Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
Seinão, o Charlie falava em Yield muito bom do Trinity a um ano atrás.. isso pode virar coisa pra OEM.

Ed, quem pensa assim é deficiente mental, seria como comprar carros da Fiat só porque ela é dona da Ferrari, ou VW por causa da Porsche, Audi, Lamborghini, Bentley e Bugatti que são da mesma empresa..

Mas infelizmente, de idiotas, o mundo está cheio !

Olá,

Foi exatamente isso, quem pensei ao escrever!!! E com certeza o mundo está infestado deles ;- ), eu mesmo vou atrás do custo beneficio tenho processadores das duas baseado somente no preço e no que procuro :D...

Nesse site abaixo temos afirmando que os Semprons FM2 não terão GPU:

http://www.xbitlabs.com/news/cpu/display/20120815224147_AMD_Preps_Trinity_Based_Athlon_II_and_Sempron_Processors_Documents.html

Como disse o amigo V i X, tá tenso :(

Abraços,

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Olá,

Foi exatamente isso, quem pensei ao escrever!!! E com certeza o mundo está infestado deles ;- ), eu mesmo vou atrás do custo beneficio tenho processadores das duas baseado somente no preço e no que procuro :D...

Nesse site abaixo temos afirmando que os Semprons FM2 não terão GPU:

http://www.xbitlabs.com/news/cpu/display/20120815224147_AMD_Preps_Trinity_Based_Athlon_II_and_Sempron_Processors_Documents.html

Como disse o amigo V i X, tá tenso :(

Abraços,

Se lançarem o semprom assim eles vão ter que fazer um chipset que tenha video integrado, senão vai ser estranho você ter que comprar um processador e placa de video, semprom é baixo custo e quem tem usa normalmente com video on-board.

Não sei o que o pessoal da amd ta pensando :confused:

Postado

O Sempron deve sair só para OEM, nesse caso vão acabar usando algum video integrado no chipset que estiver sobrando por ai... Que nem o cerojunior trouxe.

E já que falaram em litografia por aqui, eu aproveito para dizer: chuto que o SOI vai voltar para a GF em torno dos 22nm (FD-SOI). :D

• Membro VIP
Postado
Eriberto, a AMD já anunciou que a próxima geração (APU Kaveri com núcleos Steamroller e GPU GCN) usará processo de 28nm bulk (em vez de SOI) da Global Foundries (que foi desenvolvido em conjunto com a Samsung).

O Kabini (substituto do Zacate/Ontario) também será feito em 28nm bulk, mas este deve ser feito na TSMC, usando o mesmo processo das GPUs, que é um pouco diferente do processo da GF por ser "gate last", que é otimizado para maior Yield, enquanto o processo "gate first" da GF é mais otimizado para alto desempenho.

A AMD abandonou o SOI? E o Kaveri então vai ser o sucessor do Trinity ou do Vishera?

Postado
Eriberto, a AMD já anunciou que a próxima geração (APU Kaveri com núcleos Steamroller e GPU GCN) usará processo de 28nm bulk (em vez de SOI) da Global Foundries (que foi desenvolvido em conjunto com a Samsung).

O Kabini (substituto do Zacate/Ontario) também será feito em 28nm bulk, mas este deve ser feito na TSMC, usando o mesmo processo das GPUs, que é um pouco diferente do processo da GF por ser "gate last", que é otimizado para maior Yield, enquanto o processo "gate first" da GF é mais otimizado para alto desempenho.

Por isso que confundi. Obrigado a todos pelos esclarecimentos. São tantos nomes de arquiteturas futuras que acabo me confundindo um pouco.

Se lançarem o semprom assim eles vão ter que fazer um chipset que tenha video integrado, senão vai ser estranho você ter que comprar um processador e placa de video, semprom é baixo custo e quem tem usa normalmente com video on-board.

Não sei o que o pessoal da amd ta pensando :confused:

Concordo completamente. Sabe o que estão pensando? "Marda"!!! (Só trocar o primeiro "a" por "e" para entender... ;)) XD

O Sempron deve sair só para OEM, nesse caso vão acabar usando algum video integrado no chipset que estiver sobrando por ai... Que nem o cerojunior trouxe.

E já que falaram em litografia por aqui, eu aproveito para dizer: chuto que o SOI vai voltar para a GF em torno dos 22nm (FD-SOI). :D

Só rezo para os processadores em 28nm e 22nm da AMD virem com um processo maduro e eficiente... Essa linha de 32nm da AMD está sendo um fail total... A Intel foi muito feliz com todos os seus processadores de 32nm (só os Core i5 dual core with HT LGA1156 que eu não gostava, mas era porque eram caros para o que ofereciam, pois ruins nem eram).

