Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador continua lento mesmo após formatado


guilhermerosset

Posts recomendados

Bom dia, primeiro quero pedir desculpas caso nao esteja postando no local certo, mas vamos la... eu tinha em meu pc o win 7 pro e dps de 1 mes +/- começou a travar muito e resolvi voltar para o win XP, porém mesmo após formatar o pc certinho ele continuou muito lento, a ponto de congelar mesmo sem exatamente nada aberto e nenhum processo com mais de 2% de CPU

Minhas Configs:

- C2D E7200 [email protected]

- 2gb de Ram DDR2 800mhz

- Mobo asus p5gc mx/1333

- Fonte C3 Tech 430W reais

- HD Seagate Barracuda 500Gb/16mb SATA 2

o que pode ser ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

E o que a maioria pensa amigo, muitas pessoas formatam o PC e ele continua travando e lento, e ao menos tentaram formatar novamente usando outra copia do XP, as vezes pode ser um bug do proprio XP que voce instalou, ja passei por isso 2 vezes e eu nao aceitava de forma alguma que era o meu CD do XP que estava com problemas...

Mas, caso voce tenha instalado este mesmo Windows que voce usa em outra maquina e ela nao esteja dando problemas ai sim podemos descartar uma nova formatação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é porque tipo.... eu ja formatei algumas vezes, tempos atras com este mesmo cd e funcionava normalmente. O pc as vezes congela quando estou trabalhando nele mas por alguns segundos apenas e dps volta ao normal, quando faço teste de HD e tal, as velocidades atingem ao que deveriam normalmente, e nada acusa erro de nehum Hardware... não faço a minima ideia do que pode ser...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

os drivers eu instalei todos do site da asus os mais recentes, as temperaturas foi um dos promeiros posts, estão até abaixo do normal. As memos ja fiz check com 2 programas amis conhecidos, o da microsoft e um outro chamado memtest eu acho, o HD chega a 200mb/s de buffer, os programas afirmam que está tudo normal, mas nao entende esses congelamentos que dão de repente....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A lentidão tem varios fatores

Temperatura, limpar o cooler colocar pasta termica nova no processador , colocar uma gota de oleo nos eixo dos ventiladores

FONTE com pouca energia o ideal e uma de 500 W reais

placa-mãe de 24 conectores e estar usando uma fonte de 20 conectores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chipset se esta superaquecendo, o modo de verificar e colocar a mão sobre o mesmo, não tem sensor monitor (na maior parte dos casos).

Taxa de transferência boa, não indica que HD não contenha erros.

os drivers eu instalei todos

Deve verificar em propriedades de vídeo, qual é o driver. Se tem pouca opções de resolução de vídeo, o driver não esta instalado realmente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problema de hardware certamente, pode ser memorias, chipset superaquecendo, HD com defeito (bad block)

OBS: Driver incorreto de vídeo também causa este problema!

as memorias estão OK, eu fui colocar a mão no chipset de baixo como foi pedido acima e notei que estava bem quente a ponto de nao aguentar muito com o dedo, eu resetei a Bios aos clocks originais e coloquei o cooler de 12 cm em cima da placa mãe apontando para o chipset. O HD é novo nao tem nem 6 meses de uso e o check disc nao acusou nada. Os drivers são os mais recentes do site da ASUS. Como eu poderia resfriar o chipset ?

Deve verificar em propriedades de vídeo, qual é o driver. Se tem pouca opções de resolução de vídeo, o driver não esta instalado realmente

o driver de video esta instalado sim, eu uso um Flatron 19'' com resolução de 1440x900

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

as memorias estão OK, eu fui colocar a mão no chipset de baixo como foi pedido acima e notei que estava bem quente a ponto de nao aguentar muito com o dedo, eu resetei a Bios aos clocks originais e coloquei o cooler de 12 cm em cima da placa mãe apontando para o chipset. O HD é novo nao tem nem 6 meses de uso e o check disc nao acusou nada. Os drivers são os mais recentes do site da ASUS. Como eu poderia resfriar o chipset ?

