Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

boa tarde a todos, achei aqui ate no proprio forum mesmo, um circuito que liga varios leds em sequencia, http://clarkson-uk.com/555-timer/projects/k-rider.html

so que ali ele ta usando um 4017, e eu nao sei olhar no tal do datasheet (ainda)

e tenho aqui alguns ci e gostaria de saber se com algum desses daria pra fazer um circuito parecido com o que postei.

os ci que eu tenho aqui sao:.

TL074 .... TC4013 .... HD74LS00 ... 741 .... 4558 .... TL072

Postado

consegui um 4017, ja ta feito o circuito, coloquei um led vermelho e verde, mas o verde brilha menos que o vermelho, os 2 tipos estão em serie com um resistor de 1k, é assim mesmo?

teria como fazer tipo, se eu quero que a saida 3 fique ligada, ai depois quero ligar a 5 e assim por diante, teria como controlar a sainda?

Postado

arh, o led verde demanda mais corrente que o led vermelho para acender direito, visto que o verde, no espectro de onda visível, fica mais perto do violeta, onde requer mais energia pra gerar luz.

Você precisa botar eles em paralelo cada qual com sua resistência

• Curtir 1
Postado

Colega ARH

Você está querendo comutar uma saída de cada vez usando uma chave de toque?

Se é isso, o 4017, como contador/divisor, foi feito p/ isso mesmo.

• Curtir 1
Postado
Colega ARH

exatamente, como posso procurar isso?

Postado

arh, o 4017 é um circuito conhecido como contador de johnson. Existe 1 pino de entrada e 10 de saída. O pino de entrada é um pino clock em modo contador. Cada pulso no clock gera um nivel alto no próximo nível da sequência de outputs.

Peguei o datasheet e vou explicar pra você:

http://www.datasheetcatalog.org/datasheets/320/499984_DS.pdf

verifique o desenho da primeira página, o da esquerda.

Vdd = V+

Vss = Terra

Clock Enable = Tem que dar nivel baixo pra o CI funcionar(terra), é o pino de ativação

Reset = Se não me engano, o reset nesses CIs (tipo CMOS) você dá o nível alto(V+) como pulso no pino do reset(Não esqueça de que esse pino ligado ao terra precisa de um resistor de 10k-1k), e deixa ele em GND ou solto caso não queira usar a função de resetar a contagem

Carry out = No primeiro ciclo ele vai assumir o valor de 1(ou zero) e a cada 5 pulsos ele inverte o valor (creio eu)

Decoded Output X = X representa o número na sequência de contagem, a cada pulso vai pular de porta, ficando apenas essa porta com nivel alto. Por ex:

Porta 1 = ON

Porta 2 = OFF

Porta 3 = OFF

Porta 1 = OFF

Porta 2 = ON

Porta 3 = OFF

e por aí vai.

• Curtir 1
Postado

O 4017 é um ci bem versatil ,da pra se fazer muitos circuitos com esse danado,se tivesse dito que era via botao teria desenhado um circuito pra tu,e lembre que cada cor de led requer uma tensão diferente ,então use a lei de ohms para calcular a resistencia para cada led.Abraços....

Postado
arh, o 4017 é um circuito conhecido como contador de johnson. Existe 1 pino de entrada e 10 de saída. O pino de entrada é um pino clock em modo contador. Cada pulso no clock gera um nivel alto no próximo nível da sequência de outputs.

Peguei o datasheet e vou explicar pra você:

http://www.datasheetcatalog.org/datasheets/320/499984_DS.pdf

verifique o desenho da primeira página, o da esquerda.

Vdd = V+

Vss = Terra

Clock Enable = Tem que dar nivel baixo pra o CI funcionar(terra), é o pino de ativação

Reset = Se não me engano, o reset nesses CIs (tipo CMOS) você dá o nível alto(V+) como pulso no pino do reset(Não esqueça de que esse pino ligado ao terra precisa de um resistor de 10k-1k), e deixa ele em GND ou solto caso não queira usar a função de resetar a contagem

Carry out = No primeiro ciclo ele vai assumir o valor de 1(ou zero) e a cada 5 pulsos ele inverte o valor (creio eu)

Decoded Output X = X representa o número na sequência de contagem, a cada pulso vai pular de porta, ficando apenas essa porta com nivel alto. Por ex:

Porta 1 = ON

Porta 2 = OFF

Porta 3 = OFF

Porta 1 = OFF

Porta 2 = ON

Porta 3 = OFF

e por aí vai.

to entendendo +\- , o clock recebe o sinal, e a cada pulso no clock uma output é ativada certo?

esse clock enable, seria o que compara o sinal de entrada "nao sei se to conseguindo explicar" ativando e desativando.

esse reset, seria voltar tudo né? tipo, enquanto ele tiver 0V ele ta tranquilo, quando coloco uma tensão nele, ele zera a contagem é isso?

carry-out seria o que faz voltar a sequencia? tipo 1,2,3,4,3,2,1

tipo, se eu ligar tal botao a saida 8 liga um led, ai aperto tal botao a sainda 3 liga outro led, mas mantendo a saida 8 ligada. da pra fazer isso com ele

Postado

Pronto, cara

Aqui está o esquema prontinho p/ você simular no PROTEUS e montar.

Esse circuito eu fiz p/ adaptar em uma máquina industrial, mas, não tem nada demais que alguém ainda não soubesse. Eu só quero dizer que FUNCIONA.