Postado

Eriberto, nessa geração sim, a GF precisa de um processo mais "genérico" para ganhar mais clientes. Se seu processo de 28nm usasse SOI continuaria tendo apenas a AMD como cliente.

Mas já anunciaram que estão desenvolvendo o processo de 20nm com FD-SOI, que é semelhante ao ThinFET da Intel mas com SOI, um excelente processo, mas com sorte sai uns 2 anos depois que a Intel já estiver em 14nm.... e depois disso é hora de toda a indústria se preparar para adotar EUVL (Extreme UltraViolet Lithography) e waffers de 450mm, o que deve demorar um bocado também.

Quanto ao atual processo de 32nm, foi desenvolvido pensando principalmente em baixo consumo, o que deu muito certo, por isso que notebooks com Llano ou Trinity tem autonomia de 8 horas. Os processos de 28nm são mais flexíveis, podendo atender bem tanto com baixo consumo quanto com altas frequências, essa geração deve ficar muito boa.

O Kaveri é sucessor do Trinity, inclusive deve ser compatível com FM2 também.

Haverá um novo Opteron em 2013 do qual deve derivar um sucessor para o Vishera, mas não há informações sobre eles ainda.

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado
Eriberto, nessa geração sim, a GF precisa de um processo mais "genérico" para ganhar mais clientes. Se seu processo de 28nm usasse SOI continuaria tendo apenas a AMD como cliente.

Mas já anunciaram que estão desenvolvendo o processo de 20nm com FD-SOI, que é semelhante ao ThinFET da Intel mas com SOI, um excelente processo, mas com sorte sai uns 2 anos depois que a Intel já estiver em 14nm.... e depois disso é hora de toda a indústria se preparar para adotar UVL (ultra violet lithography) e waffers de 450mm, o que deve demorar um bocado também.

Quanto ao atual processo de 32nm, foi desenvolvido pensando principalmente em baixo consumo, o que deu muito certo, por isso que notebooks com Llano ou Trinity tem autonomia de 8 horas. Os processos de 28nm são mais flexíveis, podendo atender bem tanto com baixo consumo quanto com altas frequências, essa geração deve ficar muito boa.

Haverá um novo Opteron em 2013 do qual deve derivar um sucessor para o Vishera, mas não há informações sobre eles ainda.

então parte do sucesso (ou fracasso) do processador se deve ao projeto? Legal. Eu sabia que a AMD era uma das defensoras (junto com a IBM) do SOI, por isso achei estranho ela ter mudado o processo. E que venham os Kabinis/Kaveris.

Postado

Sim, nos notebooks tanto o Llano quanto o Trinity são sucesso absoluto (não de vendas, mas são o chip certo para a solução). A performance de CPU está longe dos Intels mas isso não importa tanto quanto no desktop. A GPU é boa, o consumo excelente, e há bons recursos (todo notebook com Llano tem USB 3.0, por exemplo).

O problema é que parece que os fabricantes não entendem direito o chip e ficam lançando notebooks em formatos não ideais.

Eu não quero um notebook de 15" com uma GPU dedicada além da APU. O Dual Graphics não funciona direito, isso só encarece e ocupa espaço.

Eu quero um ultrabook-like de 13" sem drive ótico, com Trinity A10 e um SSD, será que é tão difícil assim!?

Por enquanto o único que eu vi que existe nessa configuração é um da Samsung. Eu sei que ele existe, mas nunca vi pra comprar...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Sim, nos notebooks tanto o Llano quanto o Trinity são sucesso absoluto (não de vendas, mas são o chip certo para a solução). A performance de CPU está longe dos Intels mas isso não importa tanto quanto no desktop. A GPU é boa, o consumo excelente, e há bons recursos (todo notebook com Llano tem USB 3.0, por exemplo).

O problema é que parece que os fabricantes não entendem direito o chip e ficam lançando notebooks em formatos não ideais.

Eu não quero um notebook de 15" com uma GPU dedicada além da APU. O Dual Graphics não funciona direito, isso só encarece e ocupa espaço.

Eu quero um ultrabook-like de 13" sem drive ótico, com Trinity A10 e um SSD, será que é tão difícil assim!?

Por enquanto o único que eu vi que existe nessa configuração é um da Samsung. Eu sei que ele existe, mas nunca vi pra comprar...

Para mim um de 15" com drive ótico seria genial, nem preciso da gpu dedicada :D

Vamos ver se o Trinity para desktop sai legal, ao menos bate um i3 SB já seria ideal.

