Ir ao conteúdo

versão do directx influencia no desempenho?

_KarolinaH_

Posts recomendados

Postado

pessoal, estou quebrando a cabeça com um notebook da acer que tenho... se trata do modelo aspire 7520.

Fiz um upgrade nele, mas mantive a gpu nvidia que é uma GeForce 7000M/nForce 610M.

Usando o windows, estou tendo um PÉSSIMO desempenho gráfico para qualquer jogo, até mesmo os online em flash. Esse desempenho ao qual me refiro, é a velocidade. O jogo roda em velocidade abaixo do comum, seguido de travadas.

Já usei vários (vários mesmo) drivers compatíveis, inclusive o driver que o próprio windows recomenda, porém optei por uma versão sugerida pelo DriverEasy (179.67) que também recomendou a atualização do programa NVidia nForce PCI System Management. Optei por essa versão pois além de obter uma melhor pontuação, melhorou uns 30% a performance.

O que me assusta é que no linux (ubuntu) eu tenho um desempenho gráfico suficiente para jogar Need4Speed, GTA, e os jogos em flash rodam perfeitamente. Porém eu não posso ficar com o ubuntu já que trabalho com programas que só rodam em ambiente windows.

Então sobram duas alternativas:

- A versão do directx (uso a mais recente, recomendada pela atualização do windows) não é compatível com a GeForce 7000M

- Necessito atualizar a Bios

No site da NVidia, a única informação sobre meu GPU é que suporta directx 9

(Microsoft ® DirectX ® 9.0 Shader Model 3.0) mas não fala da incompatibilidade com a ultima versão.

No site da acer, recomendam uma atualização da bios, porém o programa fornecido não roda no meu windows (64 bits).

Desculpe por escrever tanto, espero que alguém possa dar uma ideia...

• Membro VIP
Postado

Complicado o teu caso Caarol, mas já notei esse comportamento do Linux, mesmo não tendo os drivers digamos "homologados", ele funciona melhor que o Windows, e isso eu notei desde 2004 com o meu velho K6-2 com chipset SiS530. Para ver vídeos e jogar o emulador do Snes, o melhor era logar no Linux.

No teu caso vejo dois cenários:

Tentar atualizar o Flash Player;

Utilizar o Google Chrome.

Creio que a partir da versão 10 do flash ele passou a utilizar a aceleração da vga, pode ser isso o que está causando a lentidão. Tente utilizar os drivers da Nvidia que vieram com o teu computador, e ir atualizando versão por versão até achar uma legal.

Poste os resultados.

Postado

o flash não é problema... se fosse, a performance ruim seria apenas nos aplicativos e não nos jogos...

Como uso windows 7, ele me "ordena" usar sempre a última versão do flash em todos os navegadores.

Tenho aqui o opera, firefox, chrome e ie. Todos tem o mesmo desempenho lento e seguido de travadas. Todos tem a versão mais recente do flash.

Já tentei o driver da placa que vem no cd do note, o driver que o site da acer recomenda, os drivers que o "auto reconhecimento" da nvidia recomenda, os drivers que os programas como "driver easy" ou "device doctor" recomendam. Os drivers que o windows update recomenda...

Também usei versões anteriores e modificadas do driver, recomendada por membros de fóruns.

A única coisa que "explicitamente" precisa de atualização é minha bios.

Como falei, o site da acer oferece um programa da phoenix só que é limitado a sistemas x86 e o meu é x64. Não achei um x64 compatível.

Acredito então, que o problema realmente seja o directx... por isso a abertura desse tópico...

Postado
pessoal, estou quebrando a cabeça com um notebook da acer que tenho... se trata do modelo aspire 7520.

Fiz um upgrade nele, mas mantive a gpu nvidia que é uma GeForce 7000M/nForce 610M.

Usando o windows, estou tendo um PÉSSIMO desempenho gráfico para qualquer jogo, até mesmo os online em flash. Esse desempenho ao qual me refiro, é a velocidade. O jogo roda em velocidade abaixo do comum, seguido de travadas.