Entra no link e baixe o arquivo. Você tem que ter o PROTEUS INSTALADO aí no PC

http://www.4shared.com/file/Z4tyk6qx/Contador-Divisor_at_10_com_o_4.html

Veja a figura:

Agricio

Postado

Bom.. isso se chama pull down,a gente usa um resistor ligado a massa para forçar o nivel zero no componente,por exemplo um transistor npn,dependendo o circuito usamos um resistor de pull down na base a massa para que o mesmo nao dispare por qualquer ruido,assim como no 555 que usamos um pull up para forçar nivel alto ,para que o mesmo so dispare quando o nivel for a zero ,e outras finalidades ....abraços.

Postado

Agricio

fico muito bom, brigado pela colaboraçao ai brother, fico otimo.

nao consigo montar nem 1/3 disso no proteus. rs

uma ultima pergnta, teria como controlar cada saida? tipo assim

digamos que eu coloque um controle, ai no controle eu aperto botao "A" ai isto liga a saida 1 do ci, se aperto "B" desliga a saida 1, se aperto "C" liga a saida 2, etc.

e daria pra ligar 2 saida de vez? exemplo:

apertei "A" ligo saida 1, apertei "B" ligo saida 3 mas a um continua ligada.

galera, muito obrigado ai, pela boa vontade e paciencia de vocês.

Postado

Se quiseres ligar apenas duas saidas com um unico botao ,podes usar um cd4013,com um toque ligaria a primeira carga,com outro a segunda enquanto a primeira continua ligada.So que tbem teria que desligar da mesma forma,um toque desliga a primeira ,outro desliga a segunda.Te interessa?

Postado

Com o 4017 não dá p/ fazer isso que você quer. Cada saída muda de estado, (de um pino p/ outro) a cada pulso negativo na entrada. Eu não me lembro agora se existe algum C.I. que trabalhe do jeito que você precisa.

O que pode ser feito com o 4017 é modificar o esquema p/ que você escolha qual saída você quer que fique ligada apertando o push botton correspondente aquela saída.

Acredito que só usando um µcontrolador; algum PIC16FXXXX qualquer p/ fucionar do jeito que você quer.

Agricio

Postado
Com o 4017 não dá p/ fazer isso que você quer. Cada saída muda de estado, (de um pino p/ outro) a cada pulso negativo na entrada. Eu não me lembro agora se existe algum C.I. que trabalhe do jeito que você precisa.

O que pode ser feito com o 4017 é modificar o esquema p/ que você escolha qual saída você quer que fique ligada apertando o push botton correspondente aquela saída.

Acredito que só usando um µcontrolador; algum PIC16FXXXX qualquer p/ fucionar do jeito que você quer.

Agricio

entendi, mas com o 4017 da pra pelo menos escolher qual saida quero usar certo?

tipo:

1 2 3 4 5 6 7 8 = saida

A B C D E F G H = botao

assim, se eu quiser usar a saida 8 eu aperto o botao H, ai depois quero a saida 3 aperto o botao C ( no caso ele vai desativar a saida 8), da pra controlar a porta de saida então né? ou ele so trabalha na sequencia pulando de saida em saida? ex: 1 ,2 ,3 ,4 etc

to ainda a uma certa distancia dos microcontrolador, futuramente estudarei eles.

Se quiseres ligar apenas duas saidas com um unico botao ,podes usar um cd4013,com um toque ligaria a primeira carga,com outro a segunda enquanto a primeira continua ligada.So que tbem teria que desligar da mesma forma,um toque desliga a primeira ,outro desliga a segunda.Te interessa?

colega jorgeletronico, acredita que quando tava comprando os componentes comprei um ao acaso, e foi justamente o cd4013.

preciso aprender a olhar o datasheet bixu, é osso, até entendo algumas coisas la, mas a maioria ainda ta grego (inglês) rs.

ja rodei o google tentando achar alguma coisa que explicasse ou ajudasse a entender mas até agora nada.

Postado
Colega ARH

No link abaixo está o circuito que deve resolver seu problema. 10 teclas e 10 saídas com 2 C.Is. 555 e o 4017. Eu não testei físicamente, mas no Proteus funciona perfeitamente bem. Cada tecla 1 saída. Faça o teste aí e retorne.

http://www.4shared.com/file/wjtLbNoL...10_teclas.html

Agricio

Agricio, peço desculpa pela demora, tive uns probleminhas aqui, agora to morrendo de sono, mas dando uma olhada de leve acho que é o que quero sim,

agradeço muito por sua ajuda, e a ajuda dos demais colegas.

brigado mesmo, achei um pdf muito interessante a respeito do 4017 e gostaria de compartilhar para quem tiver afim, pois esse ci é muito bom.

link:

http://pt.scribd.com/doc/38273180/Tutorial-Sobre-o-CI-4017

amanha testarei no proteus o circuito, queria ver logo isso mas to morto rs.

• 8 anos depois...
Postado

Ola a todos, tudo bem?

Sei que é um tópico já pré histórico, mas sera que alguem ainda teria o esquema elétrico para o Proteus? Obviamente devido a idade, os links já não existem mais.

valeu

• Membro VIP
Postado

Se estiver falando deste...

Seletor com 10 teclas.JPG

...penso que leva menos tempo você criar outro do que ficar aí pressionando F5 até alguém te dar. E permita-me não acreditar que você se cadastrou só pra isso ok? Por isso lá lhe vai a ...

Dica: crie um casal conectado de cada: led & resistor e botão & resistor. Selecione 1 casal por vez e clique no botão copiar.

Ou aguarde alguém lhe disponibilizar... (F5)😐

• Curtir 2
Postado

Dispenso o F5!!! São outros tempos, recebo as msg por e-mail... De qualquer forma gradeço pela dica:

"crie um casal conectado de cada: led & resistor e botão & resistor. Selecione 1 casal por vez e clique no botão copiar."

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...