Ir ao conteúdo

Fonte sem transformador (isso daria certo)

arh

Posts recomendados

Postado

e ai tudo tranquilo galera. tenho uma divida em relaçao a isso que quero fazer.

Nesse Mini System, quero tirar o transformador dele e colocar uma fonte sem o transformador. http://imageshack.us/f/268/trafominisystem.jpg/

quando medi com o multimetro ai onde a seta ta indicando, tava dando por volta dos 19 volts

so novato ainda na area da eletronica, to sempre estudando apostilas e tal.

E como preciso tirar o transformador desse mini syster, bolei isso pra substituir

mas nao sei se vai dar certo, e gostaria da ajuda de vocês.

http://imageshack.us/photo/my-images/192/sdasdasx.jpg/

acho que precisa de um transistor ai no zener ne?

brigado ai.

Postado

Pro seu caso pode esquecer, a fonte sem trafo possui dois inconvenientes:

- O primeiro deles sem dúvida é a não isolação oferecida pelo transformador;

- Segundo, a máxima corrente de saída dessa fonte é limitada pelo capacitor de entrada, que na verdade age como um divisor de tensão aproveitando usa reatância ou seja quanto menor essa (maior corrente) maior será o valor do capacitor de modo que fique inviável quando a corrente passar dos 20 mA, no seu caso o mini-system consome muito mais que isso...ou seja uma fonte sem trafo ai é inviável além de ser burrice dispensar a isolação do trafo.

Abs.

Postado

intao amigo felipe, esse mini system ai ja ta todo lascado, so ta funcionando a fm rsrs.

quanto a isolaçao, so tomaria choque se encostar em alguma parte metalica ne?

• Membro VIP
Postado
intao amigo felipe, esse mini system ai ja ta todo lascado, so ta funcionando a fm rsrs.

quanto a isolaçao, so tomaria choque se encostar em alguma parte metalica ne?

Deixa eu dar um pitaco pra ver se eu acerto, a isolação que o amigo mencionou é o ruído que todo aparelho eletrônico gera na rede (interferência), ou seja, toda a "interferência" passará direto para o aparelho, e toda que ele gerar será transferida para a rede.

Postado
Deixa eu dar um pitaco pra ver se eu acerto, a isolação que o amigo mencionou é o ruído que todo aparelho eletrônico gera na rede (interferência), ou seja, toda a "interferência" passará direto para o aparelho, e toda que ele gerar será transferida para a rede.

Não to falando disso não, aliás esse é o menor dos problemas quando abrimos mão de usar transformadores, o caso aqui é risco de vida mesmo, sabermos que um trasformador tem a função elementar de reduzir a tensão que vem da rede (sem nenhum contato elétrico) para um valor aceitável para retificação e alimentação do circuito de fonte do aparelho, com o trasformador ficamos protegidos da tensão da rede elétrica se tocarmos em qualquer circuito do aparelho.

Abs.

• Membro VIP
Postado

Depois da cadeira elétrica, invenção antiga para acabar com a existência de uns e de outros, certamente merecedores, acabaste de inventar outro dispositivo de extermínio, o "minisystem elétrico", com a vantagem do cara ser eletrocutado ouvindo FM...

Deixe disso.

Ademais é seu dever não arrumar arapucas, afinal não vai ter um cartaz avisando que não é para encostar nas partes metálicas dele.. Saia fora, faça a coisa certa. Isso pode matar e agora estou falando sério...

Postado

pode cre galera, o jeito vai ser rancar o trafo, e encostar o mini syster, so ta funcionando a fm mesmo, nem a AM pega rs.

faller, se bem que essas musiquinhas que ta passando nos radios hoje em dia, é melhor o cara morrer mesmo rs.

brigado ai galera.

Postado

Vai acabar saindo no "Notícias Populares", depois do sujeito que ia fazer um cachorro quente, literalmente, com um fio fase da rede.

Postado

Ola´, posso dar uma sugestao?

voce pode usar uma placa de fonte chaveada para 20v, tem um trafinho bem pequeno,

agora direto na forca, voce pode ter risco de choque eletrico ta´.

E´com eletricidade nao se brinca, o trafinho da entrada serve nao so para abaixar a

tensão mas tambem isolar da rede.

Postado

O transformador por funcionar por meio de induçao,oferece a isolaçao entre a tensão de entrada no primario e a tensão de saida no secundario.Retirar esta isolaçao ,para colocar uma fonte sem transformador ,que por sinal como ja explicado nao fornece uma corrente superior a 50ma.Retire o trafo e demais componentes que se aproveitar que sai mais no lucro.

Postado
Retire o trafo e demais componentes que se aproveitar que sai mais no lucro.

vai ser isso mesmo que vou fazer.

eu sei que o trafo isola da rede, so nao sabia que poderia ser estão letal assim sem o trafo, so uma duvida que surgiu agora, no caso ai este circuito iria abaixar a tensão para digamos 20v, o cara iria tomar um choque de 20v ou o 110?

• Membro VIP
Postado

O problema acontece pelo razão do fio fase acabar por aparecer "vivo"na saída da fonte. Esse fio, se a alimentação for de 127 Volts mantém um diferencial nesse mesmo valor, 127 Volts, com relação a massa, ao terra, que pode ser o piso, com a pessoa descalça. Então a pessoa pode fechar um circuito elétrico desde sua mão, encostada em um somente dos fios da fonte (pode ser o negativo da mesma, ou o terra do seu "eletric microsystem exterminator") até o terra representado pelo piso, através do corpo dessa pessoa...

O choque portanto é potencialmente de 127 Volts nesse caso...

• Membro VIP
Postado
O problema acontece pelo razão do fio fase acabar por aparecer "vivo"na saída da fonte. Esse fio, se a alimentação for de 127 Volts mantém um diferencial nesse mesmo valor, 127 Volts, com relação a massa, ao terra, que pode ser o piso, com a pessoa descalça. Então a pessoa pode fechar um circuito elétrico desde sua mão, encostada em um somente dos fios da fonte (pode ser o negativo da mesma, ou o terra do seu "eletric microsystem exterminator") até o terra representado pelo piso, através do corpo dessa pessoa...

O choque portanto é potencialmente de 127 Volts nesse caso...

Faller, neste caso seriam 127v DC?

• Membro VIP
Postado
Faller, neste caso seriam 127v DC?

Dá na mesma, seria 127 Volts, retificado em meia onda, pulsante, o suficiente para dar um choque muito parecido com o choque de 127 VAC.

Ou se quiseres, ao invés de receberes um choque com a tensão de pico de 127 x 1,4142 = 180 Volts, 120 vezes por segundo, receberias ai um choque com pico de de tensão de 180 Volts somente 60 Vezes por segundo..

Pode até contar para ver...:D

• Membro VIP
Postado
Dá na mesma, seria 127 Volts, retificado em meia onda, pulsante, o suficiente para dar um choque muito parecido com o choque de 127 VAC.

Ou se quiseres, ao invés de receberes um choque com a tensão de pico de 127 x 1,4142 = 180 Volts, 120 vezes por segundo, receberias ai um choque com pico de de tensão de 180 Volts somente 60 Vezes por segundo..

Pode até contar para ver...:D

Vou tentar contar, se sobreviver te conto! XD

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!