Já usei vários (vários mesmo) drivers compatíveis, inclusive o driver que o próprio windows recomenda, porém optei por uma versão sugerida pelo DriverEasy (179.67) que também recomendou a atualização do programa NVidia nForce PCI System Management. Optei por essa versão pois além de obter uma melhor pontuação, melhorou uns 30% a performance.

O que me assusta é que no linux (ubuntu) eu tenho um desempenho gráfico suficiente para jogar Need4Speed, GTA, e os jogos em flash rodam perfeitamente. Porém eu não posso ficar com o ubuntu já que trabalho com programas que só rodam em ambiente windows.

Então sobram duas alternativas:

- A versão do directx (uso a mais recente, recomendada pela atualização do windows) não é compatível com a GeForce 7000M

- Necessito atualizar a Bios

No site da NVidia, a única informação sobre meu GPU é que suporta directx 9

(Microsoft ® DirectX ® 9.0 Shader Model 3.0) mas não fala da incompatibilidade com a ultima versão.

No site da acer, recomendam uma atualização da bios, porém o programa fornecido não roda no meu windows (64 bits).

Desculpe por escrever tanto, espero que alguém possa dar uma ideia...

Virtualização nao consta em seu processador né... então sobram-se poucas opições...

como pergunta... a primeira.. quanto de memoria ram tem seu computador e quanto o windows come ao startar?

segunda questao.. voce ta baixando os drivers da sua nvidia do site da dell ou da propia nvidia? caso for da propia nvidia.. eu ja tive problema com placas da asus que só aceitavam funcionar corretamente com os drivers da nvidia fornecidos pela asus.

• Membro VIP
Postado
o flash não é problema... se fosse, a performance ruim seria apenas nos aplicativos e não nos jogos...

Como uso windows 7, ele me "ordena" usar sempre a última versão do flash em todos os navegadores.

Tenho aqui o opera, firefox, chrome e ie. Todos tem o mesmo desempenho lento e seguido de travadas. Todos tem a versão mais recente do flash.

Já tentei o driver da placa que vem no cd do note, o driver que o site da acer recomenda, os drivers que o "auto reconhecimento" da nvidia recomenda, os drivers que os programas como "driver easy" ou "device doctor" recomendam. Os drivers que o windows update recomenda...

Também usei versões anteriores e modificadas do driver, recomendada por membros de fóruns.

A única coisa que "explicitamente" precisa de atualização é minha bios.

Como falei, o site da acer oferece um programa da phoenix só que é limitado a sistemas x86 e o meu é x64. Não achei um x64 compatível.

Acredito então, que o problema realmente seja o directx... por isso a abertura desse tópico...

Também fiquei sem alternativas, nunca tive e nem vi esse tipo de problemas. Seria interessante se puder testar numa máquina virtual ;)

• Membro VIP
Postado

procura na bios o speedster ou o cool 'n' quiet. tente ativar ele. É mais uma tentativa. Se estiver desativado, acho que está ative....

Tente pelo menos

Postado

DimDx

Não achei nada sobre "virtualização" no everest, porém baixei um programa chamado "SecurAble" e ele informa que sim, tem virtualização como mostra essa print:

post-614727-13884960496364_thumb.jpg

Tenho 4gb de ram.

Tirei duas prints do desempenho do processador e da memória:

Essa é com um aplicativo do facebook aberto, o The Sims Social:

post-614727-13884960497126_thumb.jpg

Essa é assim que fecho o aplicativo. O processador se mantem e o máximo que vai é até os 10%:

post-614727-13884960497596_thumb.jpg

Eu já tentei tanto os drivers oferecidos no site da Acer, como no site da Nvidia... do windows, de programas que detectam atualização nos drivers, de membros do forum, etc... Cheguei a conclusão que não é o driver, pois a única mudança notável que obtive com os drivers, foi a pontuação de experiencia do windows... o jogo ficou a mesma coisa com driver certo ou errado...

ilkyest

não achei essas opções no meu boot.

Infelizmente, meu boot só oferece as seguintes opções:

Information:

post-614727-13884960498072_thumb.jpg

Main:

post-614727-13884960498591_thumb.jpg

(aqui em Main, existe algumas configurações de vídeo. Já tentei todas as opções (32, 64, 128, 256 mb) e obtive o mesmo desempenho, aparentemente nada mudou.