Não se resfria, não pode aquecer, remova as memorias, passe uma borracha nos terminais. Experimente apenas com um pente para ver se trava e aquece o chipset em demasia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não se resfria, não pode aquecer, remova as memorias, passe uma borracha nos terminais. Experimente apenas com um pente para ver se trava e aquece o chipset em demasia

eu tenho apenas 1 pente de 2gb de Ram, mas eu vou passar a borracha. Instalei o HD tune pro e detectou um erro na comunicação do HD, disse que o cabo pode estar danificado, vou trocar o cabo por outro que tenho aqui, e logo posto se a troca de cabo e a borracha na Ram funcionaram.

ja limpei o pente de memória e ainda troquei de slot, e troquei o cabo sata, e os congelamentos continuam....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ninguem tem mais ideias ?

E o chipset continua com aquecimento excessivo? Sua placa mãe e nova?

continua sim, mesmo com o cooler em cima, minha placa é a P5GC MX/1333 http://br.asus.com/Motherboards/Intel_Socket_775/P5GCMX1333/#overview

Tenho a mais ou menos 1 ano essa placa

eu troquei a pasta termina de ambos os chips, e acho que houve uma perca de temperatura, e coloquei o cooler bem em cima dos chips, agora o que ainda permanece é o uso alto do processo System, usando 50% da cpu, o que pode ser ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se sugestões são bem vindas, aqui vai a minha...

Quando eu tenho extrema dúvida se o problema é no windows ou no hardware, eu faço esse teste:

Tento abrir o windows em modo de segurança (apenas os drivers básicos). Continua com problema? Então rodo o ubuntu. Se ele tem problemas também experimento um outro cabo no hd. Se ele roda livre e leve sem problemas, então eu faço uma verificação de disco com o Hiren´s Boot Disk, se não for encontrado problemas, tenho absoluta certeza que é falta de algum update da microsoft ou algum driver (que pode estar sendo detectado como correto) estar dando conflito. Nesse caso, experimento rodar o Driver Easy.

Formatar realmente não é a solução para 90% dos casos, concordo. Porém, concordo que uma formatação completa (excluindo as partições e formatando em ntfs) as vezes ajuda bastante...

Pode não ser o problema, mas já verificou se a bios está na versão mais atualizada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se sugestões são bem vindas, aqui vai a minha...

Quando eu tenho extrema dúvida se o problema é no windows ou no hardware, eu faço esse teste:

Tento abrir o windows em modo de segurança (apenas os drivers básicos). Continua com problema? Então rodo o ubuntu. Se ele tem problemas também experimento um outro cabo no hd. Se ele roda livre e leve sem problemas, então eu faço uma verificação de disco com o Hiren´s Boot Disk, se não for encontrado problemas, tenho absoluta certeza que é falta de algum update da microsoft ou algum driver (que pode estar sendo detectado como correto) estar dando conflito. Nesse caso, experimento rodar o Driver Easy.

Formatar realmente não é a solução para 90% dos casos, concordo. Porém, concordo que uma formatação completa (excluindo as partições e formatando em ntfs) as vezes ajuda bastante...

Pode não ser o problema, mas já verificou se a bios está na versão mais atualizada?

eu vou tentar tudo o que você falou, nao havia pensado no esquema do modo de segurança. Eu tenho medo de atualizar bios e tambem acho desnecessario e nao sei o que vai mudar e quais os riscos..... eu ja troquei o cabo sata e continuou, se os dois cabos estiverem com problema tenho muita sorte rsrs #ironia

assim que fizer tudo isso eu posto no que deu e gostaria que me falasse os prós de atualizar a bios. Obg

quando uso o pc em modo de segurança ele fica extremamente rápido !! pra entrar em sites, abrir programas, pastas.... não da nem tempo de pensar.... mas em modo normal fica essa lentidão e o processo que mais ocupa cpu é o System usando 50%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom guilherme, neste caso está provado que o problema é no windows. Agora o que posso te sugerir é "rastrear" onde está esse problema. Minha primeira sugestão é chamar o CSI ou o mentalista... porque se tratando de microsoft "tudo é possível (de bugar, é claro).

Brincadeiras a parte, vamos lá:

- Baixe o CCleaner ou o Glary para poder ver certos programas ocultos que inicializam junto com o arranque. Aproveite e dê uma "limpada" no sistema usando esses programas. Retire TODOS os programas que inciam no arranque.

- Em "tarefas agendadas" exclua todas. Em Serviços (msconfig) selecione a caixinha "ocultar todos os serviços microsoft", e tire a seleção de todas as caixinhas.

(ao desativar esses serviços pode ocorrer de perder acesso ao painel da placa de vídeo, problemas de áudio, alguns programas não abrirem... mas isso é afim de teste, afinal, você pode habilitar novamente depois do teste).

