colocar o gabinete novo.

Gostaria de saber se eu devo ligar os dois FANs que sobram normal ou com o cabo de redução de tensão 12>7V.

E os pinos anti-vibração de borracha substituem os parafusos?

Obrigado pessoal

post-216354-13884961467027_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
eeae galera...

Hj sabadão nada pra fazer desmontei tudo e refiz a organização dos cabos!

ai vai as fotos

Aê, Bolinhya! Muito bom!

Pra ficar perfect tira esse cabo que passa por fora das baias de HD's, acho que é da ventoinha frontal e passe ele por trás... Aí já era!

Abraço!

Eagleye seu cabo SATA já veio 'enroladinho' ou você que deixou assim?

Se for possível eu devo enrolar o cabo ou deixar como na foto?

Obrigado review Eagleye está ajudando muito.

xD

Pow, Scaloni! Aí é você quem decide! Rsrs...

Acho que a estética melhora bastante enrolando os cabos SATA... Enrole-os na mão mesmo... Vá apertando até o fim, ele fica direitinho...

Outra coisa, o teu cooler vai ser esse, o "in-box"? Se for, tem ventoinha no teto? Se não tiver, retire a ventoinha do teto e coloque-a no teto, pois como o ar quente tende a subir, a performance da tiragem de ar quente será melhor...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!