Security:

post-614727-13884960499384_thumb.jpg

Boot:

post-614727-13884960499877_thumb.jpg

Pessoal... estava criando um relatório do Everest, e me deparei com essa informação:

[ Dispositivos integrados / NVIDIA ]

Propriedades do dispositivo integrado:

Descrição NVIDIA

Tipo Video

Estado Desativado

[ Dispositivos integrados / HD-Audio ]

Propriedades do dispositivo integrado:

Descrição HD-Audio

Tipo Sound

Estado Desativado

Como assim "desativado"?

Relatório completo do Everest:

txt hospedado no googledocs

EribertoTorres

não vejo vantagem de instalar em uma maquina virtual. Se o desempenho for bom, só vou fazer é arrancar os cabelos... preciso de uma solução real... e não virtual... (risos)

• Membro VIP
Postado

Como assim "desativado"?

Depois que você postou isso deu um estalo aqui. Tem computadores, já vi um i5 da Lenovo com esse sistema, acho que era o N-570, no qual vinha uma GT520M.

Algum recurso do chipset chaveava entre o vídeo integrado do processador e o vídeo integrado na placa-mãe.

Teu notebook é novo não é? Pode ser por isso que figura como desativado o teu driver, você primeiro tem que instalar o da Intel, daí o da Nvidia, e funciona normalmente.

Se já o fez, temos que pensar alguma coisa nessa linha.

EribertoTorres

não vejo vantagem de instalar em uma maquina virtual. Se o desempenho for bom, só vou fazer é arrancar os cabelos... preciso de uma solução real... e não virtual... (risos)

A máquina virtual era só para despistar o problema de DirectX e Flash. :P

Postado

EribertoTorres

Não é novo não... é quase um tiozinho! Foi lançado no final de 2007. Tenho dois notes, esse é meu preferido pela tela de 17''.

Eu não entendi o que você quis dizer com "instalar primeiro o Intel depois o NVidia" por que não disponho de nenhum hardware intel nesta máquina... pode ser mais específico, por favor?

O ubuntu já me provou que não é um problema de hardware mostrando um bom desempenho nos aplicativos e jogos, ainda não vejo vantagem em instalar uma maquina virtual... a não ser que na virtual eu faça o teste de rodar o directx9 (é o qual minha gpu suporta) e testar o desempenho... porém se der certo não vou mais poder jogar os games que gosto, pois obrigatoriamente exigem o directx mais recente...

• Membro VIP
Postado
EribertoTorres

Não é novo não... é quase um tiozinho! Foi lançado no final de 2007. Tenho dois notes, esse é meu preferido pela tela de 17''.

Eu não entendi o que você quis dizer com "instalar primeiro o Intel depois o NVidia" por que não disponho de nenhum hardware intel nesta máquina... pode ser mais específico, por favor?

O ubuntu já me provou que não é um problema de hardware mostrando um bom desempenho nos aplicativos e jogos, ainda não vejo vantagem em instalar uma maquina virtual... a não ser que na virtual eu faça o teste de rodar o directx9 (é o qual minha gpu suporta) e testar o desempenho... porém se der certo não vou mais poder jogar os games que gosto, pois obrigatoriamente exigem o directx mais recente...

Esquece o que falei, o teu processador é um Turion X2 e não vem com vídeo integrado, pensei que fosse um i3 ou i5, bola fora, não li o teu reporte de hardware.

Sinceramente, nunca vi isso mesmo e preciso pensar no que pode ser, a questão da máquina virtual repito, é para testar onde está o problema, se no teu sistema operacional atual ou em algum plugin. Pedir para formatar a máquina não vai resolver porque a gente não sabe onde está o problema.

Aqui é coisa de troubleshooting, onde você vai ter que ter paciência para descobrir, isolar e resolver o problema.

Se esse problema só te incomodar ao jogar, paciência, se te impedir de trabalhar, ai o bicho pega.

Aqui usando a cpu e a gpu no folding eu não posso jogar nada, nem paciência do Windows porque fica travando. Alguns aplicativos como os jogos do Windows, Flash e outros utilizam aceleração da gpu, tente desativar essa aceleração do Flash e poste o resultado.