Agora reinicie e teste.

Mesma coisa? Recomendo usar o driver easy para verificar se existe algum driver com uma versão mais compatível ao seu sistema.

Tutorial driver easy: http://forum.clubedohardware.com.br/solucao-drivers-duvida/846399

Após, verifique se o windows update não recomenda alguma atualização. Recomendo rodar o sp3 na maquina, no caso de realmente ficar com o xp.

Dar uma "passadinha" de combofix também pode ser uma boa... quem sabe algum arquivo do seu backup não estava infectado?

Sobre atualizar a Bios:

"A BIOS (Basic Input / Output System) é o sistema nervoso do computador. É a responsável pelo bom funcionamento do seu PC. Ela cuida de todas as tarefas necessárias para manter seu PC em funcionamento gerenciando acesso a cache e discos, data do sistema, controladoras IDE e portas seriais e paralelas."

(Texto retirado do "tutorial" sobre Bios do Coordenador Dj Rayke)

Link: http://forum.clubedohardware.com.br/atualizando-bios-topico/676816

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom guilherme, neste caso está provado que o problema é no windows. Agora o que posso te sugerir é "rastrear" onde está esse problema. Minha primeira sugestão é chamar o CSI ou o mentalista... porque se tratando de microsoft "tudo é possível (de bugar, é claro).

Brincadeiras a parte, vamos lá:

- Baixe o CCleaner ou o Glary para poder ver certos programas ocultos que inicializam junto com o arranque. Aproveite e dê uma "limpada" no sistema usando esses programas. Retire TODOS os programas que inciam no arranque.

- Em "tarefas agendadas" exclua todas. Em Serviços (msconfig) selecione a caixinha "ocultar todos os serviços microsoft", e tire a seleção de todas as caixinhas.

(ao desativar esses serviços pode ocorrer de perder acesso ao painel da placa de vídeo, problemas de áudio, alguns programas não abrirem... mas isso é afim de teste, afinal, você pode habilitar novamente depois do teste).

Agora reinicie e teste.

Mesma coisa? Recomendo usar o driver easy para verificar se existe algum driver com uma versão mais compatível ao seu sistema.

Tutorial driver easy: http://forum.clubedohardware.com.br/solucao-drivers-duvida/846399

Após, verifique se o windows update não recomenda alguma atualização. Recomendo rodar o sp3 na maquina, no caso de realmente ficar com o xp.

Dar uma "passadinha" de combofix também pode ser uma boa... quem sabe algum arquivo do seu backup não estava infectado?

eu fiz tudo que foi pedido, mas o problema ainda continua, System usando 50% da cpu :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifique se foi formatado corretamente. Uma vez um cara formatou meu PC, só que os antigos dados continuaram no PC, percebi isso 2 dias depois. Voltei no lugar e mandei ele reformatar, caso contrário dava um tiro nele UHAUSDHAUSDHUAHSDA (é, essa parte foi mentira). Mas ele reformatou sem cobrar nada, ai ficou de boa ;)

Minhas configurações irão ficar igual a sua, Asus P5GC, Core 2 Duo, 2GB de RAM... o.O

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifique se foi formatado corretamente. Uma vez um cara formatou meu PC, só que os antigos dados continuaram no PC, percebi isso 2 dias depois. Voltei no lugar e mandei ele reformatar, caso contrário dava um tiro nele UHAUSDHAUSDHUAHSDA (é, essa parte foi mentira). Mas ele reformatou sem cobrar nada, ai ficou de boa ;)

Minhas configurações irão ficar igual a sua, Asus P5GC, Core 2 Duo, 2GB de RAM... o.O

mas pra mim verificar se foi formatado corretamente eu teria que reformatar shuahusa, correto ? eu percebi tambem que meu windows ta pesando 6.5Gb e o normal é 1.8gb ~ 2.4gb achei esse tamanho muito pesado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ninguem tem mais ideias ?

continua sim, mesmo com o cooler em cima, minha placa é a P5GC MX/1333 http://br.asus.com/Motherboards/Intel_Socket_775/P5GCMX1333/#overview

Tenho a mais ou menos 1 ano essa placa

eu troquei a pasta termina de ambos os chips, e acho que houve uma perca de temperatura, e coloquei o cooler bem em cima dos chips, agora o que ainda permanece é o uso alto do processo System, usando 50% da cpu, o que pode ser ?

Talvez seu pente memoria esteja com problema, teria que ter outro pra testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!