Postado

Mas já anunciaram que estão desenvolvendo o processo de 20nm com FD-SOI, que é semelhante ao ThinFET da Intel mas com SOI, um excelente processo, mas com sorte sai uns 2 anos depois que a Intel já estiver em 14nm.... e depois disso é hora de toda a indústria se preparar para adotar UVL (ultra violet lithography) e waffers de 450mm, o que deve demorar um bocado também.

Tomara que sua previsão se concretize! Se o processo de 28nm for mais flexível, 2013 pode ser um ano interessante para a AMD. Com o processo de 32nm atual não tenho muita fé no Vishera, mas pelo menos espero que ele seja uma escolha decente, corrigindo os principais defeitos do Bulldozer.

então parte do sucesso (ou fracasso) do processador se deve ao projeto? Legal. Eu sabia que a AMD era uma das defensoras (junto com a IBM) do SOI, por isso achei estranho ela ter mudado o processo. E que venham os Kabinis/Kaveris.

Amém! =]

Realmente precisa-se de uma mudança de política no lançamento de certos produtos. E encontrar o preço certo inclui-se nisso... Eu realmente acho difícil achar notebook mediano com SSD. E acho que em notebooks isso já deveria ser lei, mesmo com os preços altos dos chips de memória flash...

Para mim um de 15" com drive ótico seria genial, nem preciso da gpu dedicada :D

Vamos ver se o Trinity para desktop sai legal, ao menos bate um i3 SB já seria ideal.

Eu acho que os modelos mais tops devem conseguir isso ou pelo menos encostar no Core i3. Claro que estou dizendo isso na base do achômetro! Mas vamos ter fé! KKK!

Postado

Uma matéria bem interessante sobre o Fusion, o cara não expõe todas as fontes (o que meio que tira um pouco do valor da matéria), mas são poucas matérias realmente "jornalísticas" que saem hoje em dia então olha ae: http://www.tomshardware.com/reviews/fusion-hsa-opencl-history,3262.html

É uma pena eu não estar mais acompanhando como antes o mercado, mas os 22~20nm prometem, as foundries parecem estar com uma competição acirrada e a gente pode ver tanto FinFETs quanto Bulk e SOI. Mas provavelmente vão existir menos processos que hoje em dia (tipo 1 ou 2 por foundry).

Eriberto, compra um teclado numerico USB da china. xD

Postado

Alguém viu isso? Será que pode ser verdade ?

http://www.guru3d.com/news/amd-to-skip-piledriver-and-place-hopes-on-steamroller/

VR Zone heard rumors (and really it's just that) that AMD's Piledriver "Vishera" processors will not be replacing the "Zambezi" Bulldozer chips because there's simply not enough improvement in per core performance from Bulldozer to Piledriver to justify a new product release. The site heard speculation that AMD is now placing its hope on Steamroller, a 28nm core planned for early 2013.
  • Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Vi e nao tinha botado fé

http://www.chw.net/2012/08/rumor-amd-cancelara-sus-cpu-vishera/

Mas acho que seria prudente da parte da AMD evitar outro fracasso, e se o tal Steamroller sair melhor, seria uma "vantagem" evitar um processador fraco agora. Lembremos que ela tirou alguns lancamentos da reta por "serem desnecessários".

• Membro VIP
Postado

Vi no VR mas estava confuso e eu cansado, então não entendi isso, tinha entendido que quem vai chegar chegando mesmo é o Steamroller..

Já ouvi esta conversa antes, mais de uma vez, e ela nunca sai do boato.

Postado

Só posso dizer duas coisas: Another Major Delay e :bye:

Eu li a reportagem e a questão do PLD x BDZ não posso opinar sobre algo que não conheço. Quanto a questão do Trinity a conta gotas, acredito que seja proposital. A AMD sabe do volume de clientes que usam a marca e inundar o mercado com quantidade absurda - como na época do PH2 - só joga o valor do produto para baixo, reduzindo a margem. Nem todos os BDZ's chegaram aqui (6200 é um exemplo) ou sequer viram a luz do dia. o Trinity para desktop (fora dos O&M) pode nem acontecer e se pular essa geração. Não sei qual a pressão dos fabricantes de MB sobre a AMD para lançamento, mas os O&M agradecem que já estão vendendo. A Foxcom, maior O&M do mundo, deve estar rindo à toa, vendendo placa para as grandes montadoras.

De qualquer forma, meu X6continua atendendo com folga.

Postado

Tudo bem que o Vishera pode não ser um salto muito grande em relação ao Zambezi, mas daí a cancelar acho demais.

Ele vem sim. E pode não ser o i7 killer que muitos esperam, mas deve ser bem melhor balanceado que o Zambezi, no geral um produto muito melhor.

A CPU (não APU) baseada em Steamroller terá um socket novo, só deve sair lá pro final de 2013.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Tudo bem que o Vishera pode não ser um salto muito grande em relação ao Zambezi, mas daí a cancelar acho demais.

Ele vem sim. E pode não ser o i7 killer que muitos esperam, mas deve ser bem melhor balanceado que o Zambezi, no geral um produto muito melhor.

A CPU (não APU) baseada em Steamroller terá um socket novo, só deve sair lá pro final de 2013.

Se for um i5killer e um melhor competidor ao i7 tá valendo. E to falando dos SBs.

• Curtir 1
Postado

amd-fusion-bio,5-4-347512-22.jpg

Se isso for verdade, AMD pulará uma fase da arquitetura Bulldozer/Fusion ou considera o Piledrive no Trinity como tal.

Steamroller pela TSMC 28nm porque 32nm da GF duvido muito, e muito menos 20nm sair da GF tão cedo.

Postado

Se a AMD cancelar o Vishera será um fail maior que o lançamento do Bulldozer! Fala sério! :o

Se for um i5killer e um melhor competidor ao i7 tá valendo. E to falando dos SBs.

Fato!

amd-fusion-bio,5-4-347512-22.jpg

Se isso for verdade, AMD pulará uma fase da arquitetura Bulldozer/Fusion ou considera o Piledrive no Trinity como tal.

Steamroller pela TSMC 28nm porque 32nm da GF duvido muito, e muito menos 20nm sair da GF tão cedo.

Isso não pode acontecer! Como a AMD vai ficar durante o final desse ano e início do ano que vem? Bulldozer já não é produto suficiente para competir com Sandy e Ivy, a revisão B3 do ***** foi cancelada e ainda por cima pode correr o risco de competir com o Haswell??? Puts! Tenso master!

Postado

A AMD já anunciou renovação para o mercado server, e esse é um mercado ALVO dela.

PD vai sair, mas talvez não saia renovando toda a linha client por questões de volume, tempo de vida esperado e competitividade, o que significa que o RR é muito mais agressivo e ríspido na estratégia. Não sei o que pensar, mas ele parece ser um cara MUITO focado e decidido. O que é bom para a AMD. Acho. xD

Pistigrilo, a revisão B3 foi apenas rumor, ninguém pode afirmar que foi efetivamente "cancelada".

Jonny, acho que cancelar vishera n tem nada a ver com o HSA não, hein? O representante para 2012 do HSA é o trinity mesmo.

Postado
A AMD já anunciou renovação para o mercado server, e esse é um mercado ALVO dela.

PD vai sair, mas talvez não saia renovando toda a linha client por questões de volume, tempo de vida esperado e competitividade, o que significa que o RR é muito mais agressivo e ríspido na estratégia. Não sei o que pensar, mas ele parece ser um cara MUITO focado e decidido. O que é bom para a AMD. Acho. xD

Pistigrilo, a revisão B3 foi apenas rumor, ninguém pode afirmar que foi efetivamente "cancelada".

Jonny, acho que cancelar vishera n tem nada a ver com o HSA não, hein? O representante para 2012 do HSA é o trinity mesmo.

De qualquer forma eu torço para o Vishera sair e melhorar pelo menos um pouco a imagem dos processadores de 32nm da AMD.

Postado

Ai que tá, se isso for verdade, acho que o RR decidiu que a imagem da AMD nos 32nm vai ser melhorada não com o Vishera, mas com o Trinity.

Então para quê renovar toda a linha quando não vai trazer o retorno desejado? Se você vai precisar gastar para manter essa linha E vai ter que decidir o que fazer com o restante da linha anterior? Mantém a atual e realinha tudo para o próximo refresh, nesse meio tempo usa os wafers para trinity.

O cara da SeaMicro falou que vai sair algo baseado nos Opteron já nesse ano. Acho que já vai ser com o Vishera. Server tem volume muito inferior e não deve sofrer muito com o ramp up do yield do novo chip.

Mas lembrando que tudo isso é chute com base no rumor. É tipo "e se..?"

• Membro VIP
Postado

O RR é um cara conciso pelo visto, ele tá preferindo perder as jóias, dedos e acessórios para nao perder a mao e nem o corpo todo.

Mercado servidor é um mercado suculento, tanto que a ARM tá caindo em cima com gosto.

Se cancelar o Vishera for necessário para a AMD, que seja cancelado, afinal o foco deles agora nao é mercado performance.

Postado
Eu para trabalhar preciso de poder bruto e um monitor de 15" (por causa do teclado, odeio teclado sem ser numérico).

Em breve deve estar disponível o Asus K55N, com Trinity A8 ;)

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...