Postado

agora quem pede pra "esquecer o que falei" sou eu... vi lógica na maquina virtual e vou tentar amanhã...

Também vou ver se consigo desativar a aceleração da gpu no flash e posto os resultados.

Muito obrigada pela atenção até agora... espero poder retribuir.

• Membro VIP
Postado
agora quem pede pra "esquecer o que falei" sou eu... vi lógica na maquina virtual e vou tentar amanhã...

Também vou ver se consigo desativar a aceleração da gpu no flash e posto os resultados.

Muito obrigada pela atenção até agora... espero poder retribuir.

Depois que fui apresentado as máquinas virtuais minha forma de trabalhar mudou. Quer um cobaia? Máquina virtual, torture-a e veja o que acontece.

Desativa a aceleração por gpu e veja o que acontece. O mais estranho é que tenho um parque de máquinas instaladas e nunca vi essa queda de desempenho, vamos ter que ir na tentativa e erro.

Postado

boa tarde pessoal...

Bom EribertoTorres a desativação da aceleração do gpu deixou um pouco pior... além da velocidade lenta, notei que agora os movimentos são "teletransportados".

Vou testar a maquina virtual e posto os testes...

Enquanto isso, se alguém tiver alguma ideia quero deixar claro que todas sugestões são bem vindas...

Postado
Já testou ir no painel de controle e configurar a engine gráfica para usar o máximo desempenho?

Foi a primeira coisa que tentei quando percebi o problema. Também já configurei o windows para desempenho, desativando o aero e todas as configurações que consomem processador, memória e gpu.

Já instalei a maquina virtual como dica do amigo EribertoTorres, fiz um teste com o w7 usando os drivers recomendados e tive o mesmo desempenho. Vou testar o w8 só por curiosidade, se der na mesma, então vou começar os testes com o directx.

Postado

tenho um 5520, mesmo geforce 7000m, mas a tela é de 15 polegadas.

eu não jogava muito nele, mas quando jogava, fazia duas coisas:

quando o game permitia (tipo, qqr um da engine source) eu escolhia pra rodar em dx 8. o game rodava muito mais fluido.

segundo, instalei o rivatuner, que tem um programa bem interessante, o d3d overrider. quando ele inicia com o game, vai muito mais rápido, dependendo do game.

enfim, esse note não foi feito pra jogar muito, mas é possível. e é verdade essa do linux mesmo: ele usa muito melhor os gráficos que o windows.

só fica de olho na temperatura do chipset gráfico (usa o gpu-z), o meu em full fica na casa dos 85 graus, 70 em idle. se você jogar com ele no colo, chega aos 100 fácil.

qual o problema... zoar as soldas. o meu não reconhece o drive de cd. nem com reballing.

Postado

Eu tinha este problema de travamento no meu note, foi só habilitar o desempenho máximo no painel de controle que parou.

Se ainda pretende atualizar a BIOS, você pode redimensionar o HD e instalar uma versão do XP apenas para atualização, depois no próprio W7 você apaga a partição com XP.

• 4 semanas depois...
Postado

Gostaria de agradecer a atenção de todos neste tópico e avisar que o problema foi resolvido.

Depois de muitos "Não, o problema não pode ser isso" decidi fazer um backup das minhas coisas e formatar o note.

Instalei apenas uma coisa de novidade: o sp1.

Usei a mesma versão do directx e testei o driver da gpu disponível no site da acer, a versão oferecida pela microsoft e o driver disponível no site da nVidia.

A performance maior em nota pelo índice de experiencia do windows foi obtida com o driver baixado do site da nVidia. A oferecida pela acer teve uma nota intermediaria e versão oferecida pelo windows update a menor.

Testei as 3 e mesmo a nota sendo diferente, a performance foi ótima em todas.

Testei o Counter Strike 1.6 e tive um desempenho muito bom, obtendo em média de 70 a 90 fps.

No Alliance of Valiant Arms, o desempenho foi melhor que o esperado, mas ainda não é suficiente, mas esse motivo deve-se ao processador.

Jogos como the sims 2, Need For Speed, e Age of Wonders, eu não tive nenhum problema.

Sobre o directx, instalei a versão end-user runtime.

Mais uma vez, agradeço a atenção de todos. Problema resolvido.

• Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...