Ir ao conteúdo

Inserir registro em um DBGrid

Mateussi

Posts recomendados

Postado

E ai pessoal..beleza?

Estou com uma duvida aqui. Como eu faço para dar um insert em um DBGrid quando eu clicar no botão salvar??

Tipo assim....eu tenho um edit, um botão salvar e um dbgrid; eu consigo incluir normalmente um registro, mais assim que eu salvo esse registro, a tela de cadastro não me retorna o edit vazio e o uma linha nova no dbgrid para uma nova inserção.

Gostaria que assim que eu salvar um registro, o edit receba o foco e o dbgrid mostre uma linha nova de inserção.

Alguem poderia me ajudar??

Postado

No Edit o usuario digita algo relativo a um dos campos do seu banco de dados? Se sim, seria mais fácil voce utilizar um DBEdit e conectá-lo ao DataSource da sua tabela e relacionar o campo desejado que ele funcionará em conjunto com o DBGrid sem problemas...

Mas para fazer o que voce quer (colocar o foco no edit e adicionar uma linha no DBGrid), no evento OnClick do botao "salvar", digite:

ClientDataSet1.Insert; //abre um novo registro no seu banco de dados.
//se nao estiver usando clientdataset, coloque aqui o componente do
//banco de dados e utilize a mesma propriedade "Insert". Com isso
//o banco de dados se prepara para receber um novo registro e o DBGrid
//conectado a ele apresenta uma nova linha em branco
Edit1.SetFocus; //manda o foco para o edit

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...