Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bios Rom Checksum Error - minha placa mãe foi pro espaço?


jardaon

Posts recomendados

Fala Galera, estou com um problemão no meu Pc e conto com a ajuda de vocês.

A máquina já tem alguns anos, mas ontem mesmo formatei meu HD e instalei o W7 ultimate 64bits (já tive ele antes). Até aí tudo certo. Depois que a instalação foi concluída decidi ligar, também, o meu outro HD (para já fechar o PC). Acontece que, quando fiz isso, comecei a sentir o seguinte erro:

AWARD BOOT BLOCK BIOS V10

COPYRIGHT © 2000,AWARD SOFTWARE ,INC

BIOS ROM CHECKSUM ERROR

DETECTING IDE ATAPI DEVICE

FOUND CDROM, TRU TO BOOT FROM IT...FAIL

DETECTING FLOPPY DRIVE A MEDIA ...

DRIVE A ERROR - SYSTEM HALT

E isso ocorre sem nem me da a possibilidade de chegar na Bios, ou seja, é logo que liga a máquina mesmo.

Fiz uma pesquisa na net e descobri que esse erro rola quando a Bios vai pro espaço (só não sei porque a minha ficou assim). Vi tb que tem que preparar um disket de boot pra reescrever uma nova Bios. Como a minha placa mãe é uma Asus M2N4 - SLI tentei colocar o cd da placa mãe.

O sistema deu o Boot no Cd e começou a atualizar a BIOS, imagino que da mesma maneira caso tivesse usado um disket de boot. O problema é que mesmo após a atualização, com sucesso, da Bios, pelo CD, o problema persiste. Teve só uma mudança:

KEYBOARD ERROR OR NO KEYBOARD PRESENT

Isso começou a aparecer depois do update da bios, pelo cd da placa mãe. Meu teclado está funcionando (testei em outro PC) e, usando outro teclado, o problema volta ao início.

Limpei a Cmos e fiquei com a bateria fora do PC a noite inteira e nada.

O que eu faço? tento o esquema de Boot por disket? O problema é que eu não tenho drive Floppy! Será que da pra fazer o mesmo esquema com CD/DVD?

Resumindo o que eu fiz:

1) update da bios pelo cd da placa mãe - SUCESSO

2) erro persistiu, mas agora com a observação "KEYBOARD ERROR OR NO KEYBOARD PRESENT"

3) troquei o teclado e o erro acima sumiu, mas continuou o problea do Bios Rom Checksum Error

4) fiz mais updates de BIOS com o Cd da placa mãe, todos com sucesso, mas nenhum resolveu meu problema. Fiz vários mesmo, uns 20 fácil.

Hj mesmo vou comprar uma nova bateria pra placa mãe mas e aí, o que eu faço? To desesperado